Por que Jesus amaldiçoou a figueira?

Por que Jesus amaldiçoou a figueira?

Parece maldade amaldiçoar uma árvore inocente. Mas Jesus tinha um bom motivo.

Uma história desconcertante sobre Jesus nos Evangelhos é o relato em que ele amaldiçoa uma figueira. Encontra-se em Marcos 11 e em Mateus 21.

O incidente ocorre quando Jesus se dirige a Jerusalém para sua última Páscoa. No entanto, está relacionado de forma diferente nos dois Evangelhos.

Marcos 11 apresenta Jesus primeiro amaldiçoando a figueira (vv. 12-14), depois limpando o templo (vv. 15-19) e, na manhã seguinte, a figueira murcha (vv. 20-25). .

Mas em Mateus 21, Jesus primeiro limpa o templo (vv. 12-13) e depois amaldiçoa a figueira (vv. 18-20), após o que ela murcha imediatamente (vv. 21:21-22).

O que explica essa diferença de ordem? Mateus pode ter apresentado o material sobre a figueira em conjunto porque trata do mesmo assunto: a figueira. Isso está de acordo com a maneira como Mateus agrupa o material topicamente.

A ordem dos eventos feita por Marcos pode ser cronológica. No entanto, Mark também tem uma maneira especial de ordenar o material, que os estudiosos chamam de “sanduíche Markan”. Um sanduíche ocorre quando Mark interrompe uma história com outra antes de retornar à primeira. Isso permite que Mark contraste as duas histórias para que elas esclareçam uma à outra.

Os estudiosos propuseram que isso é o que está acontecendo nos relatos de Marcos sobre a maldição e o ressecamento da figueira com a clareira do Templo interposta. Na verdade, este é um dos sanduíches mais famosos de Markan. Portanto, Marcos também pode estar ordenando esses eventos de maneira não cronológica.

Na história, Jesus vê uma figueira ao longe. Mark observa que está “em folha” e que “não é a estação dos figos”. Isso é consistente com o momento da Páscoa (final de março ou abril).

Jesus então “foi ver se encontrava alguma coisa nela”. Por que ele faz isso se não é época de figos? Isso parece estranho.

“Se, porém, como observou Plínio o Velho em sua Naturalis Historia (16.49), a figueira se destaca como uma árvore que produz frutos antes das folhas (cf. Mc 13,28 . . .), a presença das folhas torna inteligível a Marcos, por que Jesus foi até a árvore em busca de algo para comer” (Craig Evans, Word Biblical Commentary on Mark 11:13).

Existem várias possibilidades para o que Jesus esperava encontrar na árvore, incluindo figos verdes, mas comestíveis. No entanto, ele não encontra nada.

Jesus diz à árvore: “Que ninguém mais coma do seu fruto”. À primeira vista, parece um ato de malícia gratuita. Por que Jesus deveria amaldiçoar uma árvore – especialmente quando ainda não é a estação para ela dar frutos? A Lei de Moisés até condenou a destruição desnecessária de árvores frutíferas (Dt 20:19-20).

O fato de que Jesus observou perfeitamente a Lei (Mateus 5:17-18; Hebreus 4:15) sugere que isso não constitui a destruição desnecessária de uma árvore frutífera. Tem um propósito, e o que acontece a seguir esclarece esse propósito.

A festa entra em Jerusalém e vai ao Templo. Ali, Jesus “começou a expulsar os que vendiam e os que compravam no Templo, e derrubou as mesas dos cambistas e as cadeiras dos que vendiam pombas”.

Observe que nesta passagem e na anterior, testemunhamos um fenômeno semelhante: uma raiva aparentemente não provocada da parte de Jesus. Assim como Jesus atacou a figueira, ele atacou as pessoas que negociavam e trocavam dinheiro no templo. Isso conecta os dois eventos e fornece uma pista de por que Jesus amaldiçoou a figueira.

As pessoas que Jesus expulsa são aquelas que compram e vendem itens relacionados ao funcionamento do próprio Templo – especificamente, aos animais que ali são oferecidos em sacrifício. Marcos alude a isso quando fala de “aqueles que vendiam pombos” (pombos sendo um dos animais sacrificados).

Os “cambistas” serviam aos frequentadores do templo na antiga Jerusalém, que precisavam trocar a moeda romana que tinha imagens pagãs – incluindo imperadores, alguns dos quais eram adorados como deuses – por dinheiro que poderia ser usado no Templo.

Jesus explica suas ações dizendo: “Não está escrito: ‘Minha casa será chamada casa de oração para todas as nações’? Mas vocês fizeram dela um covil de salteadores.”

