5 Argumentos Comuns Contra a Bíblia e Como Respondê-los

Tremper Longman


A Bíblia ocupa um lugar essencial na fé cristã. A Bíblia afirma ser – e a Igreja a reconheceu como – a Palavra de Deus. A Igreja ao longo dos tempos reconheceu esse status referindo-se à Bíblia como seu cânon, o que significa que a Bíblia é o padrão escrito para sua fé e prática. Essas são afirmações extraordinárias sobre uma coleção de literatura antiga, e muitas pessoas na sociedade atual têm grande dificuldade em entender por que os cristãos colocariam suas crenças e comportamento sob a autoridade da Bíblia. Posso pensar em cinco objeções comuns que ouvi ao longo dos anos:

  1. A Bíblia está cheia de contradições e discrepâncias.
  2. A Bíblia está cheia de violência, genocídio, preconceito e injustiça, muitas vezes ordenados por Deus – e tem sido usada pelos cristãos para justificar mais violência e opressão.
  3. As descrições da Bíblia da natureza e da história natural estão irremediavelmente em conflito com a ciência.
  4. A Bíblia foi escrita por povos antigos e primitivos e não tem mais valor para os modernos.
  5. Os cristãos nem conseguem concordar com o que está sendo dito, então quem se importa se é verdade ou não.

Tendo refletido sobre essas questões ao longo dos anos em que fui um estudioso da Bíblia, gostaria de oferecer as seguintes respostas a essas objeções.

1. Está cheia de contradições e discrepâncias

Não é muito difícil convencer alguém de que a Bíblia está cheia de contradições – isto é, se eles não conhecem a Bíblia muito bem. Tudo o que você precisa fazer é citar Provérbios, onde o autor nos diz para não “responder (26: 4) —ou é:“ responder ao tolo segundo a sua estultícia ”(26: 5). Ou talvez ressalte que Mateus coloca o “Sermão da Montanha” em uma montanha (Mateus 5: 1), enquanto Lucas diz que Jesus falou em um “lugar plano” (Lucas 6:17). Abias é um bom rei (2 Crônicas 13) ou mau (1 Reis 15: 1-8)? Os humanos foram criados por último (Gênesis 1: 1-2: 4a) ou primeiro (Gênesis 2: 4b-25)? Claro, esses são apenas exemplos de incontáveis ​​outros que as pessoas gostam de mencionar.

Um pouco de pesquisa, no entanto, mostrará que os provérbios não foram escritos para nos dar princípios universalmente válidos (“Eu sempre responderia a um tolo de acordo com sua tolice”), mas ao invés disso, são verdadeiros apenas quando aplicados na situação certa. Dependendo do “tolo” com quem você está falando, você deve determinar qual provérbio é relevante para a situação.

Os Evangelhos não pretendem ser simplesmente relatos factuais, mas trazem o significado teológico de eventos reais para seu público contemporâneo. Assim, Mateus coloca o sermão de Jesus em uma montanha para trazer à tona uma conexão que todos os seus leitores cristãos judeus originais reconheceriam imediatamente. A saber, Jesus falando em uma montanha sobre a lei os lembraria de como Deus deu a lei a Moisés no Monte Sinai (Êxodo 19-24): Lucas, escrito principalmente para cristãos helenistas, não perceberia essa conexão tão prontamente.

O mesmo se aplica ao relato de Abias em Reis e Crônicas. Estas não são apenas coleções de dados sobre um rei chamado Abias. As duas histórias estão usando a história de Israel e Judá para responder a perguntas relevantes para sua época. O autor de Reis escreve para aqueles que sobreviveram à destruição de Jerusalém pelos babilônios para explicar por que estão no exílio. Eles e seus reis quebraram a lei de Deus e sofreram as consequências. Crônicas, por outro lado, foi escrito para a comunidade pós-exílica e, entre outros assuntos, está interessado em escolher eventos na vida de seus reis que mostrem sua devoção a Deus.

Quanto aos  dois relatos da criação : Embora ambos estejam interessados ​​em nos contar quem criou tudo, nenhum deles está interessado em nos contar como ele o fez. Nenhum dos dois está nos dizendo a seqüência real da criação, mas descreve a criação em linguagem figurada. Podemos recorrer à ciência e perguntar como Deus fez isso.

