JESUS AFIRMOU SER DEUS? UMA RESPOSTA A BART EHRMAN

Se Jesus nunca chamou a si mesmo de Deus, como ele se tornou um? Esta é a questão que ocupa Bart Ehrman em seu livro Como Jesus se tornou Deus. Nele ele afirma que Jesus nunca chamou a si mesmo de Deus. Então, como ele se tornou um?

 Eu não li o livro. Em vez disso, ouvi uma longa entrevista sobre seu livro. Eu compartilhei o link da entrevista no final.

Isso realmente importa para Ehrman porque se a afirmação sobre a divindade de Jesus não fosse feita e aceita, a história do mundo inteiro seria radicalmente diferente. Foi a maior virada do jogo.

AFIRMAÇÕES DE EHRMAN

 Aqui estão algumas de suas afirmações no início da entrevista. 

 ‘Que os primeiros cristãos pensavam que Jesus subiu ao céu e tornou um ser divino e que voltaria.’ (2:43)

Até agora tudo bem. Mas,

 ‘Durante sua vida, o próprio Jesus não chamou a si mesmo de Deus e não se considerou Deus e que nenhum de seus discípulos teve a menor idéia de que ele era Deus.’ (3:04 a 3:12)

Exceto no Evangelho de João, como Ehrman reconhece. No Evangelho de João, há uma montanha de afirmações divinas de Jesus. Tais como as declarações ‘eu sou’ paralelas às declarações ‘eu sou’ de Yahweh no Antigo Testamento. (1) Ou a afirmação de Jesus de perfeita identificação com Deus o Pai, ‘Se você me viu – você viu o Pai (João 14v8, 5v16-18) (2). ‘ Ou a afirmação de Jesus de autoridade divina e julgamento (João 5v19-22)

O escritor do Evangelho de João está tão certo de que Jesus é Deus que começa com este big bang. 

 No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava com Deus no início. Por meio dele todas as coisas foram feitas; sem ele nada do que foi feito foi feito. Nele estava a vida, e essa vida era a luz de toda a humanidade.

João 1: 1-3

Algumas frases depois, João nos diz que Jesus é a Palavra. (1:14)

Mas, de acordo com Ehrman, John é  mais tarde

Enquanto, 

‘Temos evangelhos anteriores e temos os escritos de Paulo e em  nenhum  deles há qualquer indicação de que Jesus disse tais coisas sobre si mesmo.
Eu acho que é completamente implausível que Mateus, Marcos e Lucas não mencionassem que Jesus se chamava Deus se isso é o que ele estava declarando sobre si mesmo. (3 minutos e 40 segundos) ‘

(Veja esta postagem recente do blog explorando as declarações do Eu sou de Jesus no Evangelho de João ou no final sob relacionado )

BART EHRMAN ESTÁ CERTO? NÃO

Então Bart Ehrman está certo? Jesus nunca afirmou ser Deus (exceto no Evangelho de João)? Será que essa alegação de ser Deus foi algo colocado em Jesus que ele nunca reivindicou para si mesmo? E, tudo com o objetivo de fazer crescer a pequena seita?

A resposta para tudo isso é  não . É tão claro que não que não entendo como Bart Ehrman chega à conclusão de que Jesus nunca afirmou ser Deus. Deixe-me compartilhar com você por que estou convencido. (Novamente, a entrevista com Ehrman está no final, então você pode ouvir seu argumento em resumo.)

Vejamos três coisas:

  1. Declarações diretas de Paulo e Pedro
  2. Identificação direta de Jesus com as ações ou caráter de Deus
  3. Jesus afirma ser Deus nos Evangelhos

DECLARAÇÕES DIRETAS DE PAULO E PEDRO DE QUE JESUS ERA DEUS

Agora você está certo. As declarações do apóstolo Paulo e Pedro não são palavras de Jesus. Mas, em uma reviravolta surpreendente, eles são os primeiros registros escritos de pontos de vista sobre Jesus. Veremos isso para contrariar a ideia de Ehrman de que a afirmação de que Jesus era Deus veio mais tarde .
Vamos começar com uma citação direta de Paulo escrevendo para Tito

‘esperando por nossa bendita esperança, o aparecimento da glória de nosso grande Deus e Salvador Jesus Cristo (Tito 2:13)

E quanto a estes?

Jesus Cristo, que, embora estivesse na forma de Deus ‘

Filipenses 2v5-6.

Porque Deus se agradou de que toda a sua plenitude habitasse em Jesus.

Pois em Cristo toda a plenitude da Divindade vive em forma corporal,   e em Cristo você foi levado à plenitude. 

Colossenses capítulo 1: 19-10 e 2: 9. 

