Por que é tão difícil entender a Bíblia?

Todos, em graus variados, têm dificuldade em tentar entender a Bíblia. Mesmo depois de quase 2.000 anos de história da igreja, existem alguns versículos e passagens bíblicas que deixam até mesmo os mais brilhantes estudiosos da Bíblia especulando quanto ao significado exato e correto.

Por que é tão difícil entender a Bíblia? Por que é preciso tanto esforço para entender a Bíblia completa e corretamente? Antes de a questão ser explorada, deve ficar claro que Deus não tornou Sua Palavra obscura. A mensagem da Palavra de Deus é perfeitamente clara.

A razão pela qual a Bíblia às vezes pode ser difícil de entender é que todos nós somos seres caídos – o pecado obscurece e distorce nossa compreensão e nos leva  a distorcer a Bíblia ao nosso gosto. Existem vários fatores que às vezes tornam a Bíblia difícil de entender.

Primeiro, há uma diferença de tempo e cultura. Dependendo de qual parte da Bíblia você está estudando, há entre 3.400 e 1.900 anos entre o momento em que a Bíblia foi escrita e nós hoje.

A cultura em que a Bíblia foi escrita era muito diferente da maioria das culturas que existem hoje. As ações dos pastores nômades em 1800 a.C. no Oriente Médio muitas vezes não fazem muito sentido para  os programadores de computador na América do século 21.

É crucialmente importante que, ao tentar compreender a Bíblia, removamos as “lentes” do século 21 que temos e tentemos reconhecer a cultura em que a Bíblia foi escrita. Segundo, há o fato de que a Bíbliacontém diferentes tipos de literatura.

A Bíblia contém história, lei, poesia, canções, literatura sapiencial, profecia, cartas pessoais e literatura apocalíptica. A literatura histórica deve ser interpretada de forma diferente da literatura sapiencial. A poesia não pode ser entendida da mesma forma que os escritos apocalípticos.

Uma carta pessoal, embora tenha significado para nós hoje, pode não ter a aplicação exata para nós como teve para a(s) pessoa(s) para quem foi escrita. Reconhecer o fato de que a Bíblia contém gêneros diferentes é fundamental para evitar confusão e mal-entendidos.

Terceiro, somos todos pecadores; Todos nós cometemos erros. Por mais que nos esforcemos para não ler nossos preconceitos preconcebidos na Bíblia, é inevitável que todos nós o façamos ocasionalmente. Infelizmente, em algum momento, todos interpretam mal uma Escritura devido a uma suposta compreensão do que uma determinada Escritura pode ou não significar.

Quando estudamos a Bíblia, devemos pedir a Deus que remova os preconceitos de nossas mentes e nos ajude a interpretar Sua Palavra independentemente de nossas pressuposições.

Muitas vezes, esse é um passo difícil de ser dado, pois admitir pressuposições exige humildade e disposição para admitir erros. De forma alguma as três etapas descritas acima são tudo o que é necessário para entender adequadamente a Bíblia.

Livros inteiros foram escritos sobre como interpretar a Bíblia. A hermenêutica bíblica é a ciência da interpretação bíblica. No entanto, as três etapas que acabei de mencionar são um excelente começo
para entender a Bíblia.

Devemos reconhecer as diferenças culturais entre nós e as pessoas dos tempos bíblicos. Os diferentes gêneros de literatura devem ser levados em consideração.

Devemos nos esforçar para permitir que a Bíblia fale por si, não permitindo que nossas pressuposições determinem a interpretação. Tentar entender a Bíblia às vezes  pode ser uma tarefa difícil, mas com a ajuda de Deus, é possível.

Lembre-se, se você é um crente em Jesus Cristo, o Espírito de Deus habita em você. O mesmo Deus que “soprou” as Escrituras é o mesmo Deus que habita em você e abrirá sua mente para a verdade e a compreensão de Sua Palavra se você confiar Nele.

Isso não quer dizer que Deus sempre tornará tudo mais fácil. Deus deseja que examinemos Sua Palavra e exploremos plenamente seus tesouros. Compreender a Bíblia nem sempre é fácil, mas é sempre eminentemente gratificante.

Quer saber mais? Inscreva-se para não perder o próximo vídeo! Visite GotQuestions.org para obter mais conteúdo excelente. E confira
a seção de detalhes abaixo deste vídeo, onde você encontrará um livro que recomendo, junto com links para diversas perguntas relacionadas. Se você quiser saber mais sobre o Bíblia, ou se estiver interessado em devocionais curtos, inscreva-se no Bible Munch no YouTube, o link está aqui. Agora lembre-se: Tem dúvidas? A Bíblia tem respostas, nós ajudaremos você a encontrá-las!

Poderá ver o vídeo no youtube Aqui

Combo Acadêmico de Teologia – CLIQUE AQUI