A Bíblia e a Ciência apoiam a Reencarnação?

Introdução. Meu principal ímpeto em fazer esta página foi de uma conversa que tive com meu supervisor ortodoxo judeu. Tivemos muitas discussões sobre teologia e outros assuntos que são “tabu” no local de trabalho. Nessas discussões, descobri que o cristianismo e o judaísmo ortodoxo ensinam conceitos semelhantes em relação à moral e até à teologia (com diferenças óbvias sobre quem é o Messias). Em uma conversa, fiquei muito surpreso ao saber que a reencarnação é uma doutrina aceita pelos judeus ortodoxos. De fato, uma declaração do rabino Ovadia Yosef, líder do maior partido político ultra-ortodoxo israelense, recentemente causou grande reviravolta em todo o mundo. De acordo com o rabino, todos os seis milhões de judeus mortos no Holocausto nazista eram pecadores que estavam reencarnados, pelo menos em parte, para expiar seus pecados de uma vida passada. 1

Ao tentar defender a doutrina cristã contra a reencarnação, descobri que não conseguia pensar em um versículo do Antigo Testamento que contestasse a reencarnação. No entanto, eu assumi que alguns versículos devem existir, já que descobri que praticamente todas as doutrinas cristãs podem ser encontradas no Antigo Testamento.

Uma refutação científica à reencarnação

O conceito de reencarnação é amplamente aceito entre os não-cristãos, provavelmente porque atrai muitos que gostariam de acreditar que seriam dadas uma segunda chance caso não conseguissem ser satisfatórios nesta vida. O cristianismo discute a reencarnação porque é desnecessário, pois qualquer um pode “ser satisfatório” simplesmente através de um ato de sua própria vontade através da fé em Jesus Cristo. A refutação científica à reencarnação é bastante simples. Por causa da explosão populacional, mais pessoas vivem atualmente na Terra do que nunca viveram na Terra para toda a história da humanidade. Em outras palavras, mais de metade das pessoas que já viveram na Terra nunca morreram nem uma vez. Simplesmente não há suficientes almas mortas para dar uma volta pela segunda vez. Isso não elimina absolutamente a reencarnação, mas restringe severamente a sua extensão, especialmente para aqueles que alegaram ter vivido várias vezes antes. No entanto, algumas pessoas acreditam que as almas podem ser reencarnadas em ou de animais. Nesse caso, é possível que muitas pessoas tenham sido rãs antes de se tornarem príncipes.

O que o Novo Testamento diz

Vejamos o que o Novo Testamento diz primeiro. O versículo mais citado que contesta a reencarnação é do livro de Hebreus:

E na medida em que é designado para que os homens morram uma vez e depois disso vem o julgamento ( Hebreus 9,27 )

Obviamente, se uma pessoa morre apenas uma vez, então ele não pode ser reencarnado. Outras refutações da reencarnação vieram de Jesus. Em Sua descrição de Lázaro, o mendigo e o homem rico, Jesus indicou que o homem rico não conseguiu fazer nada sobre seu destino (tormento eterno no inferno). 2 A reencarnação deve permitir a uma pessoa uma segunda chance no céu ou nirvana. Jesus, em Seus ensinamentos, indicou que as pessoas teriam apenas uma chance de obter a vida eterna, caso contrário, sofrerão o castigo eterno:

Se sua mão ou seu pé fizerem você pecar, corte-o e jogue-o. É melhor para você entrar na vida mutilado ou aleijado do que ter duas mãos ou dois pés e ser jogado no fogo eterno. ( Mateus 18,8 ) “Então ele dirá aos que estão à sua esquerda:” Afastai-vos de vós, que és amaldiçoados, para o fogo eterno preparado para o diabo e seus anjos. “( Mateus 25,41 ) ” Então eles vão para o castigo eterno, mas para os justos para a vida eterna “( Mateus 25:46 ) ” Então vai e leva com ele outros sete espíritos mais perversos do que ele, e eles entram e moram lá. E a condição final desse homem é pior do que a primeira. É assim que será com esta geração perversa. “( Mateus 12,45


)
“Então vai e leva outros sete espíritos mais perversos do que ele, e eles entram e moram lá. E a condição final desse homem é pior do que a primeira”. ( Lucas 11:26 )

As cartas do Novo Testamento também indicam que as pessoas não arrependidas sofrerão um destino final desagradável. 3  Portanto, é amplamente aceito pelos cristãos que o Novo Testamento declara que a reencarnação é falsa.

