Aniquilando o “argumento” ateu de “somos todos ateus com os deuses dos outros”

somostodos1-800x374Alguns meses atrás, eu fui a um comício de “liberdade religiosa” aqui em Fredericksburg. A manifestação foi em comemoração da alteração da Liberdade Religiosa de Thomas Jefferson, com um desfile do centro da cidade do Religious Freedom Monument e incluiu uma série de palestrantes. O orador principal foi William J. Murray, filho da falecida Madalyn Murray O’Hair. No comício havia um punhado de grupos, incluindo um grupo Musim local e três grupos humanistas/ateus que procuram uma presença aqui no “Burg”.

Após o evento, fui em direção dos representantes da “Coalizão da Razão” local e iniciei uma conversa com um homem com o nome de “Glen”. Glen era um representante da Fredericksburg Coalition of Reason, que estava mais do que feliz em compartilhar por que ele se tornou um ateu do metodismo na década de 70. Bastou minha pergunta sobre de onde vinha a razão, e já estávamos envolvidos em um debate nos próximos 40-45 minutos em uma esquina da rua ofuscados por uma igreja.

Ele tinha vários “argumentos na manga” para explicar por quê os religiosos eram delirantes e iludidos, mas foi um típico argumento ateu “corredor polonês”, que veio à tona durante a nossa conversa que eu gostaria de compartilhar neste post. Muitos de nós estamos familiarizados com a afirmação feita por ateus: “Somos todos ateus, nós apenas não acreditamos em um ‘deus’ a mais do que você”. O que eu gostaria de fazer é dar uma resposta a essa objeção, sabendo que pode haver outras maneiras de fazer isso. Minhas esperanças são para mostrar como este “desafio” é realmente uma distração para chegar às verdadeiras questões sobre a própria rejeição do Deus judaico cristão.

O que é ateísmo e teísmo?
Sempre que nos encontramos em uma conversa com um ateu professo, é importante esclarecer termos como fé, e neste caso a definição de ateísmo. De acordo com a etimologia da palavra “ateísmo”, o “a” é uma palavra grega alfa que denota negação, ou seja, “não”. Coloque o alfa (“a) de negação com a palavra theos, significando Deus ou deus, e você tem a definição formal do ateísmo. Assim, a palavra “ateísmo” (sem Deus/deuses) é a crença de que nega a existência de Deus ou de um ser sobrenatural. [1] Não há nada de novo aqui para muitos de nós.

Contudo, não podemos parar aqui. A palavra “Deus” também é muitas vezes mal interpretada em conversas com os ateus. Muitos ateus pensam em “Deus” como um ser cósmico, uma máquina cósmica de fazer chiclete, ou um velho sentado nas nuvens pronto para punir ou recompensar por nossos atos maus ou bons ou até mesmo algo mais. Se Deus fosse qualquer um desses, eu não acreditaria também nesse tipo de Deus. Então, quando falamos de Deus, estamos falando sobre o Deus que existe como ser, a Primeira Causa sem causa imaterial ou sem espaço pessoal, transcendente, moral, atemporal (eterno) e Designer do universo.

Um teísta é aquele que acredita na existência de Deus. Claro que existem diferentes tipos de teístas, que acreditam de forma diferente sobre a natureza e a existência de Deus. Permita-me uma ilustração rápida usando o monoteísmo.

Os teístas que acreditam no Deus da Bíblia (Yahweh) poderiam ser chamado de ‘teístas cristãos “ou” teístas judeus”. No entanto, o monoteísmo islâmico é diferente no sentido em que o muçulmano acredita que “Deus” (Alá) é pessoal, transcendente, atemporal, e aquele que é a primeira causa sem causa do universo. O monoteísmo islâmico é diferente do monoteísmo judaico cristão na compreensão de como “Deus” interage e intervém com a criação. Com referência a interação de Deus com sua criação, o teísmo cristão é providencial, e o monoteísmo islâmico é fatalista (kismet). O espaço não me permite elaborar sobre isso mais você pode ler uma postagem em meu blog para mais informações.

Ateus redefinem o ateísmo, dizendo: “somos todos ateus”
O ateísmo ao longo dos anos tem obtido algum “má impressão”, especialmente antes do 9/11, por isso alguns ateus têm tentado redefinir o significado de “ateísmo”, chamando-o de “falta de crença”. Assim, essa afirmação é uma cortina de fumaça para a definição real e uma “carta de jogo” para a busca de uma vantagem injusta em uma conversa com uma pessoa de fé. Mas não é um bom “cartão” para jogar. Por quê?

