Leitor pergunta sobre obelisco no Vaticano

Por que um obelisco, de origem pagã, está localizado na Praça de São Pedro? – por Odir Jochem

Vatican_Piazza_San_Pietro_Obelisk_slimEmbora muitas pessoas tenham se confundido sobre a Igreja Católica, por várias razões, o obelisco não é aquele que vem à mente para a maioria. Na verdade, ele está encimado por uma cruz de bronze, contendo um fragmento da verdadeira cruz. A Igreja cristianizou muitos símbolos pagãos do passado – incluindo a árvore de Natal.

História do obelisco
Uma fonte diz que ele foi extraído em Aswan, no reinado de Nebkaure Amenemhat II (século XIX a.C.), e erguido no pilão do templo do Sol em Heliópolis. Outra fonte diz que, embora não se sabe quando foi extraído, foi erguido no Fórum Juliano em Alexandria por ordem de Otaviano (Augusto, o primeiro imperador romano [reinou 27 aC – 14 dC]).

Este obelisco, como os obeliscos de Esquilino e Quirinal, não tem qualquer hieróglifos, e ninguém sabe de onde ele veio originalmente ou quem o criou. Há várias opiniões pelas quais ele não possui hieróglifos, seja porque o faraó egípcio morreu de repente, ou porque o imperador romano o fez, …..

Em AD 37 (40?), o então imperador romano Calígula o transportou para Roma, e ergueu-o no Caligula Circus (mais tarde o Nero Circus (Circo Gai et Neronis), ou o Circo do Vaticano). Este lugar está ao lado da atual catedral de S. Pedro.

Depois, o então Papa Sisto V [reinou de 1585-1590] fez com que o obelisco fosse reerguido no centro da praça, com colunas, chamada de Praça de São Pedro em 1586, em frente a “nova” Basílica de São Pedro, que estava em construção na época. Ele ainda permanece neste lugar atualmente. O engenheiro Domenico Fontana transportou o obelisco do Circus Vaticano, em 28 de abril de 1586. Fontana e seus homens participaram de uma missa às 2 da manhã, e depois ofereceram orações públicas para o sucesso deste empreendimento. Foram realizadas cerimônias de dedicação, missas, e uma procissão com toda a corte papal e o obelisco foi purificado, e encimado por uma cruz. (Obeliscos do Mundo, de Labib Habachi, Scribner & Sons., 1974, página 74-75)

Com exceção deste obelisco, todos os obeliscos em Roma foram destruídos na Idade Média. O egiptólogo Labib Habachi escreve um dos motivos, em seu livro

obelisk-inscr-chrst-01
Inscrição em latim no obelisco, que diz: “Cristo vence, Cristo reina, Cristo governa. Cristo, defenda seu povo de todo mal.”
O real significado é que Cristo conquistou tudo!

Diz a lenda que no circo do Vaticano inumeráveis ​​cristãos, incluindo São Pedro, foram condenados à morte e que a razão deste obelisco não ter sido mais tarde destruído em Roma como todos os outros é foi que foi encarado como a última testemunha do martírio de São Pedro.

Significado
Na verdade, o obelisco é um símbolo do triunfo do cristianismo sobre o paganismo, é por isso tem a cruz em cima dele.

A Igreja não destrói. Ela converte. O obelisco foi convertido em uma estrutura cristã, que é, na minha opinião, muito melhor do que simplesmente destrui-lo. Lembrando que este obelisco não é de origem ritual e que a Bíblia menciona uma coluna usada para propósitos de Deus em Isaías 19,19.

Vamos voltar um pouco no tempo aqui: 2.000 anos atrás, havia um símbolo pagão que significava uma morte horrível por tortura. Foi reservado para o pior: assassinos, ladrões, revolucionários. Também foi usado caprichosamente, seja se o imperador pagão ou o seu representante fosse insultado, ou por demanda popular. Foi universalmente temido e odiado. Que símbolo era esse? A cruz de madeira.

A Igreja Católica não vê problema em tomar pagãos e convertê-los em cristãos por isso não há nenhum problema na conversão de símbolos pagãos para o uso cristão. Como dissemos, o obelisco tem uma cruz em cima dela. A cruz está lá para simbolizar o triunfo da Igreja Católica sobre os deuses e deusas mitológicos pagãos.

Então, o cristianismo é hipócrita e pagão, só porque ele usa a cruz? Inconcebível! Jesus, ao derramar Seu sangue na cruz, transformou para sempre a partir do símbolo pagão da morte de símbolo universal do cristão da vida eterna.

O obelisco simplesmente empalidece ao nada, em comparação com isto, não é?

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.