SE A HOMOSSEXUALIDADE É TÃO RUIM, POR QUE JESUS NÃO A CONDENA?

Bem-vindo ao quarto post de uma série de posts sobre o Cristianismo e o Movimento LGBTQ e homossexualidade. Listei as partes 1-3 abaixo para referência. Se você ainda não leu, eu o encorajo a ler antes de continuar lendo.

Na postagem de hoje, estamos fazendo uma pergunta que muitos revisionistas fazem: se a homossexualidade é tão ruim, por que Jesus não a condena? Ou seja, se a homossexualidade é tão pecaminosa como os cristãos vêm dizendo há quase dois mil anos, Jesus parecia não ter notado o memorando. Não só isso, ele saiu de seu caminho para abraçar os proscritos e pecadores daquela cultura. E porque sua mensagem principal era amor e aceitação, os revisionistas argumentam que Jesus aceitaria a homossexualidade.

Embora esse argumento pareça atraente no início, no final, ele simplesmente não funciona. Deixe-me dar quatro razões para isso.

NENHUM JUDEU ACEITOU A HOMOSSEXUALIDADE

De 200 aC a 200 dC, vários escritores judeus mencionam a homossexualidade. E sem falta, todos eles falam disso em termos pejorativos. Deixe-me compartilhar alguns exemplos:

“Estes são os que devem ser apedrejados: aquele que tem relações sexuais com sua mãe, a esposa de seu pai, sua nora, um homem ou um animal.” – Mishná , Sinédrio 1

“Quais são as nossas leis de casamento? A lei reconhece apenas relações sexuais que estejam de acordo com a natureza , as (relações que um homem tem) com uma mulher, e que somente para a procriação de filhos. ” – Josefo em Contra Apion 2

“Pois não apenas por estarem loucamente desejosos de mulheres, eles estavam destruindo os casamentos de outros, mas também, embora fossem homens, (eles começaram) montando machos, os praticantes não se espantando com a natureza em comum com aqueles que tinham feito isso para eles . . . e completaram seu trabalho, tornando suas próprias almas mais degeneradas. ” – Filo na Vida de Abraão 3

“Deus convence os adoradores de ídolos e os fornicadores sodomitas e, por isso, traz o dilúvio sobre eles. . . . todo o mundo será reduzido a. . . fornicações abomináveis, isto é, amigo com amigo no ânus , e qualquer outro tipo de impureza que é nojento relatar. ” – 2 Enoque 34: 1-2

Essas citações demonstram que o Judaísmo dos dias de Jesus via a homossexualidade sob uma luz negativa. Não conhecemos uma única voz dissidente. Com isso em mente, o silêncio de Jesus sobre o assunto não indica sua aceitação da homossexualidade. Tudo o que significa é que ele não encontrou ninguém que argumentasse a favor disso.

A título de ilustração, nos cinco anos que estou em minha igreja, não consigo pensar em um sermão que já pregamos contra estupro coletivo, bestialidade ou incesto. Mas não é porque afirmamos essas práticas. É porque não são problemas que ninguém contesta.

Da mesma forma, o silêncio de Jesus sobre a homossexualidade simplesmente demonstra que ninguém o contestava no judaísmo do primeiro século. Na verdade, se considerássemos o silêncio de Jesus um sinal de aprovação, poderíamos dizer que Jesus também aprova a bestialidade, o estupro de crianças e o uso de drogas. Mas ninguém quer fazer isso. O silêncio de Jesus, se alguma coisa, demonstra que ele concordou com o sentimento geral da época.

JESUS AFIRMOU QUE O CASAMENTO FOI ESTABELECIDO EM GÊNESIS

Embora Jesus nunca condene a homossexualidade explicitamente, pode-se argumentar que ele o faz implicitamente ao afirmar o casamento entre um homem e uma mulher, conforme descrito em Gênesis 1-2. Ao responder a uma pergunta sobre o divórcio, Jesus declara:

“Não lestes que aquele que os criou desde o princípio os fez homem e mulher , e disse: Portanto, o homem deixará seu pai e sua mãe e se apegará à sua mulher , e os dois se tornarão uma só carne? Portanto, já não são dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus uniu, não deixe o homem separar. ” – Mateus 19: 4-6

A afirmação de Jesus sobre o casamento conforme prescrito em Gênesis 1-2 sugere fortemente que ele sustentava a visão tradicional de que o casamento é exclusivamente para membros do sexo oposto.

JESUS TINHA UMA ÉTICA SEXUAL MAIS RÍGIDA DO QUE SEUS CONTEMPORÂNEOS

Os revisores argumentam que Jesus tratava apenas da graça e não da lei e, portanto, ele não teria se apegado à mesma ética sexual de Levítico 18 e 20. Mas pelo que lemos sobre Jesus, não temos razão para pensar que ele teria adotado uma visão mais tolerante sobre a homossexualidade do que o Antigo Testamento. Afinal, quando ele trata de questões sexuais, ele geralmente adota uma abordagem mais rígida do que o judeu médio.

Veja, por exemplo, Mateus 5: 27-29. Jesus afirma:

“Ouvistes que foi dito: ‘Não cometerás adultério.’ Mas eu digo a você que todo aquele que olha para uma mulher com intenção lasciva, já cometeu adultério com ela em seu coração . Se o seu olho direito o faz pecar, arranque-o e jogue-o fora. Pois é melhor você perder um de seus membros do que todo o seu corpo ser lançado no inferno. ”

Observe a posição de Jesus aqui. Ele não apenas se opõe ao adultério (um dos outros pecados sexuais mencionados em Levítico 18), ele parece elevar a fasquia. Ele argumenta que mesmo fantasiar sobre adultério é pecaminoso. Jesus está tão preocupado com a pureza sexual que exorta seus seguidores a fazerem o que for necessário para lutar contra a tentação sexual. Pois é muito melhor se incomodar agora, ele argumenta, do que ser jogado no inferno.

