Como colocar as Testemunhas de Jeová para OUVIR – entregue o Evangelho

Falando sobre eventos que levaria ao fim deste mundo perverso, Jesus Cristo advertiu que “muitos falsos profetas se levantariam e enganariam a muitos” (Mateus 24:11).

Mas será que ele sugeriu que os seguidores deveriam seguir tais falsos profetas, se apegando lealmente a eles  com falhas proféticas uma após a outra na esperança que um dia acertariam? Longe disso! Muito pelo contrário, ao invés disso Jesus avisou “acautelai-vos que ninguém vos engane” (Mateus 24:4).

Se a Sociedade Torre de Vigia é um falso profeta enganador, onde mais poderá uma Testemunha de Jeová se voltar para uma direção espiritual saudável?  ‘Para onde iremos?’  Para ninguém! — é a resposta da Sociedade Torre de Vigia, incutido severamente em cada Testemunha através de constante repetição. Nossa organização é o único caminho, a única verdade, a única vida. Esta ponto de vista faz as coisas se tornarem muito difíceis para uma Testemunha de Jeová abandonar a seita — e muito confuso e até mesmo assustador para aqueles que realmente abandonam.

Os versículos das Escrituras que a Sociedade Torre de Vigia  aplica a si  mesma, se aplicam realmente a Jesus Cristo, o Filho de Deus. Jesus é a pessoa que os discípulos se referiam quando disseram, “Senhor, para quem iremos nós? Tu tens as palavras da vida eterna. E nós temos crido e conhecido que tu és o Cristo, o Filho de Deus” ( João 6:68-69)

Eles não estavam falando de uma organização.

E, “a Verdade” tampouco é uma organização. As Escrituras identificam o próprio Jesus como sendo “o caminho , a verdade e a vida” ( João 14:6)

Jesus não ensinou, como ensina a Sociedade Torre de Vigia, que as pessoas deveriam vir para a organização de Jeová para a salvação (A Sentinela de 15 de Novembro, 1981, pág. 21 Edição Americana). Antes, ele disse, “ninguém vem ao Pai exceto através de mim” ( João 14:6)

O caminho da salvação que Jesus proclamou não era através da filiação a uma organização e conhecimento acurado das Escrituras — embora isto também se aplique. A fim de ganhar a vida, a pessoa tem que vir a Jesus pessoalmente.

Sob o novo pacto não haveria outro caminho ao Pai, exceto através de Jesus. Deus enviou seu Filho à terra, para cumprir a profecia do “novo pacto”  de Jeremias capitulo 31. Sob este novo pacto “todos me conhecerão, desde o mais pequeno deles até ao maior, diz o Senhor, porque lhes perdoarei a sua maldade, e nunca mais me lembrarei dos seus pecados” ( verso 34)

Jeremias não estava oferecendo um novo pacto para um punhado de homens do primeiro século. Em vez disso seria a maneira de Deus de lidar com os homens daquele tempo em diante.

Por exemplo, o relacionamento de Paulo com Deus através de Seu Filho começou quando Jesus apareceu a Paulo no caminho para Damasco. Mais tarde, Paulo falou de outras ocasiões que o Senhor lhe assistiu  infundido-lhe poder. (2 Timóteo 4:17), e  de quando orava ao Senhor sobre o espinho que tinha na carne (2 Coríntios 12:7-9)

Como  judeu zeloso que era, antes Paulo  tinha um relacionamento com Deus, mas apenas a distância. Agora como cristão ele realmente conhecia a Deus.

Estevão viu Jesus numa visão durante seu julgamento. Tempos depois, após seu julgamento, quando foi trazido para fora da cidade, Estevão clamou a Jesus. “E apedrejaram a Estevão, que em invocação dizia: ‘Senhor Jesus, recebe o meu espírito.’ E, pondo-se de joelhos, clamou com grande voz: ‘Senhor não lhes imputes este pecado.'” ( Atos 7:59-60)

Não há nenhuma indicação que a visão anterior se repetiu. Estevão tinha uma contínua comunhão com Jesus e se sentia livre para chamá-lo.

