Jesus bebeu vinho ou álcool?

A pergunta de hoje é: “Jesus bebeu vinho ou álcool?” Neste vídeo, responderei a essa pergunta de uma perspectiva bíblica. Depois, como sempre, compartilharei alguns recursos úteis, então fique até o final.

Para receber as atualizações do blog inscreva-se

Há apenas um grupo de pessoas que são explicitamente instruídas na Bíblia a nunca beber vinho/álcool, e são os nazireus (Números 6:1-4). Jesus não era um nazireu; Ele era um “Nazareno”, um nativo da cidade de Nazaré. Jesus nunca fez o voto de nazireu.

O primeiro milagre de Cristo de transformar água em vinho nas bodas de Caná quase certamente envolveu uma bebida fermentada. De acordo com a tradição do casamento judaico, o vinho fermentado sempre foi servido nos casamentos; se Jesus tivesse fornecido apenas suco de uva, o mestre
da festa teria reclamado.

Em vez disso, ele disse que o vinho era melhor do que o que era servido anteriormente; aparentemente era um vinho “bom” (João 2:10-11).

A palavra grega para “bêbado” em João 2:10 é methuo, que significa “estar bêbado” ou embriagado. É a mesma palavra usada em Atos 2:15, onde Pedro está defendendo os apóstolos contra acusações de embriaguez. Jesus bebeu vinho ou álcool

O testemunho do mestre da festa é que o vinho que Cristo produziu era capaz de embriagar. Claro, só porque Jesus transformou água em vinho não prova que Ele bebeu o vinho no casamento, mas seria normal que Ele o fizesse.

O que isso prova é que Jesus não condena beber vinho mais do que condena comer pão. Pessoas pecadoras abusam do que não é inerentemente pecaminoso.

Pão e vinho não são pecaminosos, mas a gula e a embriaguez são. Em Lucas 7:33-44, Jesus disse: “Porque João Batista veio sem comer pão e sem beber vinho, e vocês dizem: ‘Ele tem um demônio’.

O Filho do Homem veio comendo e bebendo, e vocês dizem , ‘Olhe para ele! Comilão e bêbado, amigo de publicanos e pecadores!’”. No versículo 33, Jesus está fazendo um contraste entre João Batista “não beber vinho” e Sua própria prática.

Jesus continua dizendo que os líderes religiosos o acusaram (falsamente) de ser um bêbado. Jesus nunca foi um bêbado, não mais do que Ele foi um glutão.

Ele viveu uma vida completamente sem pecado; no entanto, Lucas 7 sugere fortemente que Jesus de fato bebeu vinho alcoólico. A celebração da Páscoa também geralmente incluía vinho fermentado. As Escrituras usam o termo “fruto da videira”.

É claro que Cristo participou bebendo do cálice da Páscoa. Todos os cristãos concordam que a embriaguez é pecaminosa, e o próprio Cristo adverte contra isso (Lucas 12:45).

No entanto, uma visão bíblica do vinho é que ele é dado como algo para se deleitar (Salmo 104:14-15). Há muitas advertências contra o abuso de álcool, em textos como Provérbios 20:1, porque os homens pecadores são mais propensos a abusar do vinho do que usá-lo com moderação.

Aqueles que tentam usar o provável uso do vinho por Jesus para desculpar sua embriaguez devem prestar atenção ao aviso em Lucas 12:45. Os cristãos que querem manter uma visão bíblica de beber vinho devem beber com moderação, nunca embriagar-se, ou abster-se totalmente.

Quer aprender mais? Inscreva-se para não perder o próximo vídeo! Visite GotQuestions.org para mais conteúdo excelente. E confira a seção de detalhes abaixo deste vídeo, lá você encontrará um livro que eu recomendo, junto com links para várias perguntas relacionadas.

Se você quiser aprender sobre a Bíblia, ou se estiver interessado em devocionais pequenos, assine o Conheça Sua Bíblia, está vinculado aqui. Agora lembre-se, Tem perguntas? A Bíblia tem respostas, nós vamos ajudá-lo a encontrá-las!

Poderá ver o vídeo no youtube Aqui

Combo Acadêmico de Teologia – CLIQUE AQUI