A Igreja Católica e o sofrimento

Quando um católico vai para uma igreja protestante, muitas vezes ele vai notar uma cruz ou cruzes, mas normalmente sem um corpo. As igrejas católicas quase sempre têm um crucifixo; igrejas ortodoxas também, mas às vezes bidimensionais, em vez de tridimensional. Algumas igrejas católicas estão marcados para representações gráficas de muitas feridas e as características do sofrimento de Cristo crucificado. Isso pode nos dar uma indicação da perspectiva exclusivamente católica no sofrimento.

Lendo a vida de muitos santos católicos, veremos que não apenas houve a aceitação do sofrimento, ou se resignaram ao sofrimento, mas foram desejosos de que, buscando-o de forma proativa, pediram mais. Por exemplo, as três crianças para quem Nossa Senhora apareceu em Fátima, começaram a procurar o sofrimento, depois que Maria revelou a eles que “muitas almas vão para o inferno porque não há ninguém a se sacrificar e orar por elas.”

A pequena Jacinta (agora beata Jacinta) superou as outras crianças na busca de sacrifícios e sofrimentos voluntários, até que Nossa Senhora apareceu-lhe e disse-lhe para moderar algumas de suas práticas. Santo Inácio aconselhou aos seus seguidores: “Você quer se tornar um grande santo? Peça a Deus para enviar-lhe muitos sofrimentos. ”

Um psiquiatra veria masoquismo em tal desejo de sofrimento. Mas o masoquismo é um amor de sofrimento para o seu próprio bem, enquanto os sofrimentos procurados pelos santos são motivados pelo amor, pelo desejo de juntar-se com Cristo no sofrimento redentor que traz as graças de conversão para os pecadores, e perseverança para os fracos.

São Paulo via não apenas a sua pregação, mas o seu sofrimento como o seu contributo essencial para a edificação do Corpo Místico de Cristo: “Eu me alegro agora dos meus sofrimentos por vós, e, por minha vez, estou preenchendo o que está faltando nas tribulações do Cristo na minha carne, a favor do seu corpo, que é a Igreja “(Cl 1:24).

Estamos mergulhados no mistério do Corpo Místico de Cristo, onde cada membro está ligado em espírito com todos os outros, e um cristão pode tomar para si a pagar a pena de um pântano de pecado que outro cristão incauto ou “cristão anônimo” se meteu. Como Jesus trouxe expiação e salvação, os cristãos também podem individualmente, pelo sofrimento, expiar os pecados dos outros. Alguns visionários entre os santos mesmo tiveram o dom de ver os frutos de seus sofrimentos voluntários – os pecadores sendo convertidos, as almas no purgatório sendo liberadas.


O Retábulo Isenheim (detalhe) por Matthias Grunewald, c. 1515

Santa Faustina nos apresenta este surpreendente insight contra-intuitivo, dado a ela por Jesus: “Se os anjos fossem capazes de ter inveja, eles nos invejariam por duas coisas: uma é a recepção da Sagrada Comunhão, e o outro é sofrer.” A bem-aventurada Dina Belanger disse também que os anjos, se pudessem desejar algo extra, desejariam sofrer.

Anjos, invejosos de nosso sofrimento? Em contraste, não é a maioria de nós que tem inveja dos anjos? Nós os visualizamos como sendo criados e oferecidos com a escolha de passar a eternidade com Deus ou a criação de seu próprio reino das trevas. E nós pensamos: “Nossa! Que escolha fácil. Nenhum sofrimento”. “OK, eu vou tomar a opção de Deus.” Mas, aparentemente, não era tão fácil, e muitos anjos optaram por seu próprio lugar especial no reino das trevas.

A única explicação para esta inveja angelical é a força avassaladora do amor, que leva os anjos, assim como os seres humanos, a querer compartilhar os sofrimentos daqueles que amam. O próprio Jesus oferece o exemplo paradigmático deste fenômeno. Ele suspira: “Eu tenho um batismo com que eu sou para ser batizado, e como me angustio até que ela se cumpra” (Lc 12,50). Jesus olha para a frente, e está mesmo impaciente para sua oportunidade de passar por seu batismo de sangue para a salvação da humanidade.

Um dos maiores contrastes do cristianismo com o Islã está nas ideias comparativas de “martírio” nas duas religiões. “Heroísmo” significa algo completamente diferente nas duas religiões. Para os cristãos, o heroísmo é o sofrimento. Nas bem-aventuranças, Jesus diz a seus ouvintes: “Bem-aventurados sereis quando vos injuriarem, e vos perseguirem e, mentindo, falarem tudo o que é mal contra vós, por minha causa” (Mt 5,11).

Assim, São Lourenço, condenado a ser frito em uma assadeira por sua fé, não só aceitou o seu destino, mas ainda fez piada com seus algozes para que o virassem porque o seu corpo agora estava bem assado de um lado. E S. Thomas More amigavelmente repreendeu seu carrasco com o machado para ter cuidado em fazer um corte limpo no lugar certo em seu pescoço. Os mártires cristãos, aos olhos do mundo, oferecem uma imagem de fraqueza, “dar a outra face”, não retaliar, muitas vezes orando por seus agressores.

O martírio muçulmano, embora, teoricamente, é apenas o “sacrifício da própria vida para a verdade do Islã”, na prática em grande parte envolve a luta e morte dos não-crentes. Exemplos atuais incluem muitas vezes centenas de estranhos, irracionais e desumanos massacres de homens, mulheres e crianças por homens-bomba, simplesmente por serem “infiéis.” A grandeza e heroísmo dos tais “mártires” não se refere, com base em quanto sofrimento infligido injustamente, mas o quanto sofrimento eles podem causar para si no ato antinatural de suicídio, e também para os inimigos do Islã, até que estes inimigos sejam obrigados a realizar a dignidade superior e poder do Islã.

Uma das raparigas no conto de Flannery O’Connor, “Um templo do Espírito Santo”, pensa sobre si mesma: “Ela nunca poderia ser uma santa, mas ela pensou que poderia ser uma mártir se a matassem rápido.”

Isso provavelmente capta a forma como muitos de nós, cristãos desafiados ao heroísmo, nos sentimos. Mas o martírio quase nunca é rápido. E o sofrimento de qualquer espécie, mesmo para as maiores causas, geralmente parece longo.

Howard Kainz é professor emérito de filosofia na Universidade de Marquette. Ele é o autor de muitos livros, incluindo o recém-publicado A existência de Deus e o Instinto da Fé.
Tradução: Emerson de Oliveira

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.