Por que Ló ofereceu suas duas filhas para serem estupradas?

Por que Ló ofereceu suas filhas para serem estupradas?

Não sei se isso já aconteceu com você, mas você falha muito nas suas leituras da Bíblia ou ainda tem muita dificuldade de compreender aquilo que está lendo na Palavra de Deus?

Se sua resposta é SIM, saiba que isso é algo muito comum de ocorrer na vida de todo servo de Deus! Porém, o que você faz quando isso acontece? Apenas fica se lamentando ou toma ATITUDES para não aceitar isso em sua vida?

A boa notícia é que se você NÃO ACEITA mais ter uma leitura FRACA da Bíblia, não aceita mais ficar falhando em seus estudos da Bíblia, eu posso te ajudar…

Sou professor de Bíblia e posso te ensinar a Bíblia toda, começando de Gênesis, em vídeo-aulas, ai mesmo na sua casa, de seu celular, Tablet ou computador!

Vou ainda te ajudar em todas as suas dúvidas, com contato diretamente comigo pelo ZAP, serei seu professor particular de Bíblia!

Quer saber mais como melhorar seu entendimento da Palavra de Deus? Acesse o link a seguir sem compromisso! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui mais informações sem compromisso)…

A pergunta de hoje é: “Por que Ló ofereceu suas filhas para serem estupradas por uma gangue?” e: “Por que Deus permitiu que as filhas de Ló mais tarde fizessem sexo com seu pai?” Neste vídeo, responderei a essa pergunta de uma perspectiva bíblica.

Depois, como sempre, compartilharei alguns recursos úteis, então fique até o final. O primeiro incidente envolvendo as filhas de Ló aparece em Gênesis 19:1-11. Dois homens que eram realmente anjos apareceram em Sodoma, onde Ló morava com sua família.

Os ímpios da cidade cercaram a casa de Ló procurando ter relações homossexuais com os anjos. Ló implorou aos homens da cidade que não fizessem esse mal, e em seu lugar ofereceu suas duas filhas virgens.

O segundo incidente (Gênesis 19:30–38) ocorre depois que Ló e suas filhas fugiram de Sodoma pouco antes de sua destruição. A esposa de Ló foi destruída por sua desobediência durante a viagem, e Ló e suas duas filhas fugiram para viver em uma caverna na montanha.

Com medo de nunca ter maridos ou filhos em seu esconderijo, as filhas de Ló tramaram embebedar seu pai para que pudessem dormir com ele e assim garantir que teriam filhos.

Para nossas sensibilidades modernas, é difícil entender por que Deus permitiria que esses dois incidentes terríveis ocorressem. Somos informados em 1 Coríntios 10:11 que o registro do Antigo Testamento é um “exemplo” para nós.

Em outras palavras, Deus nos dá toda a verdade sobre os personagens bíblicos, seus pecados, seus fracassos, suas vitórias e boas ações, e devemos aprender com seu exemplo, o que fazer e o que não fazer.

Na verdade, essa é uma das maneiras pelas quais Deus nos ensina o que precisamos saber para fazer boas escolhas como crentes. Podemos aprender da maneira mais fácil conhecendo e obedecendo a Palavra de Deus, podemos aprender da maneira mais difícil sofrendo as consequências de nossos erros, ou podemos aprender observando os outros e “tomando cuidado” com suas experiências.

As Escrituras não revelam o raciocínio de Ló para oferecer suas filhas. Qualquer que fosse seu processo de pensamento, era errado e indefensável. Com base no que é revelado sobre a vida de Ló, alguém pode se perguntar se ele era justo. No entanto, não há dúvida de que Deus o declarou posicionalmente justo, mesmo durante seu tempo em Sodoma.

“E se Deus resgatou o justo Ló, oprimido pela conduta sensual de homens sem princípios (porque pelo que viu e ouviu aquele justo, vivendo no meio deles, sentiu sua alma justa atormentada dia após dia com suas ações iníquas)” (2 Pedro 2:7-8).

Em algum momento, Ló acreditou na vinda do Messias, e essa fé resultou em uma posição justa diante de Deus. É provável que o tio de Ló, Abraão, tenha passado essa verdade para ele.