Paul dobra para o caso de os leitores não perceberem da primeira vez. Isso parece quatro ataques contra Ehrman. Há uma declaração semelhante de Pedro, que era um dos discípulos.

Simeão Pedro, um servo e apóstolo de Jesus Cristo, para aqueles que obtiveram uma fé igual à nossa pela justiça de nosso Deus e Salvador Jesus Cristo.

2 Pedro 1: 1

Cinco ataques? Parece que sim. Mas isso é apenas o começo.

2 IDENTIFICAÇÃO DIRETA DE JESUS COM AS AÇÕES OU CARÁTER DE DEUS

De alguma forma, Bart Ehrman parece não perceber a maneira como os escritores do Novo Testamento mostram seu ponto de vista. Ele parece estar apenas procurando declarações como ‘Jesus é Deus’ ou ‘Eu sou Deus’. Mas os escritores são mais profundos do que isso. Eles fazem uma identificação direta entre Jesus Cristo e Yahweh (nome pessoal de Deus) do Antigo Testamento. Esta é uma conexão mais profunda do que apenas afirmações. Vamos ver esse movimento nos escritos de Paulo, que novamente vêm muito antes de João.

Considere a carta de Paulo aos Colossenses

O Filho (Jesus) é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação.  Pois nele todas as coisas foram criadas: as coisas nos céus e na terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam potestades, sejam governantes, sejam autoridades; todas as coisas foram criadas por ele e para ele.  Ele é antes de todas as coisas e todas as coisas subsistem nele. 

Colossenses 1: 15-26

Jesus é o criador que fez tudo. E tudo foi feito para ele. Isso é muito claro, mas fica ainda mais claro quando você considera o primeiro versículo da Bíblia: 

 No início, Deus  criou os céus e a terra.

Gênesis 1: 1

Jesus criou tudo exclusivamente. Deus criou tudo. Parece muito claro.

Mas vamos pegar outro. Enquanto estava na prisão, Paulo escreveu Filipenses 2 e escreveu isso sobre Jesus – ressuscitado e ascendido após sua morte. 

Portanto, Deus o exaltou ao lugar mais alto

     e deu a ele o nome que está acima de todo nome,

 que ao nome de Jesus todo joelho deveria se dobrar,

     no céu e na terra e sob a terra,

 e todas as línguas reconhecem que Jesus Cristo é o Senhor,

     para a glória de Deus Pai.

   Filipenses 2: 9-11

Agora, pondere esta passagem do Velho Testamento escrita cerca de 800 anos antes por Isaías. É sobre Yahweh, quase sempre traduzido como SENHOR (sim, em maiúsculas). 

 “Vire-se para mim e seja salvo,

     todos vocês confins da terra;

     pois eu sou Deus e não há outro.

     …

   Diante de mim todo joelho se dobrará;

     por mim toda língua vai jurar.

 Eles dirão de mim: ‘Somente no Senhor

     são libertação e força. ‘”

    Isaías 45: 22-24

Isso é grande! Existe apenas um Deus e nenhum outro. Rejeição explícita de qualquer outro deus. E ainda assim Paulo aplica isso a Jesus para a glória do pai. Em outras palavras, Paulo pensava que Jesus devia ser Deus. Que é o que ele diz um pouco antes disso, conforme citado acima.

Cristo Jesus, que, embora estivesse na forma de Deus

Filipenses 2v5-6.

Mas Bart vai além, como observamos acima, e afirma que Mateus, Marcos e Lucas não têm nenhuma declaração de que Jesus era Deus ou se considerava Deus. Jesus estava apenas falando sobre sua realeza messiânica.

3 JESUS AFIRMA SER DEUS NOS EVANGELHOS

Não há dúvida de que Jesus afirmou ser o Messias. Mas o que veremos é que esta afirmação de ser o Messias está correlacionada com a identificação de Jesus como Deus o Filho. Vejamos rapidamente algumas partes de Marcos, Lucas e Mateus.

Evangelho de Marcos

Aqui estão as palavras de Jesus no meio de Marcos. 

‘Pois todo aquele que se envergonhar de mim e das minhas palavras nesta  geração adúltera e pecadora, também o Filho do Homem  se envergonhará quando vier na glória de seu Pai com os santos anjos . ”

Marcos 8:38

A princípio, não parece uma reivindicação à divindade. Mas quando olhamos para o Antigo Testamento, vemos que mais está acontecendo. Abaixo está o livro de Daniel, bem no meio

Enquanto eu olhava, “tronos foram colocados no lugar, e o Ancião dos Dias tomou seu assento.

Daniel 7: 9

Deus, o Ancião dos Dias sentou-se em  um  dos tronos ! Thrones é plural. Por quê? Algumas frases mais tarde nesta visão.