Eram Paulo e Estevão os únicos que tinham essa íntima comunhão com o Filho de Deus, clamando por Jesus em tempo de necessidade? Evidentemente que não, como Paulo descreveu os cristãos como aqueles “que em todo o lugar invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso.” 1 Coríntios 1:2.

Jesus prometeu essa comunhão contínua com seus discípulos: “Porque onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” Mateus 18:20

De fato, temos a promessa de Jesus que “quele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei , e me manifestarei a ele. …e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada.” (João 14: 21-23)

A Bíblia contemporânea (Living Bible) parafraseia o texto da seguinte maneira: “Quando eu voltar novamente a vida …me revelarei apenas para aqueles que me amam e me obedecem. O Pai o amará também, e viremos a eles e viveremos com eles.” (versos 20-23).

Jesus normalmente não se revela as pessoas hoje, através de uma luz ofuscante, como apareceu à Paulo no caminho de Damasco. Conforme descrito em Gálatas 4:6 — “Deus enviou aos nossos corações o Espírito de seu Filho, que clama: ‘Abba, Pai!'”

Cristo assegura em Lucas 11:10-13 — “Porque qualquer que pede recebe, e quem busca acha, e a quem bate abrir-se-lhe-á. E qual o pai dentre vós que, se o filho lhe pedir pão, lhe dará uma pedra? Ou também se lhe pedir peixe, lhe dará por peixe uma serpente? Ou também se lhe pedir um ovo, lhe dará um escorpião? Pois vós sendo maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais dará o Pai celestial o Espírito Santo àqueles que lho pedirem?”

Assim, o evangelho das Escrituras Cristãs, o novo pacto que Jeremias 31 predisse, não é um conjunto de doutrinas a serem aprendidas ou fatos novos sobre Deus (embora muitas doutrinas da Sociedade Torre de Vigia precisem ser  desaprendidas). Ao invés, é uma salvação que inclui uma nova vida  agora mesmo, como uma nova criatura pela virtude de se nascer de novo e viver numa nova vida preenchida pelo Espírito.

Jesus introduziu esta vida nova quando disse a Nicodemos, “Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus….aquele que não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus. O que é nascido da carne é carne e o que é nascido do Espírito é espírito. Não te maravilhes de Ter dito: necessário vos é nascer de novo.” (João 3:3-7)

Todos que estão sob o novo pacto submetem-se a essa mudança:

“Vós, porém, não estais na carne, mas no espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele. E se Cristo está em vós, o corpo na verdade, está morto por causa do pecado, mas o espírito vive por causa da justiça. E se o Espírito daquele que dos mortos ressuscitou a Jesus habita em vós, aquele que dos mortos ressuscitou a Jesus habita em vós, também vivificará os vossos corpos mortais, pelo seu Espírito que em vós habita…..Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus esses são filhos de Deus. Porque não recebeste o espírito de escravidão, para outra vez estardes em temor, mas recebestes o espírito de adoção de filhos, pelo qual clamamos: ‘Abba, Pai’. O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus.” (Romanos 8: 9-11, 14-16).

O Pai irá te ajudar a crescer como Seu filho. Você desejará a Palavra, e o Espírito Santo te ensinará conforme ler as escrituras.

Porém, talvez você tenha de admitir conforme o apóstolo Paulo fez, “Porque agora vemos por espelho em enigma, mas então veremos face a face, agora conheço em parte, mas então conhecerei como também sou conhecido” (1 Coríntios 13:12).

Portanto, enquanto “o conhecimento exato” de cada detalhe não está ainda disponível e não podemos saber antes do tempo quando Cristo irá voltar, é   um privilégio cristão “conhecer”  a Deus através de uma comunhão plena  e pessoal com Jesus Cristo.

Se não fez isto ainda, diga a Deus agora que necessita de Jesus como seu Salvador e receba-o como seu Senhor.

Ele te convida: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.” (Mateus 11:28). “O que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora.” ( João 6:37)

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.