Resposta ao Analisando as Escrituras: Resposta a página Logos Apologética cristã

Você quer ter acesso a um Manual completo de estudos bíblicos, com mais de 300 perguntas complicadas da Bíblia respondidas? Durante mais de 5 anos aceitei esse desafio e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…
CONHEÇA SUA BÍBLIA

Inscreva-se para receber as atualizações

O “Analisando as Escrituras” tentou refutar minha resposta a seu vídeo. Vamos ver se sua resposta se sustenta. Muitos desses canais de Youtube céticos são simplistas e com um público com fraco conhecimento bíblico.

Na primeira parte ele insiste sobre Mateus 28:17 que alguns dentre os 11 discípulos duvidaram. Qual o contexto? Ele pergunta por que mencionei Mt. 14:31. É porque é a mesma palavra “duvidou” usada ali. Denota não uma descrença intelectual, mas a indecisão natural de quem se vê diante de um acontecimento único e “impossível”.

O texto relata que os onze discípulos foram à Galiléia, conforme Jesus havia ordenado, e lá o viram. No entanto, o versículo 17 não afirma que apenas os onze estavam presentes. A frase “e alguns duvidaram” pode se referir a qualquer um que estivesse presente, incluindo os 500 mencionados em 1 Coríntios 15:6.

O versículo 18 utiliza o pronome “vocês” (“ide, fazei discípulos de todas as nações”), indicando que a ordem de Jesus se aplicava a todos os que estavam presentes, não apenas aos onze.

Mateus 28:9-10 e Lucas 24:36-49 narram outras aparições de Jesus na Galiléia, após sua ressurreição, para um grupo maior de pessoas. A razão pode estar na natureza sumária do capítulo final do Mateus (Buzy) ou possivelmente a frase deve ser traduzida: ‘eles, os mesmos que duvidaram, adoraram’; cf. Abel, Grammaire du Grec Biblique (Paris 1927) 119.

Não, não precisamos chegar a esta conclusão à base do texto de Mateus 28:16, 17, que reza: “Os onze discípulos foram para a Galiléia, para o monte que Jesus lhes designara, e quando o viram, prestaram-lhe homenagem, mas alguns duvidaram.”
Jesus, já com muita antecedência, tentara ajudar os discípulos a se darem conta de “que ele tinha de ir a Jerusalém e sofrer muitas coisas da parte dos anciãos, e dos principais sacerdotes, e dos escribas, e que tinha de ser morto e de ser levantado no terceiro dia”. (Mateus 16:21) Não obstante, sua prisão e sua execução deixaram os discípulos desapontados e confusos. Parece que a ressurreição dele veio como surpresa. E quando ele se manifestou em forma humana, no princípio, alguns ‘não acreditavam ainda de pura alegria’. (Lucas 24:36-41) Seus aparecimentos após a ressurreição, porém, ajudaram seus seguidores íntimos a aceitar o fato da ressurreição; até mesmo o apóstolo Tomé ficou convencido de que Jesus ressuscitara. — João 20:24-29.
Depois disso, os 11 apóstolos fiéis “foram para a Galiléia”. (Mateus 28:16; João 21:1) Enquanto estavam ali, Jesus “apareceu a mais de quinhentos irmãos de uma só vez”. (1 Coríntios 15:6) É nestas circunstâncias que Mateus 28:17 menciona que “alguns duvidaram”. De modo que aqueles que tinham dúvidas bem possivelmente podem ter sido alguns desses 500 seguidores.

Ou seja, o “Analisando as Escrituras” não percebeu isso.

Evidências históricas:

  1. 1 Coríntios 15:6: Paulo, em sua carta aos Coríntios, afirma que Jesus ressuscitado “apareceu a mais de quinhentos irmãos de uma só vez, dos quais a maior parte ainda vive, mas alguns já dormiram”. Essa passagem corrobora a presença de um grande número de pessoas na aparição na Galiléia.
  2. Testemunhos patrísticos: Os primeiros pais da Igreja, como Inácio de Antioquia e Justino Mártir, também mencionam a aparição de Jesus para 500 pessoas em seus escritos.

Embora Mateus 28:17 não mencione explicitamente a presença de 500 pessoas, uma análise textual cuidadosa e a consideração de fontes históricas, como 1 Coríntios 15:6 e os testemunhos patrísticos, fornecem fortes evidências que corroboram essa narrativa. A resposta ao ateu deve se basear na análise textual, na apresentação de tais evidências e na refutação dos argumentos contrários, demonstrando a plausibilidade da presença de 500 pessoas na aparição de Jesus na Galiléia.

