10 motivos para Crer na Bíblia | Esdras Savioli

Por que crer na Bíblia

10 motivos para acreditar na Bíblia Saudações a todos, mais um vídeo do canal “Vai na Bíblia” e hoje vamos falar sobre motivos para acreditar na Bíblia a partir do pressuposto de que Deus existe, e já falamos sobre isso em nosso primeiro vídeo, agora é a hora de entender porque a Bíblia é a fonte de revelação e autoridade que Ele preparou para nós.

E para isso separamos 10 motivos para acreditar na Bíblia O primeiro motivo é porque a Bíblia é uma obra literária. E por que um ser superior escolheria comunicar sua vontade ao ser humano por meio da escrita? Por uma razão muito óbvia : é a única forma de comunicação que pode ser utilizada pelo homem e preservada desde os tempos antigos até hoje.

Uma mensagem falada e não escrita desapareceria com o tempo. Somente por meio do registro escrito seria possível transmitir e assegurar a autenticidade de um conteúdo ao longo dos séculos.

A Bíblia não é apenas uma obra literária. É a obra literária mais perfeita da história e do mundo. Nada se compara à Bíblia em termos de evidências históricas, arqueológicas e documentais. Se entendermos que Deus é um ser que tudo sabe e tudo pode, como permitiria que fosse mentira um livro em que um ser superior fala em primeira pessoa, afirma ser o criador de tudo, revela seus atributos e sua natureza e desafia o homem a provar seu poder, seu amor e sua lealdade?

Produzir uma literatura em um período de cerca de mil anos e meio , manter a unidade desse conteúdo, mesmo utilizando mais de 40 escritores, com diferentes capacidades intelectuais, que, em sua maioria, não se conheciam, pois vividos em diferentes épocas e lugares, torna totalmente impossível atribuir ao homem a autoria da Bíblia.

A segunda razão para acreditar na Bíblia é porque a Bíblia traz as respostas. Parece simples dizer que a Bíblia traz as respostas, afinal muitos livros também respondem muitas perguntas sobre a vida, mas a grande diferença é que a Bíblia concentra absolutamente todas as respostas essenciais ao ser humano, em um único livro, antiquário ao mesmo tempo.

É o único livro que abrange todas as áreas essenciais da nossa vida: física, espiritual, intelectual, familiar, profissional, social e sentimental. E na maioria das vezes, através do resultado alcançado após seguir uma instrução bíblica, podemos provar se a Bíblia diz a verdade ou não.

E uma vez provadas essas respostas, por que não acreditar no que a Bíblia diz sobre assuntos como salvação e condenação do homem, por exemplo? A verdade é que a satisfação em experimentar e provar uma resposta dada por Deus através da Bíblia, abre nossa compreensão e faz com que certas questões nunca mais voltem à nossa mente.

A terceira razão é porque a Bíblia expõe a limitação humana. Se a Bíblia não tivesse Deus como seu autor, mas se fosse uma iniciativa humana, assumindo que o homem tem uma vida limitada e todos os profetas e escritores bíblicos já morreram qual seria o propósito?

Alguns dos homens mais importantes da Bíblia têm seus erros expostos na Bíblia. Como os casos de Noé, Abraão, Moisés, Davi, Nenhum dos mais de 40 escritores bíblicos afirma ser perfeito, mas atribuem essa perfeição somente a Deus.

Como seria possível uma pessoa escrever uma história sobre a ação de um ser superior e, mesmo após sua morte, outros continuarem sua história, dando ainda mais detalhes sobre esse mesmo ser?

Como poderia acontecer repetidas vezes, ao longo de mais de mil anos, e todas essas histórias apontarem para o mesmo, mostrar que há algo de errado com o próprio homem, e trazer a mesma solução para esse problema?

Sem ação e supervisão de alguém com conhecimento do passado, presente e futuro, isso seria completamente impossível. Por esse motivo, e por tantos outros, é que a Bíblia não se preocupa em provar a existência de Deus. O simples fato de a Bíblia existir já mostra isso.

