A reencarnação e a Bíblia

American Heritage Dictionary afirma que a reencarnação é o “renascimento da alma em outro corpo”. Por muitos anos, a crença na reencarnação foi geralmente associada a religiões orientais como o budismo e o hinduísmo. No entanto, está se tornando cada vez mais popular proclamar uma crença na Bíblia como a inspirada Palavra de Deus, mas ainda manter uma crença na reencarnação. A questão óbvia surge de tal situação: “O que a Bíblia diz sobre a reencarnação?”

 

Uma declaração direta que fala diretamente com a idéia de reencarnação é encontrada em Hebreus 9, 27-28: “E como é designado para que os homens morram uma vez, mas depois disso o julgamento, então Cristo foi oferecido uma vez para suportar os pecados de muitos”. Sem termos vagos, o escritor de Hebreus explica que o curso geral da existência do homem é provar a morte apenas uma vez, e então ser julgado com base no ações que foram realizadas naquela vida. A fim de sublinhar o número de vezes que uma pessoa morre, o escritor inspirado declarou que homens morrem o mesmo número de vezes que Cristo foi oferecido apenas na cruz. Tal afirmação é um longo caminho para provar que a Bíblia não ensina a reencarnação. (Este versículo trata da generalidade da existência do homem e exclui situações milagrosas, onde Cristo, um apóstolo ou um profeta ressuscitou alguém dos mortos).

Outra passagem bíblica que milita contra a idéia de reencarnação é encontrada em Lucas 16, 19-31. Nesta passagem, Jesus contou uma história em que um pobre homem chamado Lázaro e um homem rico morreram. A Bíblia explica que Lázaro morreu e “foi levado pelos anjos para o seio de Abraão” (16,22), mas os ricos foram para “tormentos no Hades” (16,23). O texto afirma ainda que o homem rico “levantou os olhos e viu Abraão de longe e Lázaro no seu peito” (16,23). Aqui temos três homens que viveram uma vez na Terra, mas morreram, mas não vemos suas almas ou espíritos que reabrigam algum corpo terrestre. Em vez disso, vemos os três homens – Lázaro, Abraão e o homem rico – em um estado plenamente consciente no reino dos mortos, separados de quaisquer laços terrestres. Na verdade, o homem rico pede a Abraão que envie Lázaro de volta à Terra para avisar seus irmãos, mas Abraão se recusa. Portanto, se Lázaro morresse, e sua alma já não estava na Terra, então ele não poderia ter sido reencarnado para outro corpo ou pessoa terrena. Além disso, a presença de Abraão neste “reino dos mortos” mostra que Abraão ainda não havia se reencarnado.

Mais uma vez, em Lucas 23,43, Jesus disse ao ladrão penitente que foi crucificado junto a Ele: “Em verdade eu te digo que hoje você estará comigo no Paraíso.” É preciso perguntar, se o corpo do ladrão fosse para permanecer na Terra, e a alma do ladrão seria com Jesus no Paraíso, então, que parte desse homem seria reencarnada em outro corpo terrestre?

Mateus 17, 1-13 coloca ainda outra situação que fala contra a idéia de que a reencarnação ocorre. Nesta passagem, Pedro, Tiago e João acompanharam Jesus para um monte alto onde Jesus estava “transfigurado diante deles”. Seu rosto brilhava como o sol, e suas roupas se tornaram brancas como a luz. E eis que Moisés e Elias apareceram para eles, falando com ele “(17, 2-3). A presença de Moisés e Elias neste caso levanta uma questão muito importante: se os homens estão reencarnados, o que Moisés e Elias estavam conversando com Jesus? Sabemos que os corpos físicos de Moisés e Elias não estavam presentes (ver Judas 9). Portanto, seus espíritos estavam presentes, o que significa que esses espíritos não estavam habitando outros corpos terrestres. É interessante notar que aqueles que acreditam que a Bíblia permite reencarnação às vezes usam Mateus 11, 8-14 para alegar que João Batista foi Elias reencarnou, mas Mateus 17, 3 prova que o espírito de Elias não estava no corpo de João, o batizador. Pelo contrário, quando Jesus mencionou que João havia entrado no “espírito de Elias” (Lucas 1,17), ele simplesmente quis dizer que João tinha atributos semelhantes a Elias.

Ao olhar para a Bíblia, é obtida a imagem clara de que os humanos morrem apenas uma vez, e que seus espíritos desencarnados vão para um “reino dos mortos” para aguardar o julgamento final. A idéia de reencarnação não deriva nem pode ser sustentada pela Bíblia. Pelo contrário, a Bíblia implícita nega a possibilidade de reencarnação. Por ser “designado para que os homens morram uma vez”, devemos ser muito mais diligentes para garantir que a vida que vivemos nesta Terra concorde com a vontade do Divino Pai da raça humana (Atos 17,29).

REFERÊNCIAS

American Heritage Dictionary of the English Language (2000), (Boston, MA: Houghton Mifflin), quarta edição.

Fonte: http://www.apologeticspress.org/APContent.aspx?category=22&article=1248
Tradução: Emerson de Oliveira

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.