O que o Velho Testamento diz

O Velho Testamento é realmente tão pouco claro sobre o destino dos mortos que a reencarnação é uma possibilidade? Ao contrário do que eu pensei originalmente, o Antigo Testamento não é silencioso sobre o assunto, mas fornece uma posição clara sobre o assunto. Muitos versículos do Antigo Testamento afirmam que os mortos não retornam à terra dos vivos. 4 O Antigo Testamento também afirma que as pessoas entrarão em um destino eterno após a morte. 5

O argumento mais forte contra a reencarnação vem do livro de Jó, que declara várias vezes que os mortos não retornam à terra dos vivos:

“Quando uma nuvem desaparecer, ela se foi. Então, ele que desce ao Sheol não aparece”. Ele não voltará para sua casa, nem o seu lugar o conhecerá mais. ( Jó 7, 9-10 ) Enquanto ainda crescem e não cortados, eles se murcham mais rapidamente do que a grama. Tal é o destino de todos os que se esquecem de Deus; então perece a esperança dos ímpios. ( Jó 8, 12-13 ) Antes de eu ir, e não devolver-te-á para a terra das trevas e das sombras profundas; ( Jó 10,21 ) Mas o homem morre e está baixo; ele respira o último e não é mais. À medida que a água desaparece do mar ou o leito do rio fica seco e seco, de modo que o homem deitar-se e não se levanta; Até que os céus não sejam mais, os homens não despertarão nem se despertarão do sono. ( Jó 14, 10-12 )



“Pois, quando alguns anos passaram, eu irei ao caminho do não retorno. ( Jó 16,22 )

Ouvi dizer que certos rabinos interpretam os versículos de Jó como negando ressurreição em vez de reencarnação. No entanto, Jó não poderia estar se referindo à ressurreição, já que ele se refere especificamente ao regresso a sua casa ou ao lugar dele. Além disso, em um ponto, Jó afirma a ressurreição, já que sua pele será destruída, ele verá Deus em sua carne.

Eu sei que o meu Redentor vive, e que, no final, ele estará de pé sobre a Terra. E depois que minha pele foi destruída, ainda na minha carne, eu vou ver Deus; ( Jó 19,26 )

O livro de Jó também contém o principal argumento usado como evidência de reencarnação:

“Ele redimiu minha alma de ir ao poço, e minha vida verá a luz”. Eis que Deus faz tudo isso muitas vezes com os homens, para trazer de volta a sua alma da cova, Para que ele possa ser iluminado com a luz da vida. ( Jó 33, 28-30 )

Este capítulo parece apoiar a reencarnação. No entanto, a opinião é a de Eliú, cujo discurso não é necessariamente preciso. Por exemplo, Eliú diz no capítulo 36 que Deus julga Jó por causa da injustiça. 6 Sabemos que isso está errado, porque Satanás causou toda a adversidade a acontecer com Jó. 7No capítulo 1, Deus falou de Jó: “Vocês consideraram o meu servo Jó? Porque não há ninguém como ele na terra, homem irrepreensível e reto, temendo a Deus e se afastando do mal”. 8 Além disso, no final do discurso de Eliú, no Capítulo 38, Deus diz que os amigos de Jó “aconselham por palavras sem conhecimento”. 9 Dada a resposta de Deus, não tenho certeza de que devemos aceitar tudo o que Eliú diz ser verdadeiro.

Conclusão Topo da página

A reencarnação é uma crença popular entre muitas pessoas “espirituais”, e geralmente é realizada na maioria das principais religiões. Tem uma popularidade tão grande porque as pessoas gostariam de acreditar que receberão uma segunda chance se eles “explodirem” na sua primeira vida. No judaísmo, onde a salvação se baseia em “ser bom”, alguém poderia ser condenado com bastante facilidade ao cometer grandes erros em sua vida. A “esperança” da reencarnação proporciona uma fuga de um Deus que exige justiça. No entanto, tanto o Antigo como o Novo Testamento não deixam a reencarnação como uma opção que Deus escolheu usar. Por que Deus não permitiria uma segunda chance para quem cometeu erros em sua primeira tentativa? A resposta é bem simples. A salvação é um presente gratuito para todos os que desejam Jesus Cristo na cruz para expiar seus pecados. Qualquer um pode ser salvo através do Evangelho (boas novas) de Jesus Cristo . Não espere uma segunda chance de ir para o céu . Hoje é o dia da salvação!

Para mais informações sobre a salvação, clique no link abaixo:
Perguntas sobre Salvação


Referências Topo da página

  1. O rabino israelense agita o tumulto dizendo que as vítimas do Holocausto foram pecadores reencarnados ( AP , 6 de agosto de 2000).
  2. Lucas 16: 19-31 . “E, além de tudo isso, entre nós e você, um grande abismo foi consertado, de modo que aqueles que querem ir daqui para você não podem, nem podem se cruzar de lá para nós”. ( Lucas 16:26 )
  3. E estes pagarão a penalidade da destruição eterna , longe da presença do Senhor e da glória do seu poder ( 2 Tessalonicenses 1: 9 ). Portanto, deixando o ensinamento primário sobre o Cristo, vamos pressionar até a maturidade, não deitado de novo, um fundamento de arrependimento das obras mortas e da fé em relação a Deus, de instrução sobre lavagens, e impostas, a ressurreição dos mortos e o julgamento eterno . ( Hebreus 6: 1-2 ) E os anjos que não guardaram o seu domínio, mas abandonaram a sua morada adequada, Ele manteve os laços eternos debaixo das trevas para o julgamento do grande dia. ( Judas 1: 6 )


