O que é o amor “storge” na Bíblia?

Storge (pronuncia-se storjay) refere-se ao “amor familiar”, um “vínculo profundo e carinhoso que se desenvolve naturalmente entre pais e filhos, maridos e esposas, irmãos” e também outros que são próximos o suficiente para serem chamados de “família”. O amor storge é um amor protetor que pode suportar dificuldades e provações.

As pessoas que não acreditam em Deus muitas vezes dizem que acreditam no amor. Eles podem até amar Jesus porque ele era amoroso, mas o que eles querem dizer com isso? Como a Bíblia define o amor? Embora os estudiosos da Bíblia normalmente destaquem quatro tipos de amor bíblico, incluindo ágape, eros e philia, vamos nos concentrar em entender a importância e o poder do amor storge. 

As palavras ‘amor Storge’ estão na Bíblia?

A palavra “storge” não é usada na Bíblia. É derivado do grego “philostorgos”, que significa “ ternamente amoroso ”. O oposto de philostorgos pode ser encontrado na Bíblia: astorgous, “usado na tradução grega das Escrituras para significar ‘sem afeição natural’”, e visto em Romanos 1:31 .

A palavra “ astorgou ” é traduzida como “sem coração”. Paulo está descrevendo pessoas “que suprimem a verdade” sobre o evangelho “pela sua maldade” ( Romanos 1:18 ) e a quem ele chama de “fofocas, caluniadores, inimigos de Deus, insolentes, arrogantes e jactanciosos” ( Romanos 1:29-30). ) Essas pessoas “desobedecem aos pais; eles não têm compreensão, fidelidade, amor, misericórdia”. ( Romanos 1:30-31 )

Portanto, o oposto é uma pessoa que é sábia, leal, amorosa e misericordiosa, e obedece a seus pais. Essa pessoa é respeitosa e humilde, compartilha a verdade, não espalha boatos e ama a Deus. Isso é amor de armazenamento.

livro aberto com páginas dobradas em forma de coração ao pôr do sol cura

Crédito da foto: ©GettyImages/kieferpix

Exemplos de Amor Storge Retratados nas Escrituras

Toda vez que o amor é misericordioso, leal, obediente, verdadeiro e humilde… aí você vê o amor storge. Algumas das histórias mais conhecidas da Bíblia mostram esse amor familiar: Abraão e Sara, Noé e sua família, Issac e Jacó, o amor de Maria e Marta por seu irmão Lázaro. 

Quando Paulo escreve a Filêmon para interceder por seu escravo fugitivo, Onésimo, ele lembra a Filêmon que “embora em Cristo eu pudesse ser ousado e ordenar que você faça o que deve fazer, prefiro apelar para você com base no amor”. Paulo é humilde: “Apelo a vocês por meu filho Onésimo.” ( Filemon 1:8-10 )

Onésimo não era filho biológico de Paulo, mas na igreja primitiva, “todos os crentes estavam juntos e tinham tudo em comum. Eles vendiam propriedades e posses para dar a quem precisasse. Todos os dias eles continuavam a se reunir nos pátios do templo. Partiam o pão em suas casas e comiam juntos com o coração alegre e sincero, louvando a Deus”. ( Atos 2:44-47 )

Eles eram a família que Paulo desejava quando estava na prisão ou longe em uma viagem missionária.

Embora a palavra “storge” nunca apareça, “o conceito está lá. Storge é baseado na familiaridade. Uma pessoa amará sua família, independentemente de serem pessoas pelas quais a pessoa seria atraída de outra forma; os membros da família muitas vezes não têm nada em comum, exceto familiaridade e sangue”, escreve Alyssa Roat em “ O que o amor ágape realmente significa na Bíblia? ” Eles não eram parentes de sangue, mas os novos crentes se amavam como uma família em Cristo.

Versículos da Bíblia sobre Amor Storge

  • Honra teu pai e tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá. – Êxodo 20:12
  • Quem faz a vontade de meu Pai que está nos céus é meu irmão, minha irmã e minha mãe”. – Mateus 12:50
  • Amem uns aos outros com afeição fraternal. Superar uns aos outros em mostrar honra. – Romanos 12:10
  • Nisto conhecemos o amor, que ele deu a sua vida por nós, e nós devemos dar a nossa vida pelos irmãos. – 1 João 3:16

Nenhum desses versículos usa a palavra “storge”, mas cada um retrata o amor familiar. Há muitas vezes em que Paulo escreve para seus “irmãos” e seus “amados” em uma igreja ou outra. Há tanta ternura entre irmãos crentes porque eles estão unidos pelo mesmo Pai no céu.

Bíblia do amor de armazenamentoCrédito da foto: ©Pexels/August de Richelieu

6 maneiras que os cristãos podem mostrar amor

Mesmo que você não seja casado ou seja filho único; mesmo que seus pais tenham partido há muito tempo, você ainda pode demonstrar amor familiar a seus irmãos e irmãs em Cristo. Os crentes devem se relacionar uns com os outros em comunhão de maneira semelhante à forma como os membros de uma família amorosa se relacionam uns com os outros. Deve haver mais do que afeto, mas também unidade, até sacrifício.

