Da Páscoa Judaica à Eucaristia Cristã: A História da Todah

Os estudiosos muitas vezes se perguntaram como a prática da Eucaristia cristã poderia ter surgido da Ceia do Senhor, que ocorreu no contexto da Páscoa judaica. Como a Páscoa ocorre apenas uma vez por ano, como é que os cristãos têm a noção de que poderiam celebrar a refeição sacrificial de Jesus semanalmente, se não diariamente?

A resposta é encontrada no antigo sacrifício israelita chamado todah .

Embora a maioria das pessoas tenha ouvido falar de sacrifícios do Antigo Testamento, como a oferta de holocausto ou oferta queimada, aqueles que ouviram falar do sacrifício da todah são tão raros quanto os ganhadores da loteria. A ignorância de hoje em relação à todah , no entanto, não deve implicar que ela não tenha importância para os judeus. Longe disso. A todah foi um dos sacrifícios mais significativos dos judeus.

De fato, um antigo ensinamento rabínico diz: “Na vindoura era messiânica, todos os sacrifícios cessarão, mas a oferta de gratidão [ todah ] nunca cessará”. (1) O que é sobre este sacrifício que o torna sozinho de tal maneira que sobreviveria a todos os outros sacrifícios após a redenção do Messias?

Curso Teológico Pastoral CompletoUm sacrifício da todah seria oferecido por alguém cuja vida havia sido libertada por grande perigo, como doença ou a espada. A pessoa redimida mostraria sua gratidão a Deus reunindo seus amigos e familiares mais íntimos para uma refeição sacrificial de todah . O cordeiro seria sacrificado no Templo e o pão para a refeição seria consagrado no momento em que o cordeiro fosse sacrificado. O pão e a carne, juntamente com o vinho, constituiriam os elementos da sagrada refeição da todah , que seria acompanhada de orações e cantos de ação de graças, como o Salmo 116.

O que significa a palavra ” todah “? É hebraico para “ação de graças”, embora também conheça uma confissão de louvor além da gratidão. Por exemplo, Lea deu graças a Deus quando ela deu à luz seu quarto filho, e assim ela o nomeou yehudah – ou Judá – que é a forma verbal de todah – para dar graças.

Há muitos exemplos no Antigo Testamento de pessoas oferecendo todah – obrigado – a Deus. Jonas, enquanto no ventre da baleia, promete oferecer um sacrifício de todah no Templo se ele for entregue (cf. Jon. 2, 3-10). O rei Ezequias oferece um hino de todah após se recuperar de uma doença que ameaça a vida (cf. Is 38). No entanto, o melhor exemplo de sacrifício e música de todah é encontrado na vida do rei Davi.


Liturgia do Templo

Depois que Davi derrotou a última fortaleza cananéia, ele decidiu levar a arca da aliança a Jerusalém. A entrega da arca a Jerusalém foi a ocasião de um grande festival nacional de todah . Os sacrifícios eram “ofertas pacíficas”, e a todah era a oferta de paz mais importante e comum. Todos os elementos da todah estavam presentes. Por exemplo, Davi ofereceu pão e vinho junto com a carne dos sacrifícios (1Cr 16, 3). Mais importante, Davi fez os levitas liderarem o povo com hinos de TODAH, ou seja, salmos de ação de graças (1 Crônicas 16, 8-36).

Nesse ponto crucial da história de Israel, Davi não apenas muda a localização da arca, mas também transforma a liturgia de Israel. Na celebração da todah que trouxe a arca a Jerusalém, Davi deu aos levitas um novo mandato – seu principal trabalho era “invocar, agradecer e louvar ao Senhor” (1Cr 16, 4). A palavra hebraica para “invocar” é zakar , que significa literalmente lembrar – a forma substantiva significando “memorial” ( zikkaron ). Um dos propósitos mais importantes de uma refeição de todah era lembrar os atos salvíficos do Senhor. De fato, esta é uma das funções dos salmos da todah : contar os poderosos feitos de Deus (cf. Sl 22,28).

Também somos informados de que “naquele dia Davi primeiro nomeou aquela ação de graças [ todah ] para o Senhor, por Asafe e seus irmãos” (1Cr 16, 7). Os levitas deviam dar graças e louvar a Deus “continuamente” (1Cr 16:37, 40). Esta adoração perpétua era para caracterizar a liturgia do Templo como uma liturgia todah – uma liturgia de ação de graças (2).


O Saltério compôs o coração dos hinos e orações da liturgia do Templo. À luz de Davi ter designado os levitas para dar graças perpétua, podemos ver por que “a oferta de gratidão constituiu a base do culto para a maior parte dos Salmos”. (3) Os salmos da todah têm uma estrutura dupla. Primeiro, embora possam começar com gratidão e elogios, a primeira metade da canção é em grande parte um lamento, onde o salmista relata como sua vida estava em perigo. Então o salmista relata como Deus graciosamente ouviu seu pedido e trouxe libertação da morte. Assim, a segunda parte da música, ou pelo menos a sua conclusão, é geralmente usada para agradecer e louvar a Deus. (4) Assim, o movimento dos salmos da todah são de sofrimento para louvor – um movimento que reflete o movimento de Israel da escravidão ao êxodo – enquanto também aguarda o mistério pascal de Nosso Senhor.