Como demonstrei, supostas “tensões e contradições” na Bíblia geralmente são casos em que alguém entende mal o gênero e o propósito de certa passagem, ou está medindo a Bíblia por um padrão inadequado. Em meus mais de quarenta anos como erudito bíblico profissional, ainda não ouvi tal afirmação que realmente se fixe depois de fazer algumas pesquisas. Eu sugiro que outros o façam também.

2. Está cheia de violência, genocídio, preconceito e injustiça, muitas vezes comandado por Deus – e tem sido usada por cristãos para justificar mais violência e opressão

Sim, a Bíblia está cheia de preconceito, violência, tentativa de genocídio e injustiça. Afinal, a Bíblia nos dá a verdade brutal sobre os seres humanos pecadores.

É claro que as pessoas que fazem essa acusação contra a Bíblia não têm esses exemplos de violência humana e injustiça em mente, mas, em vez disso, estão pensando nas muitas histórias em que Deus trouxe violência contra as pessoas diretamente ou por meio de seus seguidores. Pense na história do dilúvio (Gênesis 6-9), a morte dos soldados egípcios no Mar Vermelho (Êxodo 14-15) ou a Conquista (Josué 1-12). 

Mas, embora seja difícil fazer com que nossas mentes ocidentais do século 21 entendam isso, essas são histórias de justiça, pessoas más recebendo o julgamento que merecem. Deus traz o Dilúvio contra a humanidade violenta (Gênesis 6: 11-12); ele fecha o Mar Vermelho contra os soldados egípcios que estavam tentando matar os israelitas e ordena a Josué que lute contra os cananeus porque o pecado deles atingiu “sua plena medida” (Gênesis 15:16).

Somente as pessoas que vivem em circunstâncias relativamente pacíficas podem se dar ao luxo de ficar “desligadas” dessas histórias. A dura verdade da Bíblia é que as pessoas que rejeitam a Deus e prejudicam outras pessoas acabarão recebendo punição por elas. Essa também é a mensagem do Novo Testamento, no ensino por trás do céu e do inferno.

A violência divina da Bíblia faz parte da batalha de Deus contra o mal. E essa batalha se desenvolve com o passar do tempo. Quando Jesus vem, ele realmente aumenta e intensifica a batalha de forma que agora seja diretamente contra os poderes espirituais e autoridades, e esses inimigos são derrotados não por matar, mas por sua morte na cruz, onde ele “triunfa” sobre eles (Col. 2:15).

Por esta razão, os seguidores de Jesus, os cristãos, devem entender que “nossa luta não é contra carne e sangue, mas contra os governantes, contra as autoridades, contra este mundo de trevas e contra as forças espirituais do mal nos reinos celestiais” (Ef . 6:12). Esta batalha é vencida com armas espirituais (verdade, retidão, paz, fé, a palavra de Deus), não com armas físicas. Qualquer uso de violência hoje para promover ou mesmo defender o evangelho é pecaminoso.

Mesmo assim, essa mudança da guerra física para a espiritual no Antigo Testamento não acarreta uma crítica ou rejeição do que aconteceu no Antigo Testamento. Na verdade, a guerra contra os humanos maus e os poderes espirituais das trevas estão juntos na imagem que a Bíblia nos dá do julgamento final (por exemplo, em Apocalipse 19: 11-21).

Dito isso, devo admitir que há assuntos na Bíblia, tanto no Antigo quanto no Novo Testamento, que também acho difíceis de entender. 

Em particular, a instrução de Moisés de que Israel não deveria deixar vivo “nada que respire” (Deuteronômio 20:16) é difícil para mim compreender, principalmente quando Josué implementa isso após a batalha de Jericó, quando os israelitas ” destruíram totalmente tudo na cidade, tanto homens como mulheres, jovens e velhos, e bois e ovelhas e jumentos ao fio da espada ”(Josué 6:21).

