amor text

A REDEFINIÇÃO DO AMOR — RESULTANTE DA PERDA DA VERDADE

A maioria das pessoas concorda que devemos amar uns aos outros. Mas o que significa amar os outros?

A redefinição do amor — resultante da perda da verdade

O amor não pode significar o que nossa cultura diz que significa. Ele não pode ser desvinculado de um padrão moral transcendente (isto é, a palavra de Deus e a Lei natural) e deixado para ser definido subjetivamente por nossos sentimentos, para ser moldado e moldado em qualquer forma que as tendências sociais atuais o dobrem. A pessoa média nos EUA hoje é um popular secularista [1] e aceitou a definição de amor secularista popular. Quando a maioria das pessoas fala de amor hoje, falar de “amar os outros” significa algo como: “Quero que você tenha o que quiser; existir em qualquer estado que você acha que vai te fazer feliz.” O amor é agora definido em termos dos valores centrais do Secularismo Popular de conforto e felicidade, e não pelos valores tradicionais de bondade e verdade. Assim, na cultura de hoje, ser desamoroso ou odioso é ficar no caminho de uma escolha de estilo de vida de outra pessoa que essa pessoa pensa que lhe trará felicidade e satisfação, até mesmo dizer a alguém que o que ela quer é “errado” de alguma forma e sugerir que eles deveriam negar a si mesmos certos desejos e vontades. Isso é o que significa ser “desamor” em nossa cultura popular secularista hoje.

Quando o conceito de Verdade moral cognoscível (um padrão de certo/errado e bem/mal que se origina além da humanidade e além da opinião da sociedade) é rejeitado por uma cultura, não há nada para medir com autoridade nossos desejos e vontades. Torna-se impossível dizer: “Meu desejo por essa pessoa é errado” ou “Meu desejo de fazer isso é ruim para mim e para a sociedade”. Tudo o que resta é que as pessoas e a sociedade expressem suas opiniões. No entanto, muitos em nossa sociedade não agem como se sua definição de amor fosse opinião. Alguns até procuram impor sua opinião àqueles que discordam da visão social dominante, mesmo que não haja uma base filosófica sólida para justificar tal ação. A sociedade ainda pode falar sobre conceitos como o amor, mas a definição tradicional de amor que une o amor firmemente à Verdade está perdida.

Assim, o amor torna-se como um barco que é solto de suas amarras, deixado à deriva aqui e, assim, o vento e as ondas dos modismos sociais.

No entanto, o amor e a verdade andam de mãos dadas. Sem a Verdade, o que se afirma ser amor é uma falsificação — muito parecido com o que acontece quando uma pessoa confunde paixão com amor. O amor pelo outro deve incluir um desejo pelo que é bom na vida do outro.  Mais especificamente, amar alguém é trabalhar para trazer o que é bom na vida do outro. No entanto, a única maneira de medir “o bem” é ter um padrão que se origine de uma fonte além da opinião da sociedade pela qual possamos examinar as escolhas apresentadas. Felizmente, temos uma verdadeira vara de medição para medir o bem na forma da revelação de Deus dada a nós através da Bíblia e da Lei natural.

Os cristãos devem saber o que é o amor e como ele se parece. Não devemos ser enganados ao aceitar a definição cultural de amor que se baseia em sentimentos e não na verdade. Na verdade, podemos aprender muito sobre o amor simplesmente observando as suposições em jogo na conversa quando Jesus respondeu à pergunta de um fariseu em Mateus 22:36: “Qual é o maior mandamento da Lei?” A resposta de Jesus é encontrada no versículo 37-40:

Mateus 22:37-40 (NVI)
37   Jesus respondeu: “’Ame o Senhor seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento’.
38   Este é o primeiro e maior mandamento.
39   E a segunda é assim: ‘Ame o seu próximo como a si mesmo’.
40   Toda a Lei e os Profetas dependem destes dois mandamentos”.

Jesus disse que amar a Deus e amar os outros como a si mesmo são os maiores mandamentos, a maior responsabilidade do homem. É neste ponto que o Popular Secularista pode concordar em dizer: “Sim, o AMOR é o maior valor! Veja, até mesmo Jesus disse isso. Vocês cristãos deveriam ser mais amorosos com as pessoas. Você deve afirmá-los e não criticar suas escolhas e crenças de estilo de vida apenas porque são diferentes das suas.” Infelizmente, estamos vendo cada vez mais cristãos afirmando escolhas de estilo de vida imorais em nome de serem mais inclusivos, afirmativos e amorosos – mesmo no espírito do próprio amor de Cristo!

No entanto, aqueles que adotam tal postura deixam de considerar o contexto, bem como O QUE FOI ASSUMIDO pela pergunta do fariseu e pela resposta de Jesus. Ambos assumiram que a verdade moral PODE SER CONHECIDA. Ambos baseavam sua definição de amor, não em sentimentos subjetivos, mas na clara revelação da Verdade moral originária do próprio Deus. Afinal, a pergunta era: “Qual é o maior mandamento  da Lei ?” Devemos fazer a pergunta: “A qual lei ambos se referem?” A resposta, claro, é a Lei que foi dada por Deus ao povo de Israel! E de onde se originou essa Lei? De Deus! Em outras palavras, se você quer amar a Deus e amar os outros, você deve fazer as coisas detalhadas na Lei de Deus dada a Israel. [2]  Como Jesus disse no versículo 40, “Toda a lei de Deus é projetada para ajudá-lo a amar a Deus e amar os outros”  (minha paráfrase). Este não é um conceito subjetivo de amor, mas baseado na clara capacidade de acessar e conhecer a revelação de Deus ao homem. Em suma, amar a Deus e amar o homem é obedecer à Lei de Deus.

