Significado hebraico de nomes femininos na genealogia de Jesus Cristo

Compreender os significados dos nomes hebraicos das mulheres na Bíblia Sagrada permite-nos uma visão mais profunda do seu propósito divino e do que Deus quer que aprendamos com eles; ambos os seus pontos fortes, fracos e propósito. Também entendemos melhor a profecia bíblica e aprendemos com muito cuidado o nome de nossos filhos.

Mulheres na genealogia de Jesus Cristo e os significados de seus nomes hebraicos

Sarah שָׂרָה (Mãe de Isaque por Abraão) significa “princesa de muitos” na língua hebraica. Seu nome original era Sarai que significa “princesa” Deus mudou seu nome em ( Gênesis 17:15 ).

Rebeca רִבְקָה (Mãe de Jacó por Isaac) significa “amarrar” ou “seguro” no idioma hebraico. Seus filhos Esaú e Jacó se tornariam duas nações e povos diferentes, mas através dela ambos estão ligados a Abraão, que é o “pai das nações”.

Léia לֵאָה  (Mãe de Judá por Jacó, cujo nome foi posteriormente mudado para Israel) significa “cansado” em hebraico. O pai de Léia, Labão, enganou Jacó para se casar com Léia e, ​​como resultado, ela muitas vezes se sentiu mal e lutou com sua irmã Rachel, que Jacó realmente queria e depois se casou também. ( Gênesis 29:25 )

Tamar (Mãe de Péres de Judá) significa “palmeira ou tamareira” no idioma hebraico. Procure o simbolismo das palmeiras na Bíblia para uma maior compreensão.

Tamar foi a primeira casado com o primeiro filho de Judá, Er, mas ele era perverso, então o SENHOR tirou sua vida. Então, de acordo com as leis de casamento da época, ela foi dada ao seu segundo filho, Onã, que também morreu. Embora Judá tenha prometido a ela seu último filho, ele não pretendia cumprir essa promessa com medo de que ele também morresse. Assim que Tamar percebeu isso, ela enganou Judá para dormir com ela, fingindo ser uma prostituta, quando na verdade ela era sua nora. (Gênesis 38 )

Raabe רַ֫הַב (Mãe de Boaz por Salmão) significa “espaçoso” ou “ser feroz, tornar-se corajoso”. Ela começou como uma prostituta vivendo em Jericó, mas mais tarde temia a Deus e confiava Nele, o que resultou em sua ajuda e se tornando uma das pessoas de Deus. ( Josué 2: 116 ) Eu gosto da definição de “tornar corajoso” aqui porque um dos pontos mais recorrentes no livro de Josué é resumido em Josué 1: 9  “Este é o meu mandamento – seja forte e corajoso! Não fique receoso ou desencorajado. Porque o Senhor teu Deus está contigo onde quer que você vá.

Rute רוּת (Mãe de Obede por Boaz) nome em hebraico significa “amiga” e que grande exemplo de amor e lealdade ela é.

Betseba בַּת־שֶׁ֫בַע (Mãe de Salomão, de Davi e viúva de Urias) Nome hebreu que significa “filha ou juramento” ou promessa divina.

Maria (Mãe de Jesus Cristo pelo Espírito Santo e esposa de José)

Fonte: http://www.newbeginningsworshipcenter.org/hebrew-names-in-genealogy-jesus-christ/hebrew-meanings-women-genealogy-jesus-christ/
Tradução: Emerson de Oliveira

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.