 Talvez, como alguns estudiosos sugerem, “homem e mulher, jovem e velho” seja apenas uma maneira de dizer “todos lá”, mas não havia jovens realmente lá – mas por que mencionar os jovens se eles não estavam incluídos? 

Talvez, como outros sugerem, Jericó nesta época seja uma guarnição militar com poucos ou nenhum filho, mas mesmo que um filho morresse, ainda é preocupante. 

Talvez – e esse ponto de vista é mais provável, em minha opinião – a cultura cananéia estava tão completamente corrompida que precisava ser totalmente erradicada.

Na análise final, eu me encontro, como Jó no final do livro de Jó, curvando-me diante de Deus apesar de seu sofrimento inexplicável. Para outros, a imagem de Deus matando ou permitindo a morte, especialmente de não combatentes, continuará a ser um obstáculo, mas acredito que devemos resistir à tentação de explicá-lo.

3. Suas descrições da natureza e da história natural estão irremediavelmente em conflito com a ciência

A Bíblia não está em conflito com a ciência em suas descrições da natureza e da história natural. A verdade bíblica e a verdade científica nunca entrarão em conflito por uma questão de princípio porque, como os teólogos do passado nos disseram, Deus nos deu dois livros para revelar quem ele é, a saber, o livro da natureza e a Bíblia. Embora esses dois livros nunca entrem em conflito de verdade, nossas interpretações de um ou de outro, ou de ambos, podem estar erradas, o que traz a aparência de conflito. Neste ponto, precisamos nos lembrar das sábias palavras do Papa João Paulo II: “A ciência pode purificar nossa religião; a religião pode purificar a ciência da idolatria e falsos absolutos. ”

Gênesis 1-2, o principal relato bíblico das origens cósmicas e humanas, descreve esses eventos usando linguagem figurada, que deveria ser óbvia para todos os leitores e tem sido óbvia para a maioria através dos tempos. 

Os pais da Igreja, como Orígenes e Agostinho, reconheceram que os dias reais com noites e manhãs devem ter sol, lua e estrelas. Assim, os dias de Gênesis 1 – onde o sol não aparece até o quarto dia – não devem ser dias reais. Quando Gênesis 2: 7 descreve a formação do primeiro homem como Deus soprando no pó, isso também é linguagem figurativa. Afinal, Deus tem pulmões?

Portanto, não precisamos da ciência para nos dizer que Gênesis 1-2, embora esteja vitalmente interessado na questão de quem criou tudo – Deus! – não está absolutamente interessado em como ele criou tudo. Portanto, podemos recorrer a outro livro de Deus – a natureza – para responder a essa pergunta. 

E por meio das ferramentas da ciência, vemos que a história natural é mais bem entendida como um processo longo e lento de evolução cósmica e biológica, levando à criação de seres humanos. Isso não representa uma ameaça real ao ensino da Bíblia.

4. Foi escrito por pessoas antigas e primitivas e não tem mais valor para as pessoas modernas

A Bíblia foi escrita por pessoas antigas, com certeza. Os primeiros escritos vêm da segunda metade do segundo milênio aC e as partes mais recentes de cerca de 300 aC. Isso foi há muito tempo. 

O Novo Testamento é mais recente, mas mesmo esses livros foram escritos há quase 2.000 anos. Eles foram escritos em hebraico antigo, aramaico e grego por pessoas que eram culturalmente diferentes de nós. 

Recomendamos o Curso de Hebraico e Grego da Universidade da Bíblia

Na verdade, muitas vezes entendemos mal a mensagem da Bíblia se não nos lembramos de nossa distância temporal e cultural daqueles que a escreveram. Mas uma coisa é dizer que a Bíblia foi escrita por pessoas antigas e outra coisa é dizer que eles foram escritos por pessoas pessoas  primitivas

Mesmo sem levar em conta a afirmação de que esses autores falam em nome de Deus, tal acusação seria o cúmulo de nossa própria arrogância cultural. 

Sim, os povos antigos não tinham computadores, telefones celulares, videogames, nem mesmo eletricidade ou carros, nem Shakespeare ou Platão, e diríamos também que esses escritores são muito antigos para dizer algo verdadeiro ou significativo? 