O que temos na história de Ló é uma ilustração de um homem que uma vez viveu perto de seus parentes piedosos e se desviou e estava vivendo de acordo com sua natureza pecaminosa. Ló havia se mudado para Sodoma, mesmo sabendo o que era, e ele “se assentou no portão” (Gênesis 19:1).

Isso parece muito simples, mas, na verdade, sentar no portão significava que Ló havia entrado tanto na sociedade de Sodoma que ele era um juiz lá (Gênesis 19:9).

Apesar de sua posição, os homens de Sodoma não o respeitavam porque sabiam que ele era um hipócrita. Podemos julgar a cultura daquele dia, mas proteger os hóspedes exigia um grande sacrifício.

Ló estava certo em oferecer suas próprias filhas no lugar dos homens que os sodomitas queriam? Não. Podemos ver na história que os mensageiros do Senhor protegeram Ló e suas filhas apesar da falta de caráter e ponto de vista mundano de Ló.

Ló pretendia apaziguar os homens de Sodoma para que a hospitalidade de sua casa não fosse prejudicada, mas ele fez a escolha errada ao oferecer suas próprias filhas, e os mensageiros de Deus o ignoraram.

Gênesis 19:31–32 nos diz que as filhas de Ló acreditavam que não haveria homem para elas nem filhos. Isso pode ser porque eles viram a destruição de Sodoma e acreditaram que eram as únicas pessoas que restaram na terra.

Eles estavam tentando preservar a linhagem familiar. Por que Ló fez sexo com suas próprias filhas? Ele ficou bêbado. Sim, suas filhas conspiraram para embriagá-lo, mas Ló bebeu voluntariamente e, quando estava bêbado , perdeu o pouco controle e bom senso que tinha (Gênesis 19:30-38), e este é o passo final na apostasia de Ló.

A lição que podemos aprender com isso é que, quando uma pessoa bebe demais, ela não faz boas escolhas e perde o controle de sua moral e opera a partir da natureza pecaminosa e carnal . Como resultado do incesto, nasceram dois filhos, e esses dois filhos são os pais de duas nações que estiveram em desacordo e a fonte de muito sofrimento para Israel ao longo da história.

Por que Deus permitiu que Ló oferecesse suas filhas e por que permitiu que cometessem incesto? Às vezes Deus nos dá Suas razões para fazer algo, mas não com muita frequência. Quanto mais conhecemos a Deus, mais O entendemos e Suas razões para fazer as coisas.

Mas, novamente, isso nem sempre acontece. Devemos ser muito cuidadosos quando perguntamos por que Deus faz algo e ter certeza de que não estamos questionando o próprio Deus, Seu julgamento, Seu caráter e Sua própria natureza.

O salmista nos diz: “Quanto a Deus, o seu caminho é perfeito” (Salmo 18:30). Se os caminhos de Deus são “perfeitos”, podemos confiar que tudo o que Ele faz – e a razão de tudo o que Ele permite – também é perfeito.

Isso pode não parecer possível para nós, mas nossa mente não é a mente de Deus. É verdade que não podemos esperar entender Sua mente perfeitamente, como Ele nos lembra: “Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o Senhor.

Pois assim como os céus são mais altos do que a terra, assim os meus caminhos são mais altos do que os seus caminhos e os meus pensamentos mais altos do que os seus pensamentos” (Isaías 55:8-9).

No entanto, nossa responsabilidade para com Deus é obedecê-lo, confiar nele e nos submeter à sua vontade, quer entendamos ou não.

Ló fez as coisas que fez porque escolheu viver em sua velha natureza pecaminosa e fazer o que era fácil, e escolheu flertar com o mal em vez de viver para honrar a Deus.

Como resultado, houve sofrimento para Ló, sua esposa e filhas, e, por associação, para a nação de Israel nos próximos anos. A lição para nós é que precisamos fazer escolhas que não estejam de acordo com o mundo e nos submetermos à Palavra de Deus, que nos guiará a viver uma vida que agrada a Deus.

Agora lembre-se, Tem perguntas? A Bíblia tem respostas, e nós vamos ajudá-lo a encontrá-las!

Poderá ver o vídeo no youtube Aqui

Combo Acadêmico de Teologia – CLIQUE AQUI