A quarta razão é porque as promessas bíblicas são cumpridas. É óbvio que o simples fato de alguém fazer promessas não é motivo suficiente para acreditar em uma pessoa, o que realmente conta é se essa pessoa cumpre suas promessas.

E para saber se isso acontece é sempre bom buscar referências , saber se essa pessoa costuma honrar o que fala. Mesmo assim, talvez nem todas as referências sejam boas, o que realmente vai provar se essa pessoa é confiável é a nossa experiência particular com ela.

O mesmo acontece com a Bíblia , encontraremos milhares de testemunhos positivos, mas também ouviremos inúmeras reclamações de promessas não cumpridas. A questão principal é que toda promessa bíblica é condicional, para receber as promessas é necessário fazer algo , envolve fé, obediência, paciência e perseverança.

Quando isso acontece absolutamente todas as promessas bíblicas se cumprem. É possível comprovar em nossas próprias vidas o cumprimento de promessas como paz, segurança, descanso, prosperidade, sabedoria, entre outras.

E mais do que isso, o cumprimento dessas promessas nos dá esperança de acreditar em promessas ainda maiores, entre elas as promessas de Salvação e Vida Eterna.

A quinta razão é porque você não precisa abrir mão da razão. Ao contrário de muitos pensam, para crer na Bíblia não é preciso praticar uma fé cega, sem usar a razão, muito pelo contrário, precisamos usar nossa capacidade cognitiva, quer dizer, temos que conhecer, verificar, perceber e interpretar assimilar seu conteúdo.

A grande questão é que muitas pessoas não entendem que a fé simplesmente vem antes da compreensão, primeiro você acredita, e você tem razões para isso, e então você entende. Quando falamos da fé bíblica, falamos de uma atitude de obediência, baseada no que a Bíblia diz, e nesse primeiro momento talvez você precise deixar a lógica e a razão em segundo plano, mas então essa obediência trará a compreensão.

Você vai verificar o resultado dessa obediência e provar que o que a Bíblia diz é a verdade, inclusive de forma racional e lógica. A sexta razão é porque a Bíblia revela quem é Jesus Cristo.

Jesus é uma pessoa histórica , nasceu e viveu aqui na Terra há cerca de dois mil anos, não é um ser mitológico. Jesus foi o homem mais influente que já viveu, sem dúvida.

Nenhum outro grande líder inspirou, e ainda inspira tantos seguidores, a dedicar suas vidas a serviço dos outros. A influência de Jesus é evidente não apenas pela divisão da história entre antes e depois de Cristo, mas principalmente pelo fato de que neste momento, por causa dele, as pessoas estão dispostas a enfrentar opressão, perseguição e até a morte.

A vida de Jesus é contada com detalhes em quatro evangelhos diferentes, onde o mais humilde dos homens se proclamou como sendo o caminho, a verdade e a vida.

Alguém que conseguisse inventar uma história como essa e criar um personagem como Jesus, incluindo a sabedoria contida em seus ensinamentos , certamente se tornaria ainda mais famoso do que Ele, e sabemos que tal pessoa não existe.

Se você acredita na Bíblia e pratica o que ela ensina, a consequência é que você tem um encontro pessoal com esse mesmo Jesus Cristo.

A sétima razão para crer na Bíblia é o cumprimento das profecias.

Uma das maiores evidências de que a Bíblia é a Palavra de Deus são as profecias que já se cumpriram. Não apenas aqueles que tiveram seu cumprimento descrito na própria Bíblia, mas também os que podem ser comprovados através dos livros de história.

Um exemplo é a profecia feita no livro de Daniel sobre a ascensão e queda de quatro impérios, babilônico, persa, grego e romano. Na ordem em que isso aconteceria.

Agora entre aquelas que podem ser comprovadas dentro da própria Bíblia estão as profecias feitas com mais de 600 anos de antecedência, sobre o nascimento de Jesus, incluindo a hora e o lugar e sobre seu sofrimento e morte sem culpa.