Essa mesma revelação para o homem é o que a agora dominante visão de mundo secularista popular nega. De acordo com o Secularismo Popular, Deus pode ou não existir, mas certamente não podemos dizer definitivamente “quem” Deus é, muito menos o que Deus quer. Assim, o conceito de amor é deixado flutuar e ser definido por qualquer vento e onda de doutrina que a versão atual da sociedade empurre. O amor torna-se como um barco desprendido de suas amarras flutuando sem rumo de um lado para outro.

Embora não nos surpreenda quando os não-cristãos, como os Secularistas Populares, adotam esse ponto de vista, deve nos surpreender quando os cristãos professos adotam esse ponto de vista. É em parte porque muitos cristãos não conhecem as Escrituras porque não leem a Bíblia, que são facilmente desviados por esse “vento e onda” de falsa doutrina que nasce da cosmovisão popular secularista. Alguns cristãos professos, eu ouso dizer, são realmente secularistas populares de coração, embora professem crer em Jesus. Suas ações e atitudes, assim como as de todos os outros, fluem de suas convicções mais profundas, que se alinham mais à cultura em geral do que ao cristianismo.

No entanto, como cristãos, se realmente somos cristãos, devemos aceitar os ensinamentos da Bíblia, as palavras do próprio Jesus Cristo, em vez das convicções de nossa cultura atual. Devemos medir tudo o que vemos e ouvimos pela régua da revelação de Deus para nós. Se não fizermos isso, não seremos transformados à imagem de Cristo e, em vez disso, nos conformaremos com falsas noções de todos os tipos de coisas – incluindo distorções de conceitos fundamentais, até mesmo amor.

Notas

[1] O secularismo popular é a visão de mundo dominante no Ocidente hoje. O secularismo popular mantém as seguintes suposições sobre a realidade:

  1. Deus pode ou não existir.
    1. Se Deus existe, ninguém sabe qual Deus é verdadeiro.
    2. Ninguém pode dizer corretamente que uma religião está certa e outra errada.
    3. Fazer tais alegações é intolerante.
  2. Como tal, ninguém pode alegar saber o que Deus quer que a humanidade faça, excluindo as reivindicações dos outros.
    1. Assim, nenhum livro religioso (a Bíblia, o Alcorão, etc…) pode reivindicar corretamente ser a palavra de Deus.
    2. Cada livro tem o mesmo peso, mas menos peso do que a sabedoria do conhecimento progressivo educacional de elite hoje.
  3. A moralidade é provavelmente real, mas tem mais a ver com a sobrevivência da sociedade do que com o prazer de Deus.
    1. É inegável que o “mal” é real.
    2. No entanto, como não sabemos se Deus é real ou quem ele é, ninguém pode dizer com razão que as ações de alguém são objetivamente erradas, a menos que a maioria da sociedade concorde.
    3. Assim, a moralidade é uma construção da sociedade e não um produto da revelação de Deus para nós.
  4. Conforto e felicidade são as mais altas considerações humanas.
    1. Os humanos devem trabalhar para garantir que todos estejam confortáveis ​​e felizes.
    2. Qualquer coisa que negue conforto e felicidade deve ser evitada e possivelmente proibida.
  5. As considerações econômicas devem sempre ser consideradas mais importantes do que as reivindicações religiosas.
    1. As políticas/leis públicas devem ser decididas considerando-se se algo fornecerá mais dinheiro para a sociedade, em vez de basear-se em alegações “religiosas” sobre moralidade.
    2. Como um exemplo contemporâneo: se o jogo legalizado traz receita adicional para uma cidade para aliviar a escassez de orçamento, esse conhecimento deve ser considerado mais importante do que as alegações religiosas de que oportunidades adicionais de jogo não são “boas” para a sociedade.
    3. “O bem” é definido em termos econômicos, sexuais e ambientais.
  6. (Quase) a liberdade sexual total é algo a que todos têm direito.
    1. Homossexualidade, transgenerismo, sexo fora do casamento são escolhas legítimas de estilo de vida, pois as pessoas devem ter o direito de fazer o que quiserem.
    2. Apenas aquelas atividades sexuais que “prejudicam” os outros estão erradas.
    3. Um número crescente de Secularistas Populares acredita que cada pessoa deve ter direito à liberdade de ser ofendida, incluindo silenciar vozes dissidentes.
  7. A ignorância e os abusos causados ​​pelos “ricos” são os dois principais problemas da humanidade.
    1. Se educarmos as pessoas, muitos dos males e desigualdades do mundo desaparecerão.
    2. Os governos também precisam buscar a redistribuição de renda para trazer justiça econômica.
    3. Se todos cooperassem, poderíamos inaugurar condições quase utópicas, e a vida melhoraria para todos.
  8. Ninguém sabe o que acontece quando morremos.
    1. Se não há Deus, não há Dia do Juízo Final para se preocupar.
    2. Por outro lado, alguns acreditam que quase todo mundo vai para o céu.
    3. Na mente daqueles, só as pessoas realmente más vão para o inferno, se é que existe um lugar assim.

[2] Hoje, não se deve instituir imediatamente todas as leis do Antigo Testamento, querendo ou não. Deve-se reconhecer que a revelação de Deus é de natureza progressiva. O Código Moral é repetido no Novo Testamento e ainda é válido, enquanto as leis cerimoniais e civis são obsoletas, tendo sido cumpridas por Cristo.

Fonte: https://crossexamined.org/the-redefinition-of-love-resulting-from-the-loss-of-truth/

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.