Calvinismo e arminianismo

calvin-johnPoucas discussões sobre teologia cristã trazem com elas tanto calor e tão pouca luz como os debates sobre o calvinismo contra o arminianismo.

No Índice Apologética nós não tendemos a nos envolver na discussão sobre este tema. Em vez disso, fornecemos uma visão geral, e apontamos para artigos – hospedados neste site – que apresentam o que consideramos ser um ponto de vista equilibrado.

Recomendamos o panfleto livre arbítrio vs. Predestinação: Calvinismo e Arminianismo Explicado offsite por Rose Publishing. É uma excelente sinopse que ajuda os cristãos a começarem a pensar e entender essas questões.

Arminianismo

Movimento teológico no cristianismo, uma reação liberal à doutrina calvinista da predestinação. O movimento começou no início do século 17 e afirmou que a soberania de Deus e livre arbítrio do homem são compatíveis.
– Fonte: Arminianismo offsite , Enciclopédia Britannica

Calvinismo

De acordo com o Calvinismo:
A salvação é realizada pelo poder onipotente de Deus Uno e Trino. O Pai escolheu um povo, o Filho morreu por eles, o Espírito Santo faz com que a morte de Cristo seja eficaz, trazendo os eleitos à fé e arrependimento, fazendo-lhes obedecer a vontade do Evangelho. Todo o processo (eleição, redenção, regeneração) é a obra de Deus e é somente pela graça. Assim, é Deus, não o homem, quem determina quem serão os destinatários do dom da salvação.
– Fonte: Os Cinco Pontos do Calvinismooffsite

O conflito
A Igreja tem lidado com o conflito entre o Calvinismo e o Arminianismo por séculos. Aqui está como o Greenville News, um jornal secular, relata a questão da forma foi realizada em algumas igrejas Carolina do Sul:

Em questão: o calvinismo, uma doutrina do século 16 enfatizando a soberania de Deus e suas doutrinas correspondentes de graça. A maioria dos batistas, cujo valor nominal tem raízes calvinistas profundas, acolhem, pelo menos, três dos cinco pontos do calvinismo: o homem é totalmente depravado, o Espírito Santo pode fornecer graça irresistível, e o povo de Deus irá perseverar até o fim (uma vez salvo, salvo para sempre ).

Onde alguns rejeitam são os dois pontos que dizem que Deus, não o homem, escolhe quem será salvo, e que Jesus morreu apenas para os eleitos. Para eles, isso vai de encontro ao mais amado de todos os versículos da Bíblia, João 3,16: ” Porque Deus amou o mundo, que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que crê não pereça, mas tenha a a vida eterna. ”

Por razões que não são totalmente claras, a controvérsia doutrinária tem inflamado em um tema quente, sensível no norte do estado.
(…)

O francês João Calvino (1509-1564) é considerado por muitos estudiosos como o maior pensador da Reforma Protestante. Sua ” Institutos de Religião Cristã ” procurou defender os crentes Protestantes contra as calúnias que estão eram feitas contra eles quando se afastaram da Igreja Católica Romana medieval.

No centro do pensamento de Calvino, disse o Dr. Melton Loyd, o professor Erskine escreveu uma série de motivos para The Baptist Courier, ”está a soberania de Deus. Deus é sempre Deus, e do destino humano, especialmente a salvação, é o primeiro e o último em suas mãos e sob o seu controle. ”

Da crença feroz que Deus conhece e controla tudo, vieram as doutrinas da predestinação e eleição. Calvino apontou para os escritos de Paulo em Romanos 9-10 e em Efésios, e versos como este em Atos 13,48: ” E os gentios, ouvindo isto, alegravam-se e glorificavam a palavra do Senhor: e como muitos que haviam sido destinados para a vida eterna. ”

O propósito de Calvino, disse Melton, foi tranquilizar os crentes que sua salvação era firme por causa da graça de Deus e não era dependente de suas obras.

Em décadas sucessivas, o teólogo holandês Jacob Arminius (1560-1609) argumentou que a doutrina da eleição de Calvino tirou a responsabilidade humana. Os seres humanos podem resistir à graça, disse ele. E, embora só os crentes se beneficiariam de morte de Jesus na cruz, ele morreu por todos.

O Sínodo de Dort reagiu contra Armínius por formular os cinco pontos do calvinismo em 1618, 54 anos após a morte de Calvino.

Através dos séculos, o debate entre Calvinismo e Arminianismo nunca cessou. Os pregadores mais importantes do Grande Avivamento do século 18, George Whitefield e John Wesley, vieram de lados opostos.

Na história mais recente, a controvérsia tem rolado por meio da Convenção Batista do Sul onde pastores lutaram com as implicações da infalibilidade. Para cada Atos 13,48 que os calvinistas apontaram, arminianos respondiam com um Romanos 10,13: “Porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo”. 
Mas, para os leigos, a questão parece ter estourado na cena bastante recentemente.

