O que é o amor fileo?

amor fileoPhilia significa amizade íntima ou amor fraternal em grego. É um dos quatro tipos de amor na Bíblia .

Philia (pronuncia-se filía) transmite um forte sentimento de atração, com seu antônimo ou oposto sendo fobia. É a forma mais geral de amor na Bíblia , abrangendo o amor pelos semelhantes, o cuidado, o respeito e a compaixão pelas pessoas necessitadas. Por exemplo, philia descreve o amor bondoso e benevolente praticado pelos primeiros  quakers . A forma mais comum de philia é a amizade.

Philia e outras formas deste substantivo grego são encontradas em todo o Novo Testamento. Os cristãos são freqüentemente exortados a amar seus irmãos cristãos. Filadélfia (amor fraterno) aparece um punhado de vezes, e philia (amizade) aparece uma vez em Tiago.

Exemplos de amor Philia na Bíblia

Amem-se uns aos outros com afeição fraterna. Tomem a iniciativa um ao outro em mostrar honra. (Romanos 12:10 )

Ora, quanto ao amor fraterno, não há necessidade de que alguém lhe escreva, pois você mesmo foi ensinado por Deus a amar-se mutuamente … (1 Tessalonicenses 4: 9, ESV)

Deixe o amor fraterno continuar. (Hebreus 13: 1, ESV)

E piedade com afeição fraterna e afeição fraterna com amor. (2 Pedro 1: 7, ESV)

Tendo purificado as vossas almas pela vossa obediência à verdade, por um amor fraternal sincero, amai-vos recipramente de coração puro … (1 Pedro 1:22)

Finalmente, todos vocês, tenham unidade mental, simpatia, amor fraterno, um coração terno e uma mente humilde. (1 Pedro 3: 8, ESV)

Adúlteros! Não sabeis que a amizade com o mundo é inimizade com Deus? Portanto, quem quiser ser amigo do mundo se torna um inimigo de Deus. (Tiago 4: 4, ESV)

De acordo com a Concordância de Strong, o verbo grego philéō está intimamente relacionado ao substantivo philia. Significa “demonstrar afeto caloroso em amizade íntima”. É caracterizada por consideração sincera e sincera e parentesco.

Tanto philia quanto phileo se originam do termo grego phílos, um substantivo que significa “amado, querido … um amigo; alguém amado carinhosamente (valorizado) de uma maneira pessoal e íntima; um confidente de confiança   amado em um laço íntimo de afeição pessoal. ” Philos expressa amor baseado na experiência.

Philia é uma palavra da família

O conceito de afeto fraterno que une os crentes é exclusivo do cristianismo. Como membros do corpo de Cristo , somos uma família em um sentido especial.

Os cristãos são membros de uma única família – o corpo de Cristo; Deus é nosso Pai e todos somos irmãos e irmãs. Devemos ter um amor caloroso e devotado um pelo outro que capte o interesse e a atenção dos não-crentes.

Essa íntima união de amor entre os cristãos só é vista em outras pessoas como membros de uma família natural. Os crentes são a família não no sentido convencional, mas de uma forma que se distingue por um amor que não é visto em outro lugar. Essa expressão única de amor deve ser tão atraente que atraia os outros para a família de Deus:

“Um novo mandamento vos dou, que vos ameis uns aos outros: assim como eu vos amei, também deveis amar um ao outro. Por isso todas as pessoas saberão que vocês são meus discípulos, se vocês se amam um pelo outro. ” (João 13: 34–35, ESV)

Fonte: https://www.thoughtco.com/what-is-philia-700691

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.