Engraçado que cita Paulo para não ir além do que está escrito mas não cita 1Cor. 15:6.

Depois ele tenta responder sobre o “aion” de Mt. 28:20. O que ele alega é que essa “consumação dos séculos” foi logo no primeiro século. Mas isso é um erro. E ele enfatiza o “até” (em grego, heos).

Sim. O até (heos) limita o tempo para a “consumação dos séculos” e é aí que ele erra. A intepretação tradicional é até a segunda vinda, não a um evento do primeiro século.

A questão é “o que é a consumação dos séculos”? Ele cita Hb. 1,2. Equivale à expressão “no nosso tempo”. Os escritores bíblicos às vezes falam dos eventos relacionados à primeira vinda de Cristo como ocorrendo nos “últimos dias” (cf. Atos 2:17; Hebreus 9:26; 1 Pedro 1:5).

A expressão ἐπ ἐσχάτου τῶν ἡμερῶυ τούτων, nestes últimos dias é corretamente entendida apenas como um terminus technicus em conexão com o hebraico בְּאַחֲרִית הַיָּ מִים (no final do dias). Estas palavras, que originalmente apontavam apenas para o futuro, tornaram-se, devido à sua frequente conexão com as profecias messiânicas, uma designação permanente para o tempo messiânico ם הַבָּא αἰὼν μέλλων como o período, começando com a ressurreição, da gloriosa manifestação do reino de Deus. Na concepção judaica este período coincidiu com o aparecimento do Messias.

Então não passou.

  • Ignora o contexto histórico: A promessa de Jesus era para fortalecer a fé dos cristãos em tempos de perseguição. Limitar a presença de Jesus ao primeiro século anula o propósito da promessa.
  • Interpretação literal de “consumação dos séculos”: Essa expressão pode ter diversos significados, como “fim da era presente” ou “período indefinido”.
  • Falha em considerar outras passagens: Diversos versículos bíblicos falam da presença eterna de Jesus com seus seguidores (Mateus 18:20, João 14:16-17).

O comando foi para os apóstolos fazerem discípulos e estes até a segunda vinda. Sobre Mateus 28, 19 ele não provou coisa alguma. O versículo é bem atestado nos manuscritos.

No minuto daquele vídeo ele tenta alegar sem provas de que Mateus 28:19 é um acréscimo da Igreja.

Não existem manuscritos antigos de Mateus conhecidos que contenham o final de Mateus, mas não tenham este episódio final ou que o contenham sem a fórmula trinitária. Nossos manuscritos mais antigos são, é claro, fragmentários em alguns lugares e faltam partes do texto devido a danos, mas todos os manuscritos antigos onde as páginas finais de Mateus sobreviveram contêm o relato de Jesus dando a grande comissão e incluem a ordem de batizar. em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Há evidências secundárias nos primeiros escritos da igreja. Nossas cópias de tais escritos são normalmente em menor número e mais recentes do que nossas cópias de manuscritos bíblicos reais, por isso é muito mais importante considerar os manuscritos ao determinar o texto original, mas as citações de fontes cristãs primitivas ainda são dignas de nota e muitas vezes podem fornecer informações adicionais. O Didache, considerado um dos primeiros documentos cristãos fora do próprio Novo Testamento, contém instruções sobre o batismo, afirmando:

“Tendo primeiro dito todas estas coisas, batiza em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo, em água corrente” (Didache Capítulo 7).

Engraçado que ele não fala isso de Tertuliano. Tertuliano, um escritor do final do segundo e início do terceiro século e o primeiro grande teólogo a escrever em latim em vez de grego, disse:

“Assim, depois que um deles [os doze apóstolos] foi eliminado, Ele ordenou aos outros onze, em Sua partida para o Pai, que ‘vão e ensinem todas as nações que deveriam ser batizadas no Pai e no Pai’. Filho, e no Espírito Santo’” (A Prescription Against Heretics, Capítulo 20).

Não vi ele citar prova alguma de que o papa Bento XVI disse isso.

Esta não é uma pergunta boba. Para os povos antigos, a expressão “em nome de” significava o poder e a autoridade investidos. As pessoas diziam: “Pare em nome do rei!” Isto não teve absolutamente nada a ver com o nome real e literal do rei. Parar em nome do rei significava parar por causa da autoridade do rei e por causa da autoridade delegada à pessoa que dizia “Pare!” do rei.