Todah e Jesus

A importância da todah como pano de fundo para Jesus e a Última Ceia fica clara quando percebemos que nos dias de Jesus a palavra grega que melhor traduzia a hebraica todah era eucaristia , que também significa “ação de graças”. Desde as primeiras fontes cristãs, aprendemos que a celebração da refeição do Senhor, ou o que chamamos de missa, era conhecida pelos cristãos como a Eucaristia. Afinal, na Última Ceia, Jesus tomou o pão e o vinho e deu “graças” ( eucaristia ) sobre eles (Lucas 22,19).

O estudioso bíblico alemão Hartmut Gese afirmou que a todah está por trás do que Jesus fez na Última Ceia. Ele chega a argumentar que Jesus dando graças pelo pão e pelo vinho veio no contexto de um sacrifício de todah em vez de uma refeição de Páscoa. No entanto, nenhum outro estudioso das Escrituras seguiu a teoria de Gese sobre o pano de fundo da todah da refeição de Jesus, porque a evidência para a Páscoa nas narrativas do Evangelho é esmagadora.

Aqui é onde eu gostaria de fazer um ajuste na teoria de Gese. Acho que ele está certo em ver o pano de fundo da todah , mas errado em negar o contexto maior da Páscoa. A solução para o aparente dilema é realmente muito fácil. A Última Ceia celebrada no cenáculo é uma refeição de Páscoa e todah . A Páscoa tem todos os mesmos elementos encontrados na todah : pão, vinho e sacrifício de um cordeiro, junto com hinos e orações. De fato, os salmos de Hallel (113-118), que foram cantados durante a refeição da Páscoa, eram todos salmos da todah ! A narrativa do Êxodo em si tem os contornos básicos de um hino da todah, com Israel em perigo e lamentando o chamado ao Senhor (cf. Ex. 2, 23-25), enquanto o Senhor, por sua vez, ouve o seu clamor e os entrega (cf. Êxodo 6, 5-7). A Páscoa tem tanto a forma como o conteúdo da todah , porque é um exemplo concreto de um sacrifício de todah .

Filo, um judeu do primeiro século, descreve a Páscoa como uma festa de ação de graças: “E esta festa é instituída em memória de, e como dar graças [ eucaristia ] por, sua grande migração que eles fizeram do Egito” (5). Filo centra-se aqui em duas razões principais para a Páscoa: lembrança e ação de graças (cf. Ex. 12,14; 13, 3). Aqui, novamente, devemos notar como a Páscoa se enquadra no gênero da todah , pois a lembrança era um dos propósitos principais da todah . A Páscoa é a refeição todah de Israel .

Quando Jesus pega o pão, quebra-o e declara ação de graças ( eucaristia ), Ele está desempenhando a função-chave tanto da todah quanto da Páscoa – dando graças pela libertação. Mas aqui Jesus não está simplesmente olhando para a história de salvação de Israel, mas avançando para Sua morte e ressurreição. Em outras palavras, Jesus está dando graças ao Pai por Seu amor e pela nova vida a ser concedida na Ressurreição. Note que as palavras de Jesus sobre o pão, Sua ação de graças, é o que a tradição cristã tem focado – para que eles pudessem chamar cada reencenação da Última Ceia de “Eucaristia”.

Na Eucaristia, os cristãos dão graças pela libertação de Deus e lembram como Jesus realizou o novo êxodo com Sua morte e ressurreição. Porque Jesus lhes havia dito: “Faça isto em memória de mim” (Lucas 22,19). Este ato de lembrança é o que a todah é – lembrando em gratidão os atos salvadores de Deus. Isso nos leva a um dos principais frutos de uma espiritualidade todah – ou eucarística -: um profundo sentimento de gratidão leva à adoração. A adoração flui da gratidão; sem a gratidão a vontade de adorar murcha.

todah nos ensina a confiar em Deus com um coração grato. Ao “recordar” o dom de si mesmo de Jesus na cruz, nosso amor por Deus é reavivado. Tal “lembrança”, que é o propósito de todah , leva a uma confiança mais profunda. Como o salmista diz: “Alguns confiam em carros e outros em cavalos; mas nós nos lembraremos do nome do Senhor nosso Deus” (Sl. 20, 7). (6)


Notas:

  1. Extraído do Pesiqta como citado em Hartmut Gese, Ensaios sobre Teologia Bíblica(Minneapolis: Augsburg Publishing House, 1981), 133.
  2. As orações pelo sacrifício da manhã e da noite foram caracterizadas pela ação de graças de todah ( 1Cr 16: 40-41). Veja também a discussão de Allan Bouley sobre como as orações nos sacrifícios da manhã e da noite incluíam fórmulas de ação de graças de Da Liberdade à Fórmula: A Evolução da Oração Eucarística da Improvisação Oral aos Textos Escritos (Washington, DC: CUA Press, 1981), 7-13 .
  3. Gese, 131.
  4. Alguns exemplos da multidão de salmos de todah são Salmos 16, 18, 21, 32, 65, 100, 107, 116, 124, 136.
  5. Philo, The Special Laws , II, 145. As Obras de Philo , trad. por CD Young (Peabody, MA: editores Hendrickson, 1993), 582.
  6. Eu uso aqui a tradução da KJV do Salmo 20: 7, que está mais próxima do hebraico em meu julgamento.

Fonte: https://www.catholiceducation.org/en/religion-and-philosophy/apologetics/from-jewish-passover-to-christian-eucharist-the-story-of-the-todah.html
Tradução: Emerson de Oliveira

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.