4 tipos de amor na Bíblia

amor na BíbliaExplore o significado de eros, storge, philia e agape

 

O amor como palavra descreve uma emoção com graus de intensidade muito diferentes. Podemos dizer que amamos sorvete e chocolate, e podemos prometer nosso amor a um marido ou esposa até nosso último suspiro.

O amor é uma das emoções mais poderosas que podemos experimentar. Os humanos anseiam por amor desde o momento da existência. E a Bíblia nos diz que Deus é amor. Para os crentes cristãos, o amor é o verdadeiro teste da fé genuína.

Quatro formas únicas de amor são encontradas na Bíblia. Eles são comunicadas através de quatro palavras gregas: Eros , Storge , Filia e Agape . Exploraremos esses diferentes tipos de amor caracterizados pelo amor romântico, pelo amor familiar, pelo amor fraterno e pelo amor divino de Deus. Ao fazer isso, descobriremos o que o amor realmente significa e como seguir o mandamento de Jesus Cristo de “amar uns aos outros”.

O que é amor de Eros na Bíblia?

Amor na bíblia
PaulCalbar / Getty Images

Eros (pronunciado: éros) é a palavra grega para amor sensual ou romântico. O termo originou-se do deus mitológico grego do amor, desejo sexual, atração física e amor físico, Eros, cuja contraparte romana era Cupido.

A promiscuidade de todos os tipos era desenfreada na cultura grega antiga e foi um dos obstáculos que o apóstolo Paulo teve de combater ao plantar igrejas no Mediterrâneo oriental. Em 1 Coríntios , Paulo adverte os jovens crentes a não sucumbirem à imoralidade. Embora o termo eros não seja encontrado no Antigo Testamento, Cântico dos Cânticos retrata vividamente a paixão do amor erótico. A proibição da Bíblia ao sexo fora do casamento limita necessariamente o amor erótico aos casais casados.

O que é o amor de Storge na Bíblia?

Storge Amor na Bíblia
MoMo Productions / Getty Images

Storge  (pronunciado: estórge) é um termo para o amor na Bíblia que você pode não estar familiarizado. Esta palavra grega descreve o amor da família, o vínculo afetivo que se desenvolve naturalmente entre pais e filhos, e irmãos e irmãs.

Muitos exemplos de amor familiar são encontrados nas Escrituras, como a proteção mútua entre Noé e sua esposa, o amor de Jacó por seus filhos e o forte amor que as irmãs Marta e Maria tinham por seu irmão Lázaro . Uma interessante palavra composta usando storge, “philostorgos”, é encontrada em Romanos 12:10, que ordena aos crentes que “se dediquem” uns aos outros com afeição fraterna.

 

O que é o amor filia na Bíblia?

BrotherlyLovePhilia.jpg
Brand X Pictures / Getty Images

Filia  (pronunciado: filía) é o tipo de amor íntimo na Bíblia que a maioria dos cristãos pratica um para o outro. Este termo grego descreve o poderoso vínculo emocional visto em amizades profundas.

Filia é o tipo mais geral de amor nas Escrituras, abrangendo o amor pelo próximo, cuidado, respeito e compaixão pelas pessoas necessitadas. O conceito de amor fraternal que une os crentes é único no cristianismo . Jesus disse que filia seria um identificador de seus seguidores: “Com isto todos saberão que vocês são meus discípulos, se vocês se amam”. ( João 13:35, NVI)

 Resultado de imagem para casamento de sucesso banner

 

O que é o amor ágape na Bíblia?

Deus-s-Eterno-Love.jpg
Fonte da imagem: Pixabay

Ágape é o maior dos quatro tipos de amor na Bíblia. Este termo define o amor imensurável e incomparável de Deus pela humanidade. É o amor divino que vem de Deus. O amor ágape é perfeito, incondicional, sacrificial e puro.

Jesus Cristo demonstrou esse tipo de amor divino ao seu Pai e a toda a humanidade no modo como ele viveu e morreu. Após sua ressurreição, Jesus perguntou ao apóstolo Pedro se ele o amava (ágape). Pedro respondeu três vezes que ele fez, mas a palavra que ele usou foi phileo ou amor fraternal. Pedro ainda não havia recebido o Espírito Santo no Pentecostes ; ele era incapaz de amor ágape. Mas depois do Pentecostes, Pedro estava tão cheio do amor de Deus que ele falou do seu coração e 3.000 pessoas foram convertidas.

Fonte: https://www.thoughtco.com/types-of-love-in-the-bible-700177
Tradução: Emerson de Oliveira

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.