O que a Bíblia diz sobre tatuagens?

A pergunta de hoje é: “O que a Bíblia diz sobre tatuagens?” Neste vídeo, responderei a essa perguntam de uma perspectiva bíblica. Depois, como sempre, compartilharei alguns recursos úteis, então fique até o final.

As tatuagens são mais populares do que nunca em muitas partes do mundo. O número de pessoas com tatuagens aumentou dramaticamente nos últimos anos. As tatuagens não são mais apenas para delinquentes ou rebeldes.

O nervosismo da rebelião historicamente associado às tatuagens está começando a se desgastar. O Novo Testamento não diz nada sobre se um crente em Jesus Cristo deve ou não fazer uma tatuagem. Portanto, não podemos dizer que fazer uma tatuagem é um pecado.

Por causa do silêncio das Escrituras, ser tatuado se enquadra na categoria de “ área cinzenta”, e os crentes devem seguir suas convicções no assunto, respeitando aqueles que podem ter convicções diferentes.

Aqui estão algumas passagens da Bíblia com alguns princípios bíblicos gerais que podem se aplicar a fazer uma tatuagem:

◦ Efésios 6:1–2: Os filhos devem honrar e obedecer seus pais. Para um menor fazer uma tatuagem violando os desejos de seus pais é biblicamente insustentável. Tatuagens nascidas da rebelião são pecaminosas.

◦ 1 Pedro 3:3–4: “O adorno exterior” não é tão importante quanto o desenvolvimento do “eu interior” e não deve ser o foco de um cristão. Uma pessoa que deseja uma tatuagem para chamar a atenção ou atrair admiração tem um foco vão e pecaminoso em si mesmo.

◦ 1 Coríntios 10:31: Deus vê o coração, e nossa motivação para qualquer coisa que façamos deve ser glorificar a Deus. Motivações para fazer uma tatuagem, como “se encaixar”, “se destacar”, etc., ficam aquém da glória de Deus. A tatuagem em si pode não ser um pecado, mas a motivação para fazê-la pode ser.

◦ 1 Coríntios 6:19–20: Nossos corpos, assim como nossas almas, foram redimidos e pertencem a Deus. O corpo do crente é o templo do Espírito Santo. Quanta modificação desse templo é apropriada? Existe uma linha que não deve ser cruzada? Existe um ponto em que a proliferação de tatuagens em um corpo deixa de ser arte e passa a se tornar uma mutilação pecaminosa? Esta deve ser uma questão de reflexão individual e oração honesta.

◦ 2 Coríntios 5:20: Somos embaixadores de Cristo, entregando a mensagem de Deus ao mundo. Que mensagem a tatuagem envia e ajudará ou prejudicará a representação de Cristo e o compartilhamento do evangelho?

◦ Romanos 14:23: O que não vem da fé é pecado, então a pessoa que faz a tatuagem deve estar totalmente convencida de que é a vontade de Deus para ela.

Não podemos deixar a discussão sobre tatuagens sem olhar para a lei do Antigo Testamento que proibia tatuagens: “Não cortem seus corpos pelos mortos ou coloquem marcas de tatuagens em vocês. Eu sou o Senhor” (Levítico 19:28).

A razão para a proibição de tatuagens nesta passagem não é declarada, mas é provável que a tatuagem fosse uma prática pagã ligada à idolatria e superstição. Provavelmente era comum que os pagãos marcassem sua pele com o nome de um falso deus ou com um símbolo em homenagem a algum ídolo.

Deus exigiu que Seus filhos fossem diferentes. Como Ele os lembrou no mesmo versículo: “Eu sou o Senhor”. Os israelitas pertenciam a Ele; eles eram Sua feitura, e não deveriam levar o nome de um falso deus em seus corpos.

Embora os crentes do Novo Testamento não estejam sob a Lei mosaica, podemos tirar desse mandamento o princípio de que, se um cristão optar por fazer uma tatuagem, nunca deve ser por razões supersticiosas ou para promover a filosofia mundana.

A linha inferior é que fazer uma tatuagem não é um pecado, por si só. É uma questão de liberdade cristã e deve ser guiada por princípios bíblicos e enraizada no amor.

Quer aprender mais? Inscreva-se para não perder o próximo artigo! Visite GotQuestions.org para mais conteúdo excelente. E confira a seção de detalhes abaixo deste vídeo, há um livro que eu recomendo, junto com vários artigos relacionados.

Agora lembre-se, Tem perguntas? A Bíblia tem respostas, e nós vamos ajudá-lo a encontrá-las!

Poderá ver o vídeo no youtube Aqui

Combo Acadêmico de Teologia – CLIQUE AQUI