A Bíblia copiou outros mitos e lendas religiosas?

A Bíblia copiou mitos?

Quando confrontados com uma semelhança tão impressionante entre o cristianismo e o paganismo, não é de admirar que os não-crentes se sintam seguros em sua não-crença. No entanto, existem grandes falhas na teoria; não é logicamente correto e ignora as diferenças fundamentais entre as narrativas cristãs e pagãs.

Siga o blog

A Bíblia copiou outros mitos e lendas religiosas?

Em seu livro The Laughing Jesus , os autores Timothy Freke e Peter Gandy expressaram a crença de que a Bíblia cristã evoluiu de outros mitos. “Cada religião de mistério”, escreveram eles, “ensinou sua própria versão do mito do homem-Deus moribundo e ressuscitado, que era conhecido por nomes diferentes em lugares diferentes. No Egito, onde os mistérios começaram, ele era Osíris. Na Grécia ele se tornou Dionísio, na Ásia Menor ele é conhecido como Átis, na Síria ele é Adonis, na Pérsia ele é Mitra, em Alexandria ele é Serápis, para citar alguns”.

Esta citação transmite a essência de sua opinião. Os autores – como muitos não-crentes – acham o cristianismo interessante, mas não tão original.

Apesar de ter feito inúmeras aulas de Bíblia e filosofia cristã, só recentemente aprendi que muitas pessoas pensam assim. Como o conceito de cristianismo evoluindo de outras religiões é novo para mim, adoraria explorá-lo com você. Começaremos analisando por que a crença é tão prevalente e, em seguida, abordaremos o que a torna problemática.

Por que é popular

De acordo com o apologista Dr. Pat Zukeran , os não-crentes pensam que o cristianismo cresceu de práticas pagãs porque existem paralelos notáveis ​​entre os dois. Esses paralelos incluem:

  • Mitras –  O deus persa (e eventualmente romano) do sol, juramentos e justiça. De acordo com Zukeran, Mitra foi concebido imaculadamente, viajou com 12 discípulos a quem prometeu a vida eterna e se sacrificou pelo mundo.
  • Osíris —  O rei egípcio do submundo. Ele foi morto por Seth, a personificação do caos e do mal, mas tornou-se juiz sobre os mortos e exerceu poder sobre os vivos através de seu filho.
  • Dionísio —  Um deus da natureza greco-romana de fecundidade e alegria. Assim como Jesus, Dionísio era conhecido por transformar água em vinho.
  • A Epopéia de Gilgamesh –  Um poema mesopotâmico sobre um rei de dois terços divino chamado Gilgamesh. Suas viagens envolveram árvores proibidas e uma inundação mundial.

Por que está errado

Quando confrontados com uma semelhança tão impressionante entre o cristianismo e o paganismo, não é de admirar que os não-crentes se sintam seguros em sua não-crença. No entanto, Zukeran apontou duas grandes falhas na teoria: uma, não é logicamente correta; e dois, ignora as diferenças fundamentais entre as narrativas cristãs e pagãs.

1. As Falácias Lógicas

Por mais sólida que a teoria possa parecer à primeira vista, um olhar mais atento revela algumas falhas na lógica. Zukerman chama a primeira de falácia composta. As pessoas o cometem agrupando muitas ou todas as religiões pagãs em uma unidade antes de compará-las ao cristianismo.

Mais religiões equivalem a mais pontos comuns equivalem a mais evidências. No entanto, se você tratar cada crença pagã como sua própria entidade antes de compará-la à nossa própria fé, você encontrará apenas algumas conexões superficiais.

Zukerman também apontou algo que chamou de falácia terminológica. Ele afirma que, embora existam alguns termos tanto na fé cristã quanto na pagã, eles são frequentemente usados ​​de maneira bem diferente. A palavra “ ressurreição ” é um ótimo exemplo:

Enquanto se diz que Osíris ressuscitou dos mortos, ele não volta à vida completamente . Ele tem que ficar no submundo e se contentar em viver metaforicamente através de seus descendentes. Jesus, por outro lado, voltou à vida literalmente. Essa diferença de definição prova que a terminologia por si só é um ponto fraco de comparação entre as religiões.

Outro erro comum que os incrédulos cometem é cometer a falácia cronológica. Esta é a suposição de que as religiões de mistério existiam antes do cristianismo. Não há provas arqueológicas de que outras religiões de mistérios fossem praticadas na Palestina no primeiro século dC.

Além disso, judeus e cristãos primitivos enfatizavam a singularidade de sua religião a ponto de detestar a ideia de adotar deuses, histórias ou práticas de outras crenças. Em outras palavras, eles eram muito teimosos para deixar outras ideias penetrarem em sua religião.

2. As Falácias Narrativas

Freke e Gandy citaram o uso precoce de nascimentos virgens, morte e ressurreição pelos pagãos como evidência de que os cristãos eram imitadores desavergonhados. Mas a frase “nascimento virginal” significa algo radicalmente diferente em cada sistema de crença. Nos mitos pagãos, um deus cobiça e tem um filho com uma mulher mortal.

Embora Zeus não seja mais humano do que Deus, suas muitas amantes não contam como nascimentos virgens porque houve sexo envolvido. Pode não ter havido sexo na história do nascimento de Mithras, mas isso é apenas porque ele não nasceu; ele brotou totalmente crescido de uma rocha. Nenhum cenário é comparável a Deus enviando o Espírito para tocar o ventre da Virgem Maria.

Os deuses do G pequeno e o Deus do G grande também discordam sobre o assunto da morte em vários pontos:

  • A quantidade de mortes –  os pagãos viam a história como um ciclo e não uma linha, então seus deuses repetidamente morriam e voltavam. Em contraste, Jesus morreu apenas uma vez.
  • As causas das mortes – Nos mitos pagãos, os deuses nunca morreram voluntariamente; eles foram mortos por emasculação, acidentes de caça e outras forças externas. Jesus é o único deus que escolheu morrer e o fez por uma razão altruísta: reunir a humanidade com o Pai.
  • A natureza das mortes –  A morte de um deus pagão ou semideus sempre foi um exemplo humilhante de derrota. A morte de Jesus, por outro lado, foi o triunfo final contra o mal.

O que isto significa?

Nós cobrimos muito terreno juntos hoje, mas muitas outras reviravoltas esperam por você enquanto você explora esse debate por conta própria. É uma longa jornada, mas não importa onde sua busca por conhecimento o leve, saiba que Deus está ao seu lado e quer que você encontre a verdade. Busque-O, e Ele esclarecerá para você em Seu tempo.

©iStock/Getty Images Plus/MatiasEnElMundo


Sonya Downing  é romancista, escritora freelance e editora de conteúdo com bacharelado em redação profissional. Seu trabalho freelance foi publicado na revista Focus on the Family’s teen girl Brio, The Evangelical Church Library Association e na revista trimestral The Secret Place. Ela também blogou para IlluminateYA Publishing e editou para Mountain Brook Ink . Você pode segui-la no Facebook , Twitter , Instagram e LinkedIn 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.