    Da mesma forma, Sodoma e Gomorra e as cidades vizinhas se entregaram à imoralidade sexual e à perversão. Eles servem como um exemplo daqueles que sofrem o castigo do fogo eterno . ( Judas 1: 7 )
  4. “Mas agora ele morreu, por que eu deveria jejuar? Posso trazê-lo de novo? Eu irei para ele, mas ele não voltará para mim”. ( 2 Samuel 12:23 ) Assim, lembrou-se de que eles eram apenas carne, um vento que passa e não retorna . ( Salmo 78:39 )

    Este é um mal em tudo o que é feito sob o sol, que há um destino para todos os homens. Além disso, os corações dos filhos dos homens estão cheios de maldade, e a insanidade está em seus corações ao longo de suas vidas. Depois, eles vão para os mortos. Para quem está unido a todos os vivos, há esperança; certamente um cachorro vivo é melhor do que um leão morto. Para os vivos sabem que eles vão morrer; Mas os mortos não sabem nada, nem têm mais uma recompensa, pois sua memória é esquecida. Na verdade, seu amor, seu ódio e seu zelo já morreram, e eles não terão mais uma participação em tudo o que é feito sob o sol . ( Eclesiastes 9: 3-6 )
    Isto é o que o Senhor diz – aquele que fez um caminho pelo mar, um caminho pelas águas poderosas, que separaram os carros e os cavalos, o exército e os reforços, e eles se deitaram lá, para nunca mais se levantar , extinguidos, apagou-se como um pavio. ( Isaías 43: 16-17 ) Pois assim diz o Senhor em relação a Salum, filho de Josias, rei de Judá, que se tornou rei no lugar de Josias, seu pai, que saiu deste lugar: ” Ele nunca mais voltará lá , mas no lugar onde o levaram cativo, ali morrerá e não verá esta terra novamente ( Jeremias 22: 11-12 ).

    então eu vou trazer você para baixo com aqueles que vão até o poço, para as pessoas de há muito tempo. Eu farei você morar na terra abaixo, como em ruínas antigas, com aqueles que descem ao poço, e você não retornará ou ocupará seu lugar na terra dos vivos . ( Ezequiel 26:20 )
  5. Quando tentei entender tudo isso, foi opressivo para mim até entrar no santuário de Deus; então entendi seu destino final . Certamente você os coloca em um terreno escorregadio; você os expulsou para arruinar. Como de repente eles são destruídos, completamente varridos pelos terrores! ( Salmo 73: 17-19 ) quando os homens têm medo de alturas e de perigos nas ruas; Quando a amendoim floresce e o gafanhoto se arrastra e o desejo não se agita. Então o homem vai para sua casa eterna e os enlutados andam pelas ruas. ( Eclesiastes 12: 5 )
  6. “Mas você estava cheio de julgamento sobre os ímpios: o juízo e a justiça se apoderam de você.” Cuidado com o fato de que a ira não o atrai para zombar; E não deixe a grandeza do resgate te deixar de lado. “Suas riquezas o manterão afligido, ou todas as forças de sua força?” Não aguarde a noite, Quando as pessoas desaparecem em seu lugar. “Cuidado, não se volte para o mal, pois você preferiu isso para a aflição. ( Jó 36: 17-21 )
  7. O Senhor disse a Satanás: “Vocês consideraram o meu servo Jó? Porque não há ninguém como ele na terra, homem irrepreensível e reto, temendo a Deus e se afastando do mal”. Então Satanás respondeu ao Senhor: “Jó teme a Deus por nada?” Você não fez uma cerca sobre ele e sua casa e tudo o que ele tem de todos os lados? Você abençoou o trabalho de suas mãos, e suas posses aumentaram na terra. “Mas coloque sua mão agora e toque tudo o que ele tem, ele certamente amaldiçoará você para o seu rosto”. Então o SENHOR disse a Satanás: “Eis que tudo o que ele tem é ao teu poder, e não apontas a mão para ele”. Então, Satanás partiu da presença do SENHOR. ( Jó 1: 8-12 )
    Então o Senhor disse a Satanás: “Eis que ele está no teu poder, só poupa a vida”. Então Satanás saiu da presença do SENHOR e feriu Jovens com feridas doloridas da planta do seu pé até a coroa da cabeça. ( Jó 2: 6-7 )
  8. O Senhor disse a Satanás: “Vocês consideraram o meu servo Jó? Porque não há ninguém como ele na terra, homem irrepreensível e reto, temendo a Deus e se afastando do mal”. ( Jó 1: 8 )
  9. Então o SENHOR respondeu a Jó do redemoinho e disse: “Quem é este que escurece conselho por palavras sem conhecimento?” ( Jó 38: 1-2 )

http://www.godandscience.org/apologetics/reincarnation.html 
Tradução: Emerson de Oliveira

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.