O Natal é pagão?

O Natal é pagão?

Greg esclarece alguns antigos rumores sobre a origem do Natal e separa os conceitos do significado do Natal do espírito do Natal.

A questão de saber se o Natal é pagão entra na ideia de práticas culturais. Alguns afirmaram que o Natal tem origens pagãs. O Natal não tem origens pagãs, mas há festas de inverno que são pagãs. Havia, por exemplo, uma celebração saturna por volta da época do Natal que os pagãos celebravam, o que na verdade era uma tentação para os cristãos participarem de uma festa com conteúdo pagão. Portanto, a igreja mudou o dia em que celebrava o nascimento de Cristo. Eles costumavam comemorar na primavera. Mas a igreja disse: Podemos celebrar quando quisermos. Vamos celebrar ao mesmo tempo que os pagãos estão celebrando seu festival pagão. Isso funcionará como um contraste com aquele festival pagão porque nossa celebração é o nascimento do Deus-homem, Jesus Cristo. Possui conteúdo bíblico.

Foi realmente uma coisa sábia o que eles fizeram e o tipo de coisa que muitos missionários fazem até hoje. Eles pegam o ímpeto de uma prática cultural – uma prática cultural que pode até ter conteúdo religioso, conteúdo religioso ofensivo – e resgatam isso para o Cristianismo. Eles redefinem o que as pessoas têm feito. Eles o reinvestem com um novo significado. Eles capturam a forma cultural e a reinvestem com um significado espiritual.

A propósito, há um exemplo disso na Bíblia. A circuncisão era praticada pelos egípcios antes de ser praticada pelos judeus. Era uma prática cultural com algum significado religioso. Deus capturou a prática, deu-a a Abraão, reinvestiu-a com um novo significado e tornou-se um rito religioso para Abraão adorar o seu criador.

Pensamos na circuncisão como algo realmente sagrado no Antigo Testamento associado à aliança, o que era. Mas não era assim originalmente. Caramba, parece-me que se Deus pode fazer tal coisa – pegar uma prática que tinha conteúdo pagão, salvar a prática, reinvestir novas informações nela – então certamente está tudo bem para a igreja fazer isso.

Já fizemos isso muitas vezes. Fizemos isso em outras culturas e serviu para nos oferecer um trampolim para culturas usando formas culturais e reinvestindo-as com um novo significado. Se você leu os livros de Don Richardson, Eternity in their Hearts or Peace Child, é sobre isso que ele fala. Eles capturaram formas culturais que tinham um significado e as reinvestiram com um novo significado, e isso se tornou um trampolim para alcançar essas culturas com o Evangelho de Jesus Cristo. E fizemos a mesma coisa com o Natal.

Agora, não há nada de errado com isso. Não estamos celebrando um feriado pagão porque o feriado pagão era o saturno e não estamos adorando o deus de Saturno, ou qualquer que seja o conteúdo. Nós não estamos fazendo isso. Se você ouvir as palavras da música “Oh Christmas Tree, Oh Christmas Tree,” o original foi escrito com a árvore de Natal sendo um tipo de Jesus Cristo. Você olha as palavras e o evangelho está nas palavras da árvore de Natal. Portanto, esta não é uma árvore de Natal que estamos colocando em nossa casa como um ídolo para algum deus da árvore, ou algo assim. Não, esta é uma árvore que usamos como expressão cultural que pode ser investida de significado religioso para o cristão.

A mesma coisa com dar presentes. Isso pode ter tido um significado pagão para outros que praticavam o outro feriado. Mas para nós, dar presentes é apropriado porque reflete o presente que Deus nos deu na pessoa de Jesus.

Meu ponto é que temos liberdade para reinvestir formas culturais com significado espiritual. Fizemos isso com o Natal. Não acho que haja nada de errado nisso. Acho que é bom e saudável fazermos isso.

Acho que pode ser legalista dizer que não se deve comemorar o Natal. O termo legalismo pode ser usado de diferentes maneiras. Uma forma de uso é para significar que tomamos leis que não são leis de Deus, mas na verdade são leis do homem, e as tornamos iguais às leis de Deus. Por exemplo, consideramos a lei de um homem que diz que não devemos fumar. Agora, a Bíblia não diz que não devemos fumar, não diz que você não deve beber, não diz que você não deve ir ao cinema. Pegamos nossas regras que aplicamos em nossa igreja ou denominação e as aplicamos a todos os cristãos. Esse é um tipo de legalismo. Em outras palavras, erramos coisas que a Bíblia não faz.

Parece que é isso que está acontecendo com o Natal. Se você comemorar o nascimento de Cristo, você está fazendo algo errado. Meu ponto é que essa visão é legalista porque torna as coisas que não são biblicamente erradas e também as torna erradas. Torna algo uma regra para aplicar aos homens quando Deus não deu a eles essa regra.

Acho que a prática do Natal é totalmente legítima, embora possa haver alguns elementos pagãos que foram originalmente associados a uma celebração nesta época. Isso não torna a nossa celebração do Natal igual àquela antiga. Na verdade, é bem diferente. Estamos celebrando o nascimento de Jesus.

