Deus aprova o racismo na Bíblia?

A alegação é feita frequentemente que a Bíblia é racista e que o cristianismo encoraja o racismo. Embora existam pessoas que reivindicam o nome de Cristo e pregam o ódio racista nas igrejas cristãs, a Bíblia não tolera, mas condena esse tipo de comportamento. Vamos ver o que a Bíblia realmente diz sobre o racismo.

O que o Velho Testamento diz sobre pessoas de outras raças

Embora os judeus sejam descritos como o povo eleito de Deus, Deus não os escolheu como as únicas pessoas com quem Ele queria ter um relacionamento. Mesmo como povo escolhido de Deus, os judeus foram avisados para não oprimir as pessoas de outras raças, 1 , mas era para ser um padrão e um direito para todas as pessoas em Israel. 2 De fato, o Antigo Testamento ordena aos israelitas que amem estrangeiros e estranhos. 3 A escolha dos israelitas pela parte de Deus não era uma que fosse feita em relação à raça ou a qualquer superioridade. Na verdade, Deus não escolheu os israelitas por causa da sua justiça, 4mas por causa do amor de Deus. A escolha de Deus não era simplesmente fazer favoritismo, mas Ele escolheu um povo por meio do qual o Messias viria a oferecer salvação a todos os povos do mundo. 5

Um exemplo de cooperação racial em ação pode ser encontrado na história de Rute, que é a história da compaixão e redenção da gentileza Rute. Naomi, a sogra de Rute, caiu nas circunstâncias infelizes de perder o marido e os dois filhos, um dos quais era o marido de Rute. Com ninguém para providenciá-la e Naomi sendo “muito velha” para se casar novamente, ela escolheu ir para Israel, onde as leis e tradições exigiam que os israelitas cuidassem das viúvas, mesmo que fossem estranhos. Uma das noras de Noemi escolheu ficar na terra para encontrar outro marido. Mas Rute escolheu ir com a sogra, embora isso significasse que ela provavelmente nunca se casaria. No entanto, Rute foi “redimida” por Boaz, que se casou com ela apesar do fato de ser gentia.

Então ela caiu em seu rosto, curvando-se no chão e disse-lhe: “Por que eu achei favor aos seus olhos que você deveria tomar conhecimento de mim, porque sou estrangeiro?” E Boaz respondeu e disse-lhe: “Tudo o que você fez para sua sogra depois da morte de seu marido foi completamente informado para mim e como você deixou seu pai e sua mãe e a terra do seu nascimento, e veio a um povo que você não sabia anteriormente. ( Rute 2: 10-11 )

A linha de Rute e Boaz levou diretamente ao rei Davi e, claro, eventualmente ao Messias, Jesus de Nazaré.

O que o Novo Testamento diz sobre pessoas de outras raças

O Novo Testamento é a história do cumprimento das promessas do Antigo Testamento na pessoa de Jesus Cristo. Jesus disse que foi enviado para ministrar apenas ao povo judeu. 6 Mesmo assim, ele curou judeus e gentios, incluindo cananeus, 7 sírio-fenícios, 8 e samaritanos. 9 Além de curar aqueles de outras raças, Jesus proclamou o evangelho aos de outras raças quando Ele os conheceu. A mulher no poço é um excelente exemplo. Quando Jesus pediu uma bebida, sua primeira reação foi a descrença de que ele mesmo falaria com ela, já que ela era samaritana. 10 Quando os discípulos de Jesus voltaram, ficaram surpresos com o fato de ele estar falando com ela. 11 O comportamento de Jesus teria sido incomum, já que os judeus na época consideravam ilegal compartilhar com não-judeus. 12

Jesus deu vários exemplos do céu , alguns dos quais incluíam referências à raça. Em um exemplo, Ele comparou o céu com um elenco de rede no mar, que captura muitos “tipos” de peixe. 13 A palavra grega para “tipos” é genos (o número de Strong G1085), da qual recebemos nossas palavras “gene” ou “genética”. Aqueles que são bons (justos) são salvos, enquanto os outros são descartados. 14

Jesus incluiu pessoas de outras raças em suas parábolas. O exemplo mais famoso é o do bom samaritano, que ajudou um homem que foi roubado e espancado até a morte. Este não-judeu fez a vontade de Deus através de suas boas obras, enquanto os judeus religiosos evitavam o homem e o deixavam morrer na estrada. Em outro exemplo, Jesus descreveu as ações daqueles que seriam justificados por Ele. Na descrição, Ele disse que aqueles que o conhecem seriam gentis com estranhos e os convidariam para dentro. 15 A palavra grega para “estranhos” é “xenos” (número de Strong G3581), da qual obtemos palavras como o xenoenxerto (transplante entre espécies diferentes). Portanto, Jesus afirmou os antigos comandos do Testamento para ajudar pessoas de outras raças e quem seria permitido. 16 Na história, um homem (representando Deus, o Pai) estava dando um grande jantar (representando o céu ) e convidou seus amigos (representando os judeus de Israel). Todos os seus amigos fizeram desculpas e não queriam ir ao jantar. Então o homem convidou os pobres e aleijados, cegos e coxos, que vieram. Mesmo assim, ainda havia espaço, então as pessoas eram convidadas de todos os lados (raças não-judaicas) para se juntarem ao jantar.