Também lemos Jesus assumindo uma postura firme contra o adultério em outros lugares. Em Mateus 19: 8-9, ele argumenta que qualquer pessoa que se divorciar de seu cônjuge por qualquer motivo que não seja sua infidelidade sexual e então se casa novamente e tem relações sexuais com seu novo cônjuge é culpado de adultério (Mateus 19: 8-9). Novamente, vemos que Jesus está extremamente preocupado com a ética sexual. Afinal, quem mais estava dizendo que ter relações sexuais com o segundo cônjuge torna alguém culpado de adultério?

O que esses exemplos demonstram é que não temos razão para acreditar que Jesus teria adotado uma posição mais branda quanto à ética sexual do Antigo Testamento. No mínimo, ele defendia pontos de vista mais rígidos.

AMOR NÃO SIGNIFICA APROVAÇÃO

Mas Jesus não era só amor? Ele não era amigo de pecadores? Ele não passava tempo com prostitutas, leprosos, cobradores de impostos e qualquer outra pessoa que pudesse ser rotulada de “pecador”? Sim, sim e sim. Segue-se, então, que ele aprovou o pecado deles? Em uma palavra, não.

A mulher apanhada em adultério em João 8 é um texto popular para esse argumento. 4 Afinal, Jesus disse: “Aquele que entre vós não tem pecado seja o primeiro a atirar nela a pedra” (Jo. 8: 7). Então, alguns versículos depois, Jesus pergunta à mulher: “Ninguém te condenou?” Ela disse: “Ninguém, Senhor”. E Jesus disse: “Nem eu te condeno; vai, e de agora em diante não peques mais ”(Jo. 8: 10-11).

Eu simplesmente quero chamar nossa atenção para a última frase “e de agora em diante não peques mais”. Embora Jesus não condene a mulher, que faz alusão à pena de morte para o adultério, ele ainda a exorta a mudar de vida. Quer dizer, ele não aprovava seu pecado sexual. Jesus pregou o arrependimento.

Afinal, sua mensagem principal era “o reino de Deus está próximo; arrependa – se e creia no evangelho. ” Ele afirmou que “não veio chamar justos, mas pecadores, ao arrependimento ” (Lucas 5:32). Ou ele avisa: “Eu te digo; mas, a menos que se arrependam , todos vocês perecerão da mesma forma ”(Lucas 13: 3). E ao mesmo tempo, Jesus foi a pessoa mais amorosa que já existiu no planeta. As pessoas gravitavam em torno dele – especialmente os proscritos e pecadores. Jesus passou tanto tempo com essas pessoas, que os líderes religiosos o condenaram por isso. Lemos em Lucas 15: 1-2:

“Agora os cobradores de impostos e pecadores se aproximavam para ouvi-lo. E os fariseus e os escribas resmungaram, dizendo: ‘Este homem acolhe pecadores e come com eles.’ ”

Esta era uma reclamação comum, evidenciada novamente por Marcos 2:16:

“E os escribas e fariseus, quando viram que ele comia com pecadores e cobradores de impostos, disseram aos seus discípulos: ‘Por que ele come com cobradores de impostos e pecadores?”

Jesus sempre buscou os rejeitados com compaixão. Mas não vamos confundir compaixão com aprovação de seu pecado. Afinal, as pessoas mais escandalosas com as quais Jesus se associou eram os cobradores de impostos. Todo judeu desprezava essas pessoas porque frequentemente cobravam mais impostos do que o necessário para encher seus próprios bolsos.

Mas nunca conheci uma pessoa que pensasse que a associação de Jesus com os cobradores de impostos significava que ele aprovava a exploração financeira. Não, o objetivo de Jesus era o arrependimento. Embora o resto da sociedade os tivesse rejeitado, ele queria que soubessem que Deus os aceitaria se se arrependessem de seus pecados. Zaqueu é um excelente exemplo. Assim que encontrou Jesus, ele se arrependeu, pagando de volta todo o dinheiro que havia roubado (Lucas 19: 8). A associação de Jesus não significava aprovação. Era sua maneira de alcançá-los com o evangelho.

PENSAMENTOS FINAIS

Embora Jesus não condene totalmente a homossexualidade, não temos razão para pensar que ele teria aprovado relacionamentos entre pessoas do mesmo sexo. Seu silêncio sobre o assunto meramente demonstra que não foi um problema durante seu dia. Em outro lugar, Jesus afirma as normas matrimoniais descritas em Gênesis 1-2, declara posições rígidas sobre a ética sexual e chama os pecadores ao arrependimento.

No próximo post, faremos a pergunta: O que Paulo fala sobre a homossexualidade?

AUTOR: RYAN LEASURE

Ryan possui um mestrado em artes pela Furman University e um mestrado em divindade pelo Southern Baptist Theological Seminary. Atualmente, ele é candidato a Doutor em Ministério no Southern Baptist Theological Seminary. Ele também atua como pastor na Grace Bible Church em Moore, SC.

Gostou do artigo? Curta, comente e compartilhe.

Recomendado Para Você

Curso Libertos de Uma Prisão Invisível

Muitas pessoas, quase sem perceber, vivem em uma prisão. Sem grades, muros ou cercas, ela as escraviza, tornando-as suas reféns. Trata-se do consumo de conteúdo impróprio na Internet, o que vem levando muita gente — de todas as idades, no mundo todo — à compulsão e à depressão, destruindo relacionamentos. Este treinamento foi preparado para aqueles que passam por esse tipo de situação ou desejam ajudar quem precisa de apoio para vencer essa batalha.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.