 “Na minha visão, à noite, eu olhei, e diante de mim estava um como um  filho do homem,  vindo com as nuvens do céu. Ele se aproximou do Ancião dos Dias e foi levado à sua presença. Ele recebeu autoridade, glória e poder soberano; todas as nações e povos de todas as línguas o adoraram. Seu domínio é um domínio eterno que não passará, e seu reino nunca será destruído.

 Daniel 7: 13-14

Este Filho do Homem recebe a autoridade do próprio Deus, governando como Deus com o poder de Deus para sempre. Portanto, é certo que ele seja adorado por todos. Se a questão da autoridade não persuadir você, alegue que o Filho do Homem será adorado, deveria. Todo judeu sabia que a adoração era reservada apenas para Deus. 

Em suma, o Filho do Homem tem a autoridade divina de Deus. Novamente, no padrão de identificação, está dizendo que o Filho do Homem é Deus. É por isso que existe mais de um trono. 

É por isso que no final do Evangelho de Marcos, quando perguntam a Jesus quem é você, você é o Messias? E jesus diz

 “Eu sou. E você verá o Filho do Homem sentado à direita do Todo-Poderoso e vindo sobre as nuvens do céu ”.

O sumo sacerdote responde ‘Você ouviu a blasfêmia.’ (Marcos 14: 62-63). O sumo sacerdote ouviu a declaração de Jesus como uma afirmação de ser o Filho do Homem e, portanto, governar como Deus! 

E não perca o pequeno ‘eu sou’. O ‘eu sou’ é a mesma declaração que Ehrman reconhece no Evangelho de João como uma reivindicação de ser Deus. 

Por uma questão de espaço, ignorei eventos como Jesus acalmando a tempestade ( mas veja a identificação aqui ), ressuscitando os mortos e perdoando pecados, fazendo coisas que só Deus pode fazer. Mas verifique-os em Marcos 2, 4 e 5. Ou Jesus afirma ser o noivo de Israel. No Antigo Testamento, o noivo é sempre Deus. Verifique em Marcos 2 e compare com Isaías 54: 5-7. Em cada um deles há uma identificação direta entre as palavras ou ações de Jesus e o próprio Deus, conforme revelado no Antigo Testamento.

Ainda não está convencido? Vamos ver o Evangelho de Mateus e Lucas.

Evangelho de Mateus

Vejamos o evangelho de Mateus brevemente. Primeiro, uma afirmação sobre Jesus. 

 “Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho,

e ele será chamado pelo nome de  Emanuel ”(o que significa, Deus  w om nós).

 Mateus 1:23

Você está certo. Esta não é uma afirmação de Jesus . Mas é difícil conciliar esta afirmação sobre Jesus com a afirmação de Ehrman de que os discípulos não pensavam que Jesus era Deus, visto que Mateus é provavelmente um dos discípulos de Jesus. No entanto, vamos ver o que Jesus diz por si mesmo.  

Todas as coisas me foram entregues por meu Pai, e ninguém conhece o Filho  e XCEPT o Pai, e ninguém conhece o Pai senão o Filho e aquele  t o quem o Filho o quiser revelar. Venham a mim, todos os que estão cansados ​​e sobrecarregados, e eu os aliviarei. ‘

Mateus 11: 27-28

Trabalhando para trás por meio dessas declarações. No Antigo Testamento, Deus diz: ‘Só eu sou o Salvador e não há outro.’ Mas Jesus diz ‘vem a mim e eu te aliviarei’. Bem, ou Jesus estava fazendo uma oferta pelo lugar de Deus ou alegando ser Deus, mas de qualquer forma, ele certamente pensou que estava cumprindo o que somente Deus poderia fazer!

Mas fica ainda melhor. Jesus diz que só ele conhece o pai. Ele está afirmando conhecer a mente de Deus. Novamente no Antigo Testamento, ninguém conhece os pensamentos de Deus, exceto Deus.  

E, finalmente, Jesus diz que ‘todas as coisas’ foram entregues a ele. Quando você lê isso com algumas linhas do livro de Isaías em mente, é difícil não ver Jesus afirmando ser Deus. Por exemplo, Deus diz. 

           “Eu sou o Senhor; esse é meu nome!

                       Não  vou ceder minha glória a outro

                       ou meu louvor aos ídolos.

                       (Isaías 42: 8) 3

Ou veja Isaías 41: 4, 13, entre outros. Jesus diz que este louvor e glória agora são seus, pois todas as coisas foram entregues a ele. 

Jesus se considerava Deus – Deus o Filho – a segunda pessoa da Trindade. Esta é a razão pela qual Jesus aceitou a adoração de seus discípulos (Mateus 14v25-32). 

E assim, no final do Evangelho de Mateus, Jesus diz,

Toda autoridade no céu e na terra me foi dada.

