O que é apologética?

O que é apologética

A Bíblia é bem clara quando chama os cristãos a ter um compromisso ousado e inabalável com Cristo. Pedir desculpas por nossa fé naquele que morreu por nós e ofereceu a salvação como um presente gratuito? Sem chance!

Assim é que muitos cristãos se irritam quando ouvem pela primeira vez sobre apologética. Infelizmente, quando ignoramos o estudo da apologética, perdemos o importante trabalho de construir um fundamento para nossa fé. Então, vamos começar estabelecendo algumas bases e definir do que estamos falando quando discutimos apologética cristã.

O que é apologética?

Em seu sentido mais básico, a apologética se refere ao discurso argumentativo sistemático. Decompondo ainda mais essa definição, significa que uma visão alternativa de um tópico é oferecida de forma organizada. Não precisa ser argumentativo no sentido de ser briguento. Claro, a maioria de nós provavelmente já experimentou isso uma vez que qualquer conversa se volta para o cristianismo.

Afinal, apologética cristã é o que estamos falando aqui, a defesa intelectual da verdade da religião cristã. Muitos tendem a ficar um pouco apaixonados ao defender algo que eles têm por perto e queridos em seu coração.

Mas a própria palavra apologética deriva da palavra grega apologia , que significa simplesmente uma resposta dada em resposta. Pense nisso menos como um debate e mais como contar a seu amigo sobre esse baú enterrado que você encontrou. Você está convencido de que o baú contém um tesouro infinitamente inestimável, mas seu amigo tem algumas perguntas.

Isso é apologética. Simplificando, é a resposta racional contra as objeções que as pessoas levantam sobre o cristianismo. E ao longo de 2.000 anos, houve algumas objeções. Então, se você valoriza ter uma resposta racional em vez de cruzar os braços frustrado e se recusar a se envolver, então a apologética tem algo a lhe oferecer.

Por que a apologética é importante?

A Bíblia é confiável? Deus existe? Se Deus existe, como podemos saber que Ele é bom? Como sabemos que Jesus realmente morreu e não apenas desmaiou? Como sabemos que os discípulos não roubaram o corpo de Jesus e inventaram toda a história sobre Sua ressurreição?

Essas perguntas foram feitas desde que Jesus andou na terra. De fato, no que diz respeito à questão do roubo do corpo de Jesus, o Evangelho de Mateus compartilha conosco a origem desse argumento.

“Quando os chefes dos sacerdotes se reuniram com os anciãos e traçaram um plano, eles deram aos soldados uma grande quantia em dinheiro, dizendo-lhes: “Vocês devem dizer: ‘Os discípulos dele vieram durante a noite e o roubaram enquanto estávamos dormindo. ‘ Se este relatório chegar ao governador, vamos satisfazê-lo e mantê-lo longe de problemas.” Então os soldados pegaram o dinheiro e fizeram o que foram instruídos. E esta história circulou amplamente entre os judeus até hoje.” (Mateus 28:12-15)

Isso aconteceu enquanto as mulheres que descobriram o túmulo vazio estavam a caminho de casa para compartilhar a verdade. Os discípulos precisavam de apologética antes mesmo de ouvirem que Jesus havia ressuscitado!

Para entender a importância do estudo da apologética cristã, devemos imaginar uma conversa sem ela. Se alguém perguntar por que você acredita em Jesus e você olhar fixamente para trás e encolher os ombros, isso não inspira muita confiança. No entanto, se você responder com convicção sobre como sabe que a história do Evangelho é verdadeira, isso força as pessoas a darem uma segunda olhada.

Isso é o que Judas estava encorajando quando ele “se sentiu compelido a escrever e exortá-lo a lutar pela fé que uma vez por todas foi confiada ao povo santo de Deus” (Judas 3). Esta maior história já contada foi confiada a nós, e é nosso chamado combatê -la ou defendê-la.

Então, como é defender o Evangelho? Não apenas podemos aprender sobre essa verdade nas páginas das escrituras, mas também podemos assistir a apologética em ação lendo a Bíblia. Afinal, isso não foi algo que o apóstolo Paulo ordenou sem ter modelado ele mesmo.

“Todos os sábados ele arrazoava na sinagoga, tentando persuadir judeus e gregos. Pois ele refutou vigorosamente seus oponentes judeus em debate público, provando pelas Escrituras que Jesus era o Messias.” (Atos 18:4, 28)

Como a apologética deve ser usada?

Se você já desejou encontrar uma resposta sem ter que redescobrir uma resposta, temos boas notícias para você. Quando o sábio rei Salomão disse que não havia nada de novo sob o sol, ele também poderia estar se referindo a objeções à verdade religiosa. Embora os tópicos de tendência no Twitter pareçam mudar mais rápido do que você pode soletrar a palavra ‘controvérsia’, muitas das mesmas objeções que foram levantadas no primeiro século continuam a ser levantadas no século XXI.

Felizmente para nós, desde que houve objeções, houve aqueles com o coração aberto dispostos a explorar as páginas das escrituras e a história do mundo em busca de explicações para nossas questões mais profundas. No entanto, o estudo da apologética não é apenas algo para quem tem muito tempo livre e uma disposição natural para estudar. Na verdade, é algo ordenado para todos os cristãos.

“Esteja sempre preparado para responder a todos que lhe pedirem a razão da esperança que você tem.” (1 Pedro 3:15) Quando o apóstolo Pedro escreveu essas palavras, ele pretendia que aqueles que proclamam Cristo pudessem convencer outros a se juntarem a eles. É por isso que ele passou a recomendar que demos essas respostas “com gentileza e respeito”. (1 Pedro 3:15)

O apóstolo Paulo ecoou esse sentimento quando escreveu: “Sede sábios no modo de agir para com os de fora; aproveitar ao máximo todas as oportunidades. Que a vossa conversa seja sempre cheia de graça, temperada com sal, para que saibais responder a todos”. (Colossenses 4:5-6)

Você está interessado em aprender mais sobre apologética como uma ferramenta para ganhar pessoas para um conhecimento salvador de Jesus como seu Salvador? Conheça nossos cursos de teologia e apologética. O Bacharel em Teologia oferece muita formação sobre teologia. oferece muitos caminhos para aqueles que exploram uma carreira no ministério. Para estudantes residenciais, nosso programa acelerado fornece uma maneira eficiente e econômica de ser equipado para qualquer área do ministério.

Fonte: https://seminary.grace.edu/what-is-apologetics/

Siga nossos blogs

Empreender Digital – Marketing Digital
Saúde Total
Emagrecer Com Saúde

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.