O que é o amor ágape na Bíblia?

amor ágapeDescubra por que o ágape é a forma mais elevada de amor.

O amor ágape é amor abnegado, sacrificial e incondicional. É o mais alto dos quatro tipos de amor na Bíblia .

Esta palavra grega,  agápē  e suas variações são freqüentemente encontradas em todo o Novo Testamento . Ágape descreve perfeitamente o tipo de amor que Jesus Cristo tem por seu Pai e por seus seguidores.

Ágape é o termo que define o amor imensurável e incomparável de Deus pela humanidade. É sua preocupação contínua, extrovertida e abnegada com pessoas perdidas e decaídas. Deus dá esse amor sem condição, sem reservas àqueles que são indignos e inferiores a si mesmo.

“Amor ágape”, diz Anders Nygren, “é desmotivado no sentido de que não depende de nenhum valor ou valor no objeto do amor. É espontâneo e desatento, pois não determina de antemão se o amor será eficaz ou apropriado. em qualquer caso particular “.

Uma maneira simples de resumir o ágape é o amor divino de Deus.

Conheça o Kit Bíblias em Áudio! (Português, Inglês, Espanhol, Hebraico e Grego )

Amor Ágape na Bíblia

Um aspecto importante do amor ágape é que ele se estende além das emoções. É muito mais que um sentimento ou sentimento. O amor ágape é ativo. Demonstra amor através de ações.

Este conhecido verso da Bíblia é o exemplo perfeito de amor ágape expresso através de ações. O amor abrangente de Deus por toda a raça humana levou-o a mandar seu filho, Jesus Cristo , para morrer e, assim, salvar todas as pessoas que acreditassem nele:

Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho único, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. (João 3:16, ESV)

Outro significado de ágape na Bíblia era “festa do amor”, uma refeição comum na igreja primitiva expressando fraternidade cristã e comunhão :

Estes são recifes escondidos em suas festas de amor, como eles festejam com você sem medo, pastores se alimentando; nuvens sem água, varridas por ventos; árvores infrutíferas no final do outono, duas vezes mortas, desenraizadas; (Judas 12, ESV)

Jesus disse a seus seguidores que se amem uns aos outros da mesma maneira sacrificial que os amavam. Este comando era novo porque exigia um novo tipo de amor, um amor como o seu: amor ágape. Qual seria o resultado desse tipo de amor? As pessoas seriam capazes de reconhecê-los como discípulos de Jesus por causa de seu amor mútuo:

Um novo mandamento vos dou, que vos ameis uns aos outros: assim como eu vos amei, deveis também amardes um ao outro. Por isso todas as pessoas saberão que vocês são meus discípulos, se tiverem amor um pelo outro. (João 13: 34-35, ESV)

Por isso conhecemos o amor, que ele deu a sua vida por nós e devemos dar a vida pelos irmãos. (1 João 3:16, ESV)

Jesus e o Pai são tão “unos” que, segundo Jesus, quem o ama também será amado pelo Pai e por Jesus. A ideia é que qualquer crente que inicie essa relação de amor mostrando obediência , Jesus e o Pai simplesmente respondam. A unidade entre Jesus e seus seguidores é um espelho da unicidade entre Jesus e seu Pai celestial:

Quem quer que tenha minhas ordens e as mantenha é quem me ama. Aquele que me ama será amado por meu Pai e eu também os amarei e me mostrarei a eles. (João 14:21, NVI )

Eu neles e você em mim, para que eles se tornem perfeitamente um, para que o mundo saiba que tu me enviaste e os amou como me amou. (João 17:23, ESV)

apóstolo Paulo exortou os coríntios a lembrarem-se da importância do amor. Ele queria que eles mostrassem amor em tudo que faziam. Paulo exaltou o amor como o mais alto padrão nesta carta à igreja em Corinto. O amor a Deus e a outras pessoas era motivar tudo o que faziam:

Que tudo o que fizerdes seja feito em amor. (1 Coríntios 16:14, ESV)

O amor não é apenas um atributo de Deus , o amor é a sua essência. Deus é fundamentalmente amor. Somente ele ama na perfeição e perfeição do amor:

Quem não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor. (1 João 4: 8, ESV)

 

Pronúncia

Ágape

Exemplo

Jesus viveu o amor ágape sacrificando-se pelos pecados do mundo.

Outros tipos de amor na Bíblia

  • Eros é a palavra para amor sensual ou romântico.
  • Filia significa amor fraternal ou amizade.
  • Storge descreve o amor entre os membros da família.

Fontes

  • Bloesch, DG (2006). Deus, o Todo-Poderoso: poder, sabedoria, santidade, amor (p. 145). Downers Grove, IL: InterVarsity Press.

Fonte: https://www.thoughtco.com/agape-love-in-the-bible-700675
Tradução: Emerson de Oliveira

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.