Essas parábolas e exemplos foram realizados no mundo real no final do ministério de Jesus na Terra. Antes de partir, Jesus disse aos apóstolos para fazer discípulos de todas as nações, 17 reafirmando o valor de todas as pessoas. Após o retorno de Jesus ao céu , o Espírito Santo foi enviado no Pentecostes. 18 Como era um grande feriado judeu (comemorando a concessão da lei), pessoas de muitas raças e nações estavam presentes quando o Espírito Santo foi dado. 19 O Espírito Santo levou os apóstolos a testemunhar muitas pessoas de outras raças, como descrito em todo o livro de Atos. Um exemplo era um eunuco preto etíope do tribunal da rainha dos etíopes. 20 Deus enviou um anjo a Filipe dizendo-lhe para “ir para o sul para a estrada – a estrada do deserto – que desce de Jerusalém para Gaza”. 21 Lá, Filipe conheceu um etíope, testemunhou-o e batizou-o 22 e levou o cristianismo à África.

Conclusão Topo da página

Tanto o Antigo como o Novo Testamento dizem que Deus não demonstra parcialidade, mas julga com total justiça. 23 Da mesma forma, Jesus não mostrou nenhuma parcialidade. 24 Por exemplo, também somos informados para não demonstrar parcialidade, mas tratar todas as pessoas de forma justa. 25

A essência da igualdade bíblica pode ser resumida no livro da Bíblia de Gálatas:

Não há judeus nem grego, não há homem escravo nem homem livre, não há homem nem mulher; pois vocês são todos um em Cristo Jesus. ( Gálatas 3:28 ) 26

Embora o mundo nem sempre trate os seres humanos como iguais, como membros do corpo de Cristo, todos são iguais espiritualmente aos olhos de Jesus. Na verdade, aqueles que se exaltam serão humilhados e aqueles que servem os outros serão exaltados a um status mais elevado no reino dos céus . 27 A Bíblia diz que haverá “uma grande multidão, que ninguém poderia contar” no céu , e que essas pessoas serão “de todas as nações e de todas as tribos e povos e línguas”. 28

O preconceito e o racismo sempre foram um dos meus “botões quentes”, mesmo antes de me tornar um cristão. O racismo é indefensável tanto em termos morais como biológicos. Desde que me tornei um cristão, fiquei impressionado com a forma como a Bíblia alcança pessoas de todas as raças e origens. A lista acima é uma pequena fração dos exemplos que podem ser encontrados na Bíblia.

Alguns exemplos de eventos que experimentei na minha vida cristã me encorajaram a pensar que o céu será um lugar maravilhoso para experimentar a melhor diversidade da humanidade. Uma vez eu estava em uma conferência Promise Keepers, que contou com a presença de homens de todas as raças. Na hora do almoço, enquanto eu estava me levantando, eu automaticamente comecei a juntar minhas coisas (jaqueta, bíblia, etc.) para ir ao estacionamento para a nossa refeição. No entanto, os caras com quem eu conversava diziam: “vamos deixar”, e notei que todos os outros estavam deixando suas coisas nos assentos. Isso me fez pensar que o céu seria assim: não teria que me preocupar com que alguém roubasse suas coisas se as deixasse. Outra vez foi em uma manifestação de unidade, que foi colocada por uma igreja em Pasadena, CA. A igreja patrocinadora era ~ 95% afro-americana, e eu era uma das poucas pessoas brancas a marchar na passeata. No entanto, quando estávamos andando, conversando e cantando, todos nós éramos irmãos no Senhor e tenho certeza de que vou vê-los novamente no céu . O céu não será o mundo de um homem branco, mas um lugar onde todos amem o Senhor, e podem apreciar a singularidade do indivíduo. Estou ansioso para o momento em que eu não vou ter que lidar com os odiadores e racistas que me cercam nesta vida.

Fonte: http://www.godandscience.org/apologetics/racism.html
Tradução: Emerson de Oliveira

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.