Fizemos avanços notáveis ​​em nossa compreensão do mundo natural desde os tempos bíblicos, e os autores bíblicos freqüentemente refletem sua visão de mundo antiga (que, digamos, o mundo era plano e talvez no centro do cosmos). Mas a Bíblia não pretende nos ensinar sobre cosmologia, e a cosmologia defeituosa que ela assume não afeta sua mensagem pretendida.

Outros acreditam que a Bíblia é primitiva em seu entendimento do sobrenatural. Pessoas moribundas são curadas milagrosamente, os mortos são trazidos à vida e o mar se abre para permitir que os israelitas escapem dos egípcios. Mas talvez a visão moderna do cosmos como materialista aqui seja errada. A Bíblia é a revelação de Deus de uma dimensão que escapa à nossa percepção empírica.

Judeus e cristãos valorizam a Bíblia muito mais do que qualquer outra literatura, antiga ou moderna, pois reconhecemos que Deus nos fala por meio dos autores humanos da Bíblia (a parte hebraica para os judeus e o Antigo e Novo Testamentos para os cristãos). Em outras palavras, embora os livros da Bíblia não tenham sido escritos para nós, eles foram escritos para nós e têm relevância contínua para nós hoje.

5. Os cristãos não conseguem nem concordar sobre o que está dizendo, então quem se importa se é verdade ou não

Os cristãos muitas vezes chegam a conclusões diferentes sobre o que a Bíblia ensina sobre uma série de assuntos. Tudo o que temos que fazer é dirigir pela rua e ver uma Igreja Batista em uma esquina, depois uma Igreja Luterana em outra, então uma Igreja Católica, uma Igreja Presbiteriana, e assim por diante para chegar à conclusão de que não há uma , mas uma série de diferentes mensagens cristãs.

Os cristãos discordam em muitas coisas, como como interpretar Gênesis 1-2, como entender a soberania de Deus e a responsabilidade dos humanos, o que acontece durante a comunhão, quando alguém deve ser batizado, como os dons do Espírito se manifestam em nós, quando Cristo vai voltar, e assim por diante. Essas diferenças podem levar algumas pessoas a concluir que, se os cristãos não concordam com o que a Bíblia ensina, por que se preocupar com tudo isso.

Mas tal conclusão perde um ponto muito crítico. Em meio a todas as discordâncias sobre assuntos secundários (que alguns cristãos infelizmente consideram mais importantes do que eles), quase todos os cristãos realmente concordam nos assuntos mais importantes. Quais são esses assuntos? Bem, se você quiser saber o que todos os cristãos concordam, dê uma olhada no  Credo dos Apóstolos  . 

Luterana, presbiteriana, episcopal, católica e muitas outras igrejas afirmam o credo dos apóstolos. Os cristãos também estão unidos no ensino claro de que a Bíblia nos diz que fomos criados por Deus, que somos pecadores que precisam de um salvador, e que este salvador é Jesus Cristo, filho de Deus, que morreu na cruz e ressuscitou no poder. 

Como a  Confissão de Fé de Westminster (um credo cristão escrito no século dezessete) afirma que essas são as coisas que “são necessárias para serem conhecidas, cridas e observadas para a salvação”, e essas questões são claras porque “são propostas de forma tão clara e abertas em alguns lugar da Escritura ou outro, que não apenas os eruditos, mas os iletrados, no devido uso dos meios ordinários, possam atingir um entendimento suficiente deles. ”

Conclusão

Permitam-me terminar dizendo que nunca é errado expressar suas perguntas sobre a Bíblia, e essas perguntas são naturais de se fazer. Eu mesmo as perguntei ao longo dos anos, mas elas me levaram a um estudo mais profundo da Bíblia. Ao estudar mais, passei a ter um respeito mais profundo pela Bíblia à medida que a Palavra de Deus e meu estudo continuam. Minha esperança para os outros é que essas perguntas possam ser catalisadores para uma maior interação com a Bíblia e não se tornem uma desculpa para descartar a Bíblia.

Fonte: https://biologos.org/articles/5-common-arguments-against-the-bible-and-how-to-respond-to-them
Tradução: Emerson de Oliveira

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.