(Mateus 28: 18-20)

E ele ordena que seus discípulos ensinem em seu nome, o nome do Pai e o nome do Espírito Santo. E é para ensinar o que ele ensinou por causa de sua autoridade.

Isso soa como uma afirmação implícita de ser Deus, de ter toda a autoridade no céu e na terra, não concorda?

Como acima, eu ignorei as passagens em que Jesus parece fazer os próprios atos de Deus, como alimentar 5.000 no deserto, como Deus fez, e então andar sobre as águas, como Deus se separando do mar Vermelho. Também ignorei, por uma questão de espaço, as partes em que Jesus assume a voz de Deus, e não apenas de um profeta, quando diz: ‘você já ouviu isso, mas eu digo a você’.

Evangelho de Lucas

No evangelho de Lucas, o mesmo padrão é revelado. Deixe-me compartilhar apenas um de muitos. Jesus é o Messias que veio para salvar seu povo. ‘ 

Pois vos nasceu hoje na cidade de Davi um Salvador, que é Cristo o Senhor. (Lucas 2v11).

Quem é este Messias? Isaías capítulo 9 revela que o Messias que se assenta no trono de Davi será chamado

‘Maravilhoso Conselheiro, Deus Poderoso,

        Pai da Eternidade, Príncipe da Paz.

Isaías 9: 6.

O Messias é identificado com o próprio Deus. Isso é muito claro e tem grandes implicações. A afirmação de Jesus de ser o Cristo (língua grega) ou o Messias (língua hebraica) deve ser entendida como uma afirmação implícita de divindade por meio de Mateus, Marcos, Lucas e João. Ehrman reconhece plenamente que Jesus afirmou ser o Messias. Então, na posição do próprio Ehrman, Jesus estava de fato afirmando ser Deus. Não apenas dizendo: ‘Eu sou Deus’.

CONCLUSÃO

Jesus assume a afirmação de Deus do Antigo Testamento sobre si mesmo. Então, como Bart Ehrman chegou a essa conclusão? Ele afirma ser capaz de distinguir entre os escritos do Novo Testamento, quais foram anteriores e quais foram posteriores. E quais partes de quais foram anteriores e quais partes foram posteriores. E assim, as partes que mostrei acima que refletem a ideia de que Jesus era Deus (Deus o Filho) são descartadas como acréscimos posteriores e não o ponto de vista original.

Mas você pode ver como se você tiver a hipótese de que Jesus nunca alegou ser Deus, e você acha que essa ideia veio depois, seria fácil descartar qualquer passagem que mostre claramente que Jesus pensava que ele era divino, ou que os escritores do Novo Testamento pensavam que ele era divino como textos posteriores. Mas como ele realmente sabe que eles estão mais tarde? Só porque eles representam Jesus como divino? Você pode ver o problema.

Mesmo na tese de Ehrman de textos anteriores e posteriores, onde os textos anteriores Jesus é apenas o Messias e nos posteriores ele também é Deus, eu acho que isso se desintegra. Pois é amplamente sustentado que os escritos de Paulo são nossas primeiras fontes. No entanto, isso indica que Paulo pensava que Jesus era Deus, Deus o Filho. Mas, mesmo se admitirmos que escritores posteriores, fingindo ser Paulo ou modificando Paulo, inseriram essa ideia no texto, seu argumento se desfaz. Para outros escritores, isso significa que a ideia de que Jesus era Deus estava tão claramente estabelecida em suas mentes – muito cedo no pensamento cristão, nas primeiras décadas – que eles puderam integrar essa ideia clara e profundamente. E essa inserção aconteceu por meio de vários escritores e foi aceita pela igreja primitiva. Em outras palavras,

Então, como surgiu essa ideia da divindade de Jesus? Acho que surgiu porque os discípulos viram Jesus fazer as coisas que só Deus poderia fazer, falar como Deus, e não apenas um profeta de Deus, e reivindicar mostrar a Deus perfeitamente. Esse entendimento não foi formado do nada. Veio da conexão profunda e profunda entre Jesus e muitos, muitos textos e ideias do Antigo Testamento. Eles viram nesses textos que Jesus era Deus, Deus o Filho. E então eles o adoraram.

Em suma, embora Jesus não afirme ser Deus da maneira que gostaríamos, ao afirmar ‘Eu sou Deus’ (exceto no Evangelho de João, onde ele diz ‘Eu sou’ muito) Jesus se identifica com o poder, amor, ação e planos de Deus em termos inegáveis. É por isso que glorificar a Jesus é glorificar ao pai. Jesus é Deus, Deus Filho, que morreu por nós e é digno de nossa adoração.

Fonte: https://www.risenchurch.org.au/risen-blog/did-jesus-claim-to-be-god-a-response-to-bart-ehrman

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.