A declaração que Jesus cita é de Isaías 56:7. Hoje, pensamos no Templo de Jerusalém como uma instituição exclusivamente judaica, e a ideia de ser usado para orações por gentios (“todas as nações”) parece estranha. No entanto, os gentios oraram lá. Eles até tiveram sacrifícios oferecidos por eles pelos sacerdotes judeus. De fato, a interrupção dos sacrifícios para estrangeiros, incluindo César, foi um dos eventos precipitantes da guerra judaica dos anos 60 dC (Josefo, Guerra Judaica 2:17:2[409-410]).

O pátio externo, o chamado “pátio dos gentios”, era muito grande, e aparentemente era ali que os vendedores e os cambistas se estabeleciam. Este espaço era para ser usado pelos gentios para adorar a Deus, mas em vez disso, comerciantes sem escrúpulos o estavam usando. Assim, Jesus cita Jeremias 7:11, afirmando que eles fizeram dela “um covil de salteadores”. E “ao anoitecer, eles saíram da cidade” e voltaram para Betânia.

Pela manhã, ao voltarem para a cidade, eles veem que a figueira secou. Pedro se lembra da maldição que Jesus colocou na árvore e diz: “Mestre, olha! A figueira que você amaldiçoou secou”. Este foi evidentemente um evento surpreendente e impressionante para Peter.

Jesus lhes diz: “Tenham fé em Deus. Em verdade vos digo: quem disser a este monte: ‘Levanta-te e lança-te no mar’, e não duvidar em seu coração, mas crer que acontecerá o que diz, assim lhe será feito. ”

Ao apontar para o poder da fé em Deus, Jesus indica os meios pelos quais a figueira secou tão rapidamente: Jesus tinha fé em Deus que isso aconteceria, e aconteceu.

Muitos comentaristas anteriores falharam em avaliar o fato de que a limpeza do templo ocorre entre as duas metades da narrativa da figueira de Marcos, sugerindo que eles não viram sua relevância. No entanto, dados os sanduíches de Markan, devemos estar atentos aos elementos que conectam os dois. Há um número a ser encontrado.

A inter-relação da limpeza do Templo (vv. 15-19), e a maldição (vv. 12-14) e murcha (vv. 20-21) da figueira, é estabelecida em vários pontos. Por um lado, todo o material entre Marcos 11:1 e 13:37 é orientado em torno do Templo; isso é uma indicação de que existe uma relação entre a figueira e o Templo. Há também um paralelo claro entre “os seus discípulos estavam ouvindo” (v. 14) e “os principais sacerdotes e os escribas ouviram” (v. 18). Acima de tudo, a figueira é muitas vezes no Antigo Testamento um símbolo para Israel, e mais de uma vez Israel é julgado sob este símbolo: “Não haverá figos na árvore, e suas folhas murcharão”, disse Jeremias (8: 13). Em conexão com isso está a intrigante declaração de que “não era tempo de figos” (v. 13). Esta afirmação certamente tem menos a ver com horticultura do que com teologia.kairos ) é usado na abertura do Evangelho, “’ Chegou o tempo ( kairos )’, disse Jesus, ‘o reino de Deus está próximo’” (1:14). Kairós significa um momento especial e crítico. Não há frutos na árvore porque seu tempo passou. A figueira frondosa, com toda a sua promessa de frutos, é tão enganosa quanto o Templo, que, com toda a sua atividade movimentada, é na verdade o esconderijo de um fora da lei (v. 17) (James R. Edwards, “Markan Sandwiches: The Significance of Interpolations in Markan Narratives,” Novum Testamentum XXXI, 3 (1989), 207).

Há também o fato de que, em ambas as narrativas, Jesus ataca primeiro a figueira e depois os que estão no complexo do Templo. Este é talvez o paralelo mais direto entre as duas narrativas e fornece a chave para entendê-las.

Ao amaldiçoar a figueira, Jesus está encenando uma parábola física do que acontecerá com o Templo. Já passou o tempo em que a figueira produzia frutos. Da mesma forma, qualquer fruto que o Templo tenha dado no passado, na época de Jesus, está corrompido e se tornou um “covil de salteadores”.

Assim como no futuro ninguém mais comerá do fruto da figueira, o próprio tempo do Templo está passando. Jesus torna isso explícito mais tarde, profetizando sua destruição física (Marcos 13:1-2).

O fato de Jesus usar a figueira como uma parábola do Templo esclarece por que ele amaldiçoou a figueira, embora não fosse a estação dos figos. Apenas uma árvore sem frutos é adequada para esta parábola física. Assim, ele procura ver se oferece algo comestível. Isso não acontece e, em vez disso, ele usa a ocasião para encenar a parábola.

Gostou desse conteúdo? Ajude-nos a manter-nos livres de anúncios doe pelo pix [email protected]

Fonte: https://www.catholic.com/magazine/online-edition/why-did-jesus-curse-the-fig-tree

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.