Em 1997, o Dr. William Estep, um historiador Batista do Sul, escreveu um artigo no Texas Baptist Standard condenando ”essa fascinação recém-descoberta” com o Calvinismo. Ele apelou aos conceitos de liberdade individual e de justiça do século 20, quando escreveu: ”Para dizer que Deus criou algumas pessoas para condenação e outros para a salvação é para negar que todos foram criados à imagem de Deus”.

O Dr. Al Mohler, presidente do Seminário Teológico Batista do Sul em Kentucky, respondeu. ”Muitos batistas do sul acham a predestinação e outras doutrinas difíceis de compreender e até mesmo ofensivas para nosso orgulho”, escreveu ele. ”Mas não podemos ler o Novo Testamento, sem entrar novamente e novamente nessas doutrinas”.

Sem dúvida, é uma questão que tem intrigado os teólogos e historiadores durante quatro séculos: A responsabilidade para a salvação está em Deus ou no homem?
(…)

Em qualquer discussão sobre o calvinismo, esta anedota é rapidamente introduzida:

Quando o crente morre, a primeira coisa que ele vai ver são as portas do céu com as palavras ” Todo aquele que quiser” estampada na frente. Quando ele passa a porta, ele se vira e vê no portão do lado de trás: ”escolhidos antes da fundação do mundo”.

Para os pastores neutros em todo o estado, isto não é uma proposição de esta ou aquela, mas ambas – mesmo quando eles reconhecem que há alguma contradição nisso.

”Sim, Deus é soberano, mas sim, eu tenho a responsabilidade de escolher”, disse Melton, que é o única Batista do Sul na faculdade de Erskine. ”Ele deixa você confessando duas verdades que a partir de qualquer ponto de vista lógico são mutuamente exclusivas. Mas a lógica é uma invenção humana. O erro do fundamentalismo, na minha opinião, está em assumir que todas as verdades podem ser reduzida à lógica.”

”A Bíblia ensina ambos os pontos de vista, e eles são diametralmente opostos”,” concordou o Rev. Tony Beam, pastor de Pleasant Grove Baptist Church em Fountain Inn. ” Nós estamos falando sobre a mente de Deus. Se alguma vez chegar ao ponto em que podemos descobrir a mente de Deus e explicar completamente Deus em cada assunto, então ele deixa de ser Deus. ”

Muitos pastores expressam perplexidade – e tristeza – que a questão tem provocado discórdias e dissenções entre pastores. É uma situação sem vitória, declarou Dr. Mike Hamlet, pastor da Primeira Igreja Batista de North Spartanburg, porque tanto o livre-arbítrio e a predestinação são ensinados na Bíblia.

” Nós não estamos tentando resolver esse dilema”, disse ele. ” Há aqueles que pensam que podem escolher um lado sobre isso e dizer, ‘Nós vamos ganhar esta uma forma ou de outra. “ É aí que as igrejas fazem um tremendo erro, porque a igreja tem lidado com isso há séculos. “
– Fonte: Calvinism’s stern, centuries-old doctrine causing upheaval among Upstate’s Baptists, The Greenville News (South Carolina), Nov. 26, 2000 [No longer online]

Livre Arbítrio ou predestinação?
O panfleto livre arbítrio vs. Predestinação, por Rose Publishing, apresenta sua útil comparação entre o Calvanismo e Arminianismo como segue:

A expressão “ser salvo” aponta para o início de um relacionamento maravilhoso com Deus. Estas palavras significam muito para os cristãos porque abrangem muito: Uma nova relação com Deus e com outras pessoas, a renovação dos nossos corações e mentes, o crescimento da fé e obediência em nossas vidas, e muito mais.

Como é que esta salvação acontece? Mais importante, uma vez que somos salvos, podemos perder a nossa salvação? Compartilhar as boas novas do Evangelho é mesmo necessário? Nós temos que fazer alguma coisa para sermos salvos?

Antes de ver duas maneiras de respostas a essas perguntas, vamos nos concentrar sobre os pontos com os quais todos os cristãos concordam. Com relação ao trabalho misericordioso de Deus da salvação, os cristãos concordam que:

  1. Por causa do pecado, todos os seres humanos precisam da graça de Deus
  2. A salvação do pecado e da condenação é um ato de Deus
  3. A salvação é realizada somente pela graça mediante a fé em Cristo
  4. Pregação, boas obras ou obras da Lei, não podem levar a salvação

No entanto, os cristãos não concordam sobre como a soberania de Deus e a liberdade humana (livre arbítrio) são relacionados entre si em relação à salvação. Duas visões respondem a estas perguntas de forma diferente: a partir de um ponto de vista calvinista (predestinação) ou de um ponto de vista Arminiano (livre arbítrio).

Embora as respostas disponíveis não são simples, elas são importantes para a nossa compreensão da missão de Deus no mundo e nossa responsabilidade como crentes.
– Fonte: Livre Arbítrio vs. Predestinação: Calvinismo e Arminianismo Explicadooffsite , Rose Publishing

Fonte: http://www.apologeticsindex.org/2642-calvinism-and-arminianism
Tradução: Emerson de Oliveira

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.