Agora, não somos obrigados a fazer isso. Não há nada nas Escrituras que diga que devemos fazer isso, mas me parece totalmente apropriado. É apropriado, mas não obrigatório. Se você olhar para trás no Antigo Testamento, uma das coisas que Deus fez foi providenciar para que os judeus celebrassem festivais que Ele estabeleceu para se lembrarem do significado daquele evento participando desses festivais anuais ano após ano.

Mesmo o Hanukkah, o Festival das Luzes, não foi dado por Deus nas Escrituras. É algo que eles fazem para se lembrar de uma libertação, uma libertação especial, que Deus lhes deu durante o que chamamos de período intertestamentário, aqueles 400 anos entre Malaquias e Jesus. Deles é um festival que é comum agora, mas que não tem sua origem em um comando direto nas Escrituras; mas funciona como muitas das outras coisas que estão nas Escrituras. Ele lembra as pessoas, ano após ano, da fidelidade de Deus e de Sua bondade.

O que fazemos no Natal é o foco no nascimento de Jesus Cristo. Não entendo como alguém pode olhar para as canções de natal que cantamos nessa época e dizer que isso é pagão.

Mesmo que a palavra Natal tenha vindo da missa católica de Cristo, não significa isso agora. Isso é uma falácia – voltar à etimologia original da palavra e sustentar que, se você disser essa palavra, estará afirmando aquele significado em vez do significado que você acredita que a palavra tem no momento presente. Palavras não funcionam assim. O que a palavra Natal significa é o dia em que os cristãos celebram o nascimento de Cristo. Isso é o que significa. Não há nem um pouco de paganismo nisso, e alguém dizer que 500 anos atrás isso significava que isso é inconseqüente. Não significa mais isso. Quando dizemos a palavra Natal, não blasfemamos. Simplesmente não significa isso. Parece que há muito barulho por nada.

Um cristão deve comemorar o nascimento de Jesus Cristo? É sobre isso que estamos falando. Alguns dizem que não. Por quê? Porque quando você comemora o nascimento do Messias, você está fazendo algo pagão. Como isso faz sentido? Alguém deveria ter uma árvore de Natal ou meias? Essa é uma questão separada. Mas alguém deveria celebrar o nascimento de Cristo? Como alguém poderia se opor a isso. Também não concordo com a avaliação das meias ou da árvore de Natal. Francamente, provavelmente há todos os tipos de coisas que eu poderia encontrar em sua vida diária – seus pequenos hábitos e coisas que eles fazem – que se você voltar aos seus primórdios, sua fundação tem todos os tipos de ideologia questionável, mas eles não têm isso significado para as pessoas agora.

Na verdade, a questão da linguagem é um paralelo realmente importante porque nossas palavras mudam de significado com o passar do tempo. Eles são tokens para um significado particular. Em um ponto da história, uma palavra significava uma coisa particular, em um ponto posterior essa palavra significa algo diferente, então você não pode dizer que, ao usar o termo mais tarde, está se referindo ao significado anterior. Isso não faz sentido.

Da mesma forma, árvores de Natal, presentes e meias, e esse tipo de coisa, também são símbolos. Agora, tokens são apenas coisas que representam outra coisa, como um token de ônibus. Um token de ônibus representa uma passagem para viajar no ônibus. Não tem significado ou valor em si mesmo; é simplesmente um símbolo de outra coisa. Tecnicamente, essa outra coisa é chamada de tipo. Pode ser que uma árvore de Natal fosse um símbolo no passado de um tipo pagão. Era uma indicação de adoração à natureza, por exemplo. A árvore de Natal para um cristão não significa mais adoração da natureza. Indica adoração a Jesus.

Uma árvore de Natal não significa nada para mim. Isso significa que as árvores de Natal fazem parte do Natal. O ponto significativo aqui é que minha árvore não tem conteúdo pagão. Essa é a questão crítica. Existe uma diferença entre o verdadeiro significado do Natal e o espírito do Natal. São coisas totalmente diferentes. Um deles é teológico, o segundo é emocional.

O verdadeiro significado do Natal tem a ver com Jesus Cristo. Não se trata de amor, não se trata de dar, não se trata de paz na terra, é sobre Jesus Cristo. As outras coisas podem estar relacionadas, mas não se trata dessas coisas.

O espírito do Natal, a meu ver, tem a ver com o sentimento que você tem. O sentimento é resultado de suas experiências anteriores com o Natal. Para mim, o espírito do Natal não tem nada a ver com Jesus. Mas é por isso que posso dizer que tenho uma árvore de Natal, não porque a árvore de Natal me lembre de Jesus, embora eu possa imaginar para algumas pessoas que sim, e se você aprendesse desde cedo que a árvore de Natal representa a verdade teológica, então isso se torna um significado teológico para você. Mas para mim uma árvore e enfeites são apenas minha expressão cultural que tem a ver com o impacto emocional do Natal, e acho que está tudo bem.

Fonte: https://www.str.org/w/is-christmas-pagan-
Tradução: Emerson de Oliveira

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.