Aqui estão seis maneiras de mostrar amor profundo e familiar aos membros de sua igreja, grupo de assistência, grupo de estudo bíblico ou outra comunhão.

1. Ore por eles. Você pode nunca ter que se colocar em perigo por causa de um ente querido, mas reservar um tempo para orar pelas necessidades de seus irmãos e irmãs em Cristo é um sacrifício de seu tempo. De certa forma, isso realmente o coloca em perigo – Satanás fará o possível para distrair os fiéis.

2. Perdoe-os . A misericórdia é um castigo não dado por causa da graça, que é um dom imerecido. Se alguém em seu círculo próximo o magoar, ofereça misericórdia. Não guarde rancor. Lembre-se, o amor não guarda nenhum registro de erros. ( 1 Coríntios 13:5 )

3. Não tenha medo da verdade. Fale isso. Aceite isso. As famílias superficialmente “boas” e “pacíficas” nem sempre são amorosas; às vezes eles estão apenas se escondendo e evitando.

O amor correrá o risco de chamar você de um pecado que você está cometendo. E amar os outros com a devoção de um pai ou irmão pode envolver correr o mesmo risco por causa do relacionamento de outra pessoa com Cristo.

4. Seja um bom modelo. Demonstre amor por Cristo lendo as Escrituras, orando regularmente, perdoando uns aos outros e compartilhando a verdade. Percebo como isso pode ser difícil quando vejo meus filhos me observando . Eu sou misericordioso? Humilde? E se sim, sou misericordioso e humilde quando é fácil, ou também quando é difícil?

Espero que meus filhos me vejam demonstrar um amor verdadeiro, mas também espero que eles me vejam fracassar – para que possam testemunhar o incrível amor de Cristo quando ele perdoa meus pecados.

5. Ajudem-se mutuamente a aprender sobre o amor storge . Demonstre ativamente os princípios desse tipo de afeto um pelo outro, em vez de apenas falar sobre isso. Se um amigo pensa que o cristianismo é uma religião que faz você se sentir mal consigo mesmo, esta é uma chance de exemplificar como o amor intenso corre nas veias da palavra de Deus. Realmente ganha vida quando você pode mostrar a alguém “aqui é onde Deus mostrou amor familiar; e aqui.”

Nem sempre é óbvio até que a pessoa entenda que disciplina e amor estão intimamente ligados. Use testemunho pessoal e exemplos de sua própria vida. Pode começar com “Achei que meus pais estavam apenas sendo malvados quando não me deixaram sair com o carro” ou “Achei que minha irmã me traiu quando disse a mamãe e papai que eu estava bebendo”. Use sua história para dar vida ao significado de “família da igreja”.

6. Fiquem Juntos. Você e sua família da igreja não concordarão em tudo, mas o mundo precisa ver uma frente unida. É uma honra mostrar comunhão com seus irmãos e irmãs em Cristo. Não deixe que divergências mesquinhas o separem. 

O que causa brigas e brigas entre vocês? Eles não vêm de seus desejos que lutam dentro de você? – Tiago 4:1

Se você não gosta da música, ou o pastor não é tão carismático quanto você gostaria, engula o desejo pessoal e continue indo para a igreja que você chama de “lar”. Claro, se eles estão pregando mentiras, isso é diferente, mas novamente: a família fala a verdade em amor. Converse com seu pastor. Deixar a igreja é o último recurso.

Uma Oração para Mostrar Amor

Pai, às vezes nos confundimos sobre o que é o amor. Achamos que queremos o amor verdadeiro, quando o que realmente queremos é uma irmã mais velha que só vai piscar para nós quando roubarmos as chaves do carro da mamãe. Isso não é amor de jeito nenhum. Um bom irmão, aquele que demonstra grande amor, nos dirá quando estivermos fazendo a coisa errada. Ela vai correr o risco de sua irmã mais nova dizer que a odeia e não falar com ela por dias, até anos.

Acontece, Deus; o amor familiar é arriscado. Você sabe disso melhor do que ninguém. Você enviou seu Filho para ser nosso irmão, nosso amigo. E como nosso Pai Celestial, você pagou o preço para sermos acertados com você.

Tantas vezes em nossas vidas rejeitamos esse amor. Saímos como pirralhos mimados, mas sua fidelidade perdura. Por favor, Senhor, ajude-nos a ser fiéis, como seu Filho, e mostrar amor genuíno aos nossos irmãos e irmãs. Expanda sua família através de nossas interações com não-crentes.

Nisso, temos a honra e o privilégio de mostrar nosso amor a você, porque você disse “tudo o que você fez por um desses meus irmãos e irmãs mais pequeninos, você fez por mim”. Mateus 25:40 )

RECOMENDADO PARA VOCÊ

Curso de Hebraico e Grego – Entenda a Bíblia com mais profundidade aprendendo os dois idiomas mais ricos e antigos do mundo: Hebraico e Grego! Acesse:

Fonte: https://www.crosswalk.com/faith/bible-study/what-is-storge-love-in-the-bible.html

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.