Como ser cheio do Espírito Santo?

Como ser cheio do Espírito Santo

Inscreva-se para receber as atualizações do blog

Um versículo importante para a compreensão do enchimento do Espírito Santo é João 14:16, onde Jesus prometeu que o Espírito habitaria nos crentes e que a habitação seria permanente.

É importante distinguir a habitação interior do enchimento do Espírito. A habitação permanente do Espírito não é para alguns crentes selecionados, mas para todos os crentes.

Há uma série de referências nas Escrituras que apoiam esta conclusão. Primeiro, o Espírito Santo é um dom dado a todos os crentes em Jesus, sem exceção, e nenhuma condição é imposta a esse dom, exceto a fé em Cristo (João 7:37-39).

Segundo, o Espírito Santo é dado no momento da salvação (Efésios 1:13). Gálatas 3:2 enfatiza esta mesma verdade, dizendo que o selamento e a habitação do Espírito ocorreram no momento da fé. Terceiro, o Espírito Santo habita permanentemente nos crentes.

O Espírito Santo é dado aos crentes como pagamento inicial, ou verificação da sua futura glorificação em Cristo (2 Coríntios 1:22). Isto contrasta com o enchimento do Espírito mencionado em Efésios 5:18. Deveríamos estar tão completamente entregues ao Espírito Santo que Ele possa possuir-nos plenamente e, nesse sentido, encher-nos.

Romanos 8:9 e Efésios 1:13-14 afirmam que Ele habita dentro de cada crente, mas Ele pode ser entristecido (Efésios 4:30), e Sua atividade dentro de nós pode ser extinta (1 Tessalonicenses 5:19). Quando permitimos que isso aconteça, não experimentamos a plenitude da obra do Espírito e do Seu poder em e através de nós.

Ser cheio do Espírito implica liberdade para Ele ocupar cada parte de nossas vidas, guiando-nos e controlando-nos. Então Seu poder poderá ser exercido através de nós para que o que fizermos seja frutífero para Deus.

O enchimento do Espírito não se aplica apenas a atos externos; também se aplica aos pensamentos e motivos mais íntimos de nossas ações. O Salmo 19:14 diz: “Que as palavras da minha boca e a meditação do meu coração sejam agradáveis aos teus olhos, ó Senhor, minha Rocha e meu Redentor”.

O pecado é o que impede o enchimento do Espírito Santo, e a obediência a Deus é a forma como o enchimento do Espírito é mantido. Efésios 5:18 ordena que sejamos cheios do Espírito; entretanto, não é orar pelo enchimento do Espírito Santo que realiza o enchimento.

Somente a nossa obediência aos mandamentos de Deus permite que a liberdade do Espírito trabalhe dentro de nós. Como ainda estamos infectados pelo pecado, é impossível sermos cheios do Espírito o tempo todo.

Quando pecamos, devemos confessá- lo imediatamente a Deus e renovar o nosso compromisso de sermos cheios e guiados pelo Espírito.

Quer saber mais? Inscreva-se para não perder o próximo vídeo! Visite Conheça Sua Bíblia para obter mais conteúdo excelente. Agora lembre-se, tem dúvidas? A Bíblia tem respostas, nós ajudaremos você a encontrá-
las!

Poderá ver o vídeo no youtube Aqui

Combo Acadêmico de Teologia – CLIQUE AQUI

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.