Como a evidência para a ressurreição levou o Dr. Qureshi, apologista do islã, a ser apologista cristão

Por James Bishop | Nabeel Qureshi é um apologista cristão americano paquistanês e conhecido convertido do Islã. Ele escreveu três livros: Buscando Alá, encontrando Jesus: um muçulmano devoto encontra o cristianismo (2014), Respondendo a Jihad: um melhor caminho a seguir (2016), e Não há Deus senão um: Alá ou Jesus (2016).

Desde então, ele se aposentou de seu ministério viajando e dando palestras por causa de seu sofrimento pelo câncer de estômago avançado (1) .

Qureshi já foi um ardente defensor de suas crenças islâmicas. Na universidade, ele conheceu um cristão com o nome de David Wood (Wood é um dos principais apologistas cristãos atuais, um comentarista sobre o Islã a partir de um ponto de vista cristão, e também incluí uma análise de sua conversão de ateísmo ao cristianismo aqui. Podem ver seu vídeo no canal do Logos aqui), e os dois debateram e discutiram as afirmações históricas do cristianismo e do islamismo ao longo de vários anos.

Naquela época, Qureshi, um apologista do Islã (2) , discordou fortemente dos argumentos de Wood em favor do cristianismo e, hoje, ele pode olhar para trás: ” Um amigo meu [David Wood] chegou a mim com o Evangelho. Eu era um estudante universitário – um calouro. Era muito feliz com a minha fé. Eu era muçulmano e eu era um muçulmano orgulhoso. Amava o Islã. Eu não era um provável convertido . Eu não estava à procura de amor. Eu não estava à procura de ajuda … Eu discuti com ele. Eu discuti, eu o desafiei. Eu disse: “A Bíblia não é confiável.” Eu disse: “A Trindade não faz sentido”. Nós discutimos sobre isso. Mas quatro anos depois, o que percebi é que a mensagem cristã era verdadeira” (3) .

No entanto, enquanto ainda um muçulmano, Qureshi descobriu que a crucificação de Jesus provou ser um obstáculo insuperável para o Islã, ” O Corão me disse que Jesus não morreu na cruz. O Alcorão diz no capítulo 4, versículo 157: “Nós não o matamos, nem o crucificamos, mas assim foi feito para aparecer para eles”. Então, como muçulmano, acreditei no que o Corão me disse, que Jesus não morreu em a cruz, mas os cristãos pensam que Jesus certamente morreu na cruz, então este foi um bom teste aqui mesmo. Qual é verdade, qual é o falso? 

Eu incluí uma análise da visão islâmica sobre a crucificação de Jesus aqui .

O que Qureshi descobriu foi que a evidência histórica da morte de Jesus por crucificação foi impressionante e ficou como um dos fatos mais bem atestados de sua vida (incluí um exame histórico completo da evidência para os leitores interessados). Antes dessa descoberta, no entanto, Qureshi tomou conta de si mesmo para realmente cavar profundamente em estudar ” a morte de Jesus na cruz de uma perspectiva histórica …”

Assim, tendo passado o tempo examinando os argumentos para e contra ele, chegou à conclusão de que “não importa como você olhe para isto se você é ateu, agnóstico, judeu, budista, no entanto, se você olhar para isso, se você é um historiador e você está estudando a evidência da vida de Jesus, você tem que concluir que ele morreu na cruz.

TODO ERUDITO QUE ESTUDA A VIDA DE JESUS CONCLUI QUE JESUS MORREU NA CRUZ, DE FATO,  ELES DIZEM QUE, SE PUDERMOS SABER ALGUMA COISA SOBRE A VIDA DE JESUS, SABEMOS QUE ELE MORREU NA CRUZ SOB PÔNCIO PILATOS “.

Essa realização enfrentou suas crenças islâmicas, mas não parou ali, pois as evidências históricas para a ressurreição também eram problemáticas: “Jesus ressuscitou dos mortos? Novamente, se Jesus não ressuscitou dos mortos, a fé cristã é em vã. Então, como posso saber se Jesus ressuscitou? “ Foi quando Qureshi descobriu que haveria um grande debate em sua cidade natal entre dois defensores principais em seus campos.

Shabir Ally argumentou em favor da visão islâmica, enquanto Michael Licona assumiu a visão cristã oposta: “Bem, quão ‘sortudo’, seria Deus trazer um debate à cidade, foi um debate sobre se Jesus ressuscitou. Foi entre um cristão Mike Licona e um muçulmano chamado Shabir Ally, ambos muito respeitados em seus campos.

E enquanto observava o debate, ainda era muçulmano, concluí que a apresentação cristã era muito mais forte. “Pode-se ver a uma série de debates e trocas entre Ally e Licona no YouTube . Pode-se aceder ao meu argumento para a ressurreição de Jesus .