A Bíblia teve, tem e sempre terá todas as suas profecias cumpridas, sem abrir mão de absolutamente nenhuma delas, incluindo o arrebatamento da Igreja e a segunda vinda de Cristo.

A oitava razão para acreditar na Bíblia é a questão das contradições.

Muitas pessoas pensam que é impossível acreditar na Bíblia porque ela é cheia de contradições , aliás, isso é o que muitos apontam como o grande problema da Bíblia. E, de fato, não poderia ser considerada a perfeita Palavra de Deus se apresentasse contradições.

Mas a pergunta é: há realmente contradições na Bíblia? À primeira vista, certas passagens podem realmente parecer contraditórias, mas quando você faz uma busca mais profunda, percebe que na verdade não são. Duas afirmações podem ser diferentes sem serem contraditórias.

Por exemplo, tome o caso dos cegos em Jericó. Mateus conta como dois cegos encontraram Jesus, enquanto Marcos e Lucas mencionam apenas um. Mas em nenhum momento Marcos e Lucas dizem que havia apenas um cego , é a mesma história por um ponto de vista diferente, uma afirmação não nega a outra , são complementares.

Em outros casos, a história é apenas semelhante, mas trata-se de outro momento com outras pessoas envolvidas. Além disso, passagens de difícil compreensão, somadas a algumas imprecisões na tradução do grego e do hebraico, e também uma tendência a encontrar erros, farão com que histórias semelhantes ou narrativas diferentes pareçam contradições.

A nona razão para acreditar na Bíblia são as descobertas da ciência. Quanto mais a ciência se desenvolve e novas descobertas são feitas, mais as pessoas ficam inseguras sobre a veracidade do relato bíblico sobre a criação.

De fato, muitas pessoas pensam que para acreditar na Bíblia é preciso acreditar que o mundo foi criado em seis dias consecutivos de 24 horas, cerca de 10 mil anos atrás. e que tudo o que a ciência moderna diz sobre esta questão precisa ser completamente rejeitado, mas, este é um pensamento errado, por causa do estilo literário que Gênesis 1 apresenta, a interpretação literal passa a não ser a única opção, no cristianismo por exemplo , há pelo menos oito visões sobre o relato da criação.

Para acreditar na Bíblia não é necessário abraçar uma única interpretação sobre a criação ou mesmo negar a interpretação literal , acreditar na Bíblia não exige que você se comprometa a decidir por uma dessas opções. da mesma forma não exige que você saiba exatamente do que tratam as profecias do livro de Apocalipse.

Sabemos que Adão e Eva foram seres reais e históricos dos quais descendem toda a raça humana, mas não temos como saber exatamente todos os detalhes de como ocorreu a criação, incluindo a existência ou não de eras glaciais, dinossauros ou mesmo a grande explosão.

O mais importante é saber que absolutamente tudo que existe foi criado por um único Deus. E a décima razão para acreditar na Bíblia é a experiência pessoal. Quando aplicamos os princípios bíblicos em nossas vidas , é possível provar que a Bíblia não é um livro qualquer.

O crescimento espiritual, a transformação que acontece em nossas vidas o entendimento que a Bíblia traz, a forma como tudo se encaixa de forma tão perfeita, somado à possibilidade de ver Deus falando conosco de uma forma particular, faz com que, entre todos os motivos acreditar na Bíblia, nenhum deles supera a experiência pessoal.

Talvez você possa discordar da maioria dessas razões, mas a verdade é que apenas uma razão é mais que suficiente para você dar o primeiro passo : ler a Bíblia é a única maneira de você poder praticar o que ela ensina e prove por si mesmo se o que foi falado neste vídeo é verdade ou não. “

Vai na Bíblia” termina aqui, se você gostou do artigo, não se esqueça de dar o seu like, compartilhar o artigo nas redes sociais e também se inscrever no canal se ainda não for inscrito. Então é isso, Deus te abençoe e até o próximo artigo.

Poderá ver o vídeo no youtube Aqui

Combo Acadêmico de Teologia – CLIQUE AQUI