Uma vez que o ateu não acredita no Deus da Bíblia, o Deus do Islã ou qualquer uma das divindades das religiões politeístas e panteístas, a declaração feita pelo ateu de que somos todos ateus” procura colocar a pessoa teísta na mesma posição de crença como o ateu. O ateu segue-se com este “nós somos apenas ateus em mais um Deus que você“. Este “mais um Deus” é o Deus judaico cristão da Bíblia.

Mas sua tentativa falha para nivelar o campo de jogo e realmente torna-se uma tática desonesta e matreira que é facilmente desmontável.

Deixe-me ver se eu posso fazer o trabalho de limpeza em dissecá-la para nós. Existem algumas boas razões para o que faz um visão de mundo coerente. Essas razões dão uma compreensão clara para rejeitar as vistas das outras religiões, incluindo o ateísmo. Só porque existem boas razões para não acreditar na religião x, isso não me faz ser um ateu da religião x. Por quê? Porque as razões para acreditar religião x provam ser inconsistentes lógica, metafísica e existencialmente, além de biblicamente.

Agora, aplicando isso como um teísta cristão, eu não acredito na natureza e na interpretação de Alá pelo Islã mas isso não faz de mim um ateu. Existem algumas diferenças importantes entre o Deus da Bíblia e a interpretação islâmica de Deus. Há também um entendimento diferente do Deus da Bíblia, em oposição ao entendimento do panteão de mais de 300 milhões divindades no hinduísmo, assim como as duas principais tradições do budismo. Esses entendimentos de Deus contra as outras divindades são mundos separados um do outro. Mas só porque são diferentes e eu não concordo com eles não faz de mim um ateu para eles. Nem me torna um ateu no sentido mais puro da palavra.

Portanto, esta declaração feita pelo ateu é realmente uma cortina de fumaça, que se dissolve quando confrontada com a verdade. Aqueles que seguem uma dessas religiões se baseiam no fato de que Deus colocou algo em cada pessoa a procurar a verdade na esperança de que eles vão clamar ao Deus verdadeiro e Criador. Falando em termos quantitativos aqui, todas as grandes religiões do mundo são apenas um reflexo do homem não ser capaz de encontrar Deus, e que é Deus quem nos procura e nos mostra a nossa necessidade de Deus. Deus em Cristo se revela não apenas na Bíblia, mas também na história, evidenciado por um túmulo vazio.

Conclusão.
No início deste post, eu mencionei minha familiaridade com o ateísta “Glen”. Glen e eu passamos quase uma hora em uma conversa cordial. Quando ele “jogou” essa objeção de que “somos todos ateus, e eu sou apenas ateu em um deus a mais do que você” eu cordialmente apontei para a fraqueza de sua afirmação. Isso abriu as portas para pressioná-lo para as verdadeiras razões de por que ele era ateu, e abordar suas objeções. No final da conversa, nos despedimos e compartilhamos informações com as esperanças de um futuro debate no Starbucks local ou Blackstones.

Descrer em Deus, Brahma, Buda, Shakti ou qualquer uma das divindades, não nos torna ateus para eles. Teríamos de desanuviar a definição de “crença” se quisermos ir mais fundo neste assunto. Mas Glen, como muitos ateus, são “ateu” para o Deus judaico cristão. Assim, quando alguém tentar lhe pressionar com o “somos todos ateus”, limpe a fumaça longe deste desafio e pressione o incrédulo para as razões pelas quais eles negam o Deus da Bíblia. Fique cordial e ore por eles à medida em que conversa, e deixe os resultados para o nosso Senhor.

Esperemos que a impressão que você faz com eles por sua cordialidade e seu conhecimento sobre a verdade da fé cristã coloque a pedra no sapato deles para continuar a conversa e possivelmente verem a verdade e responder adequadamente.

Nota

[1] Ver a definição na Stanford Encyclopedia of Philosophy em http://plato.stanford.edu/entries/atheism-agnosticism/.

Fonte: http://www.christianapologeticsalliance.com/2014/06/27/breaking-down-the-were-all-atheists-objection/
Tradução: Emerson de Oliveira

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.