O que realmente chamou a atenção de Qureshi foi o argumento de Licona dos Fatos Mínimos (veja aqui para minha breve peça sobre a Abordagem de Fatos Mínimos que escrevi para o meu boletim da faculdade). Os fatos mínimos são fatos históricos sobre Jesus que a maioria esmagadora dos historiadores aceitam como base histórica (4) .

Por meio de um fundamento, significa inegável em termos históricos, uma vez que a evidência em favor é simplesmente impressionante. Dois dos mais importantes fatos mínimos para o caso dos apologistas cristãos são que Jesus morreu por crucificação, e depois foi visto vivo por seus discípulos, o perseguidor da igreja, Paulo, e o irmão célebre cético de Jesus, Tomé. Que Jesus mais tarde foi visto por estar vivo e que isso convenceu seus primeiros seguidores de sua ressurreição é uma visão compartilhada pela maioria dos historiadores (5), incluindo os mais céticos (6) (7) .

Usando esses fatos históricos, podemos fazer um argumento persuasivo a favor da ressurreição de Jesus e, portanto, a verdade do cristianismo (8) . Assim, tendo considerado isso, Qureshi descobriu que mesmo os céticos do cristianismo achavam o argumento do Mínimo Fato importante considerar: “O argumento que ele (Mike Licona) usa, o argumento dos fatos mínimos, um ateu com o nome de Michael Martin, que é um filósofo ateu muito conhecido – , diz que a defesa dos fatos mínimos da ressurreição é a mais forte defesa da ressurreição jamais prevista na história. E então afastei-me da evidência, e disse, deixe-me fazer uma cópia de segurança. O que eu acredito realmente importa, eu quero que seja verdade, deixe-me dar uma olhada nisso.

COMECEI A PERCEBER QUE O CASO PARA O CRISTIANISMO ERA MUITO, MUITO FORTE. 

Então, Qureshi fez o que ele sentiu que ele precisava fazer, e isso foi a transição do Islã para aceitar Jesus como seu Senhor e Salvador pessoal. Ele também se sentiu ” enganado” depois de ter abraçado o Islã durante a maior parte de sua vida: ” Pouco depois de me tornar um cristão, percebi que, durante 22 anos da minha vida, fui enganado a acreditar que o Alcorão era a Palavra de Deus porque eu apenas ouvi os muçulmanos à minha volta. Eles eram bem intencionados, com certeza, e eles tinham alguns argumentos, mas, em última análise, eles estavam errados ” (9) .

Sua transição foi um passo monumental em sua vida, e ele revelaria mais tarde que aceitar Jesus Cristo foi “a coisa mais dolorosa” que ele já fez porque custou-lhe quase tudo (10) . Mas a mudança valeu a pena, ” Há bilhões de pessoas vivas no mundo de hoje que precisam ouvir o Evangelho. Se você é cristão, significa que você vai viver para a eternidade. Isso significa que você está cuidando. Se você confia no que Jesus fez na cruz para você, você ficará bem para sempre. Mas o seu vizinho que não conhece Cristo, as suas necessidades ou as suas necessidades são infinitamente maiores que as suas ” (11) .

Referências.

1. Smith, C. 2016. O apologista cristão Nabeel Qureshi diagnosticado com câncer de estômago avançado, diz que seu prognóstico é “desagradável”. Disponível .
2. Qureshi, N. CRUZAMENTO: Uma viagem intelectual e espiritual do Islã ao cristianismo. Disponível .
3. Smith, S. 2016. O ex-muçulmano Nabeel Qureshi rezou por Deus para matá-lo depois de se converter ao cristianismo . Disponível .
4. Habermas, G. 2012. A abordagem dos fatos mínimos para a ressurreição de Jesus: o papel da metodologia como componente crucial no estabelecimento da historicidade. Disponível .
5. Ludemann, G. 1995. O que realmente aconteceu? P. 80.
6. Crossley, J. 2015. Inacreditável? Novo Testamento Q & A – Gary Habermas e James Crossley.
7. Ehrman, B. 1999. Jesus: Profeta Apocalíptico do Novo Milênio . P. 231.
8. Habermas, G. & Licona, M. 2004. O Caso para a Ressurreição de Jesus .p. 44.
9. Rogers, J. 2014. Cinco perguntas com um ex-muçulmano que se converteu para o cristianismo. Disponível .
10. Smith, S. 2016. O ex-muçulmano Nabeel Qureshi rezou para que Deus o matasse depois de se converter ao cristianismo.
11. Smith, S. 2016. O ex-muçulmano Nabeel Qureshi rezou para que Deus o matasse depois de se converter ao cristianismo .
Este artigo foi originalmente apresentado no site de James Bishop e foi republicado com permissão do autor.

Fonte: http://reasonsforjesus.com/how-evidence-for-the-resurrection-led-dr-qureshi-from-islam-apologist-to-christian-apologist/
Tradução: Emerson de Oliveira

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.