Então, quando somos batizados em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, isso significa que somos batizados sob a autoridade e pelo poder de Deus – de Deus como expresso na “trindade” do Pai, o Filho e o Espírito Santo.

O mundo, aion Strong #165: Denota um período indefinidamente longo, com ênfase nas características do período e não na sua duração. Em seu uso idiomático, a palavra designa “para sempre” ou “para todo o sempre” (21:19; Romanos 16:27; Efésios 3:21). Também é usado para designar a era atual (Mateus 12:32; Mateus 13:22; 1Timóteo 6:17) e o tempo após a Segunda Vinda de Cristo (Marcos 10:30; Lucas 20:35).

1Pd. 1:20 No Fim dos Tempos (ep Escatou Ton Cronon). Como ep escatou ton hemeron (#Hb 1:2). O plural chronoi, sem dúvida referindo-se a períodos sucessivos da história humana até chegar a plenitude dos tempos (#Gál 4:4).

Significados de “Synteleia”:

  • “Conclusão”, “cumprimento”: Esse é o significado mais comum de “synteleia” no Novo Testamento e na literatura grega koiné.
  • “Fim de uma era”: Em alguns contextos, “synteleia” pode se referir ao fim de uma era ou período específico, como o fim da era presente.
  • “Destruição”: Em raras ocasiões, “synteleia” pode ser usado para significar “destruição”,

Significado de “Aionos”:

  • Definição: “Era”, “tempo”, “eternidade”.
  • Conotações: Em Mateus 28:20, “aionos” não se refere à destruição de uma geração, mas à totalidade do tempo, abrangendo passado, presente e futuro.
  • Uso em outros versículos: Diversos versículos usam “aionos” para indicar eternidade (Mateus 18:20, João 14:16-17).

Ou seja, não tem nada a ver com a destruição de uma geração mas sim com o fim dos tempos. Diversos versículos bíblicos afirmam a presença eterna de Jesus com seus seguidores (Mateus 18:20, João 14:16-17).

Além disso ele alega, sem evidências, de que Mateus 28:20 foi escrito depois da destruição do templo dando a entender que foi um ato profético de Jesus.

Jo. 7:33-34: Esta é, provavelmente, uma referência ao julgamento futuro, quando os homens lamentarão ter rejeitado a Cristo e buscarão em vão a salvação, porque é tarde demais (ver Jeremias 8:20; Amós 8:11-12; Mateus 7:21- 23; Mateus 25:11-12; Lucas 13:25-30).

1Cor.15:23: Quanto à palavra vinda (gr. parousia), veja com. Mateus_24:3 Paulo decididamente relaciona a ressurreição dos remidos com o retorno de Cristo. Veja com. João 14:3; 1Co_15:51-53; 1Ts_4:14-16; Apocalipse 20:6.

A palavra parousia era a palavra técnica “para a chegada ou visita do rei ou imperador” e pode ser rastreada desde o período ptolomaico até o século II d.C. (Deissmann, Luz do Antigo Oriente, p. 368). ‘As moedas do Advento foram cunhadas após uma parusia do imperador.’ Paulo está apenas discutindo “aqueles que são de Cristo” (#3.23; Gl 5.24) e, portanto, não diz nada sobre julgamento (cf. #1Ts 2.19; 3.13; 4.15; 5.23).

Então vem o fim (ou ou telov). Não há verbo ginetai no grego. Suprir ‘na sua vinda’, o fim ou consumação da era ou do mundo (#Mt 13:39,49; #1Pe 4:7),

Poderia haver dúvidas quanto à identificação deste “fim” se Paulo não o descrevesse mais tarde no versículo. O que se segue mostra que ele se referia ao fim do grande conflito que causou tanta dor no universo. Além disso, não podemos ir com certeza, pois a Inspiração não lançou luz específica sobre o assunto.

Veja Mt.25:46.

Até que ele coloque (acri ou yh). Segundo aoristo, subjuntivo ativo de tiyhmi, ‘até que ele coloque’ (não faz sentido dizer ‘colocou’, tempo aoristo meramente eficaz para o clímax. acri (ou), mecri (ou), ewv (ou) são todos usados ​​​​para a mesma ideia de tempo futuro indefinido.

Uma personificação da morte, como em 1Co_15:55 e em Ap_6:8. Nesta passagem, no texto grego não há artigo definido, e o adjetivo “último” ocupa o primeiro lugar – enfaticamente – na frase, destacando a finalidade da vitória sobre toda oposição, até mesmo sobre o mais temido inimigo do homem: a morte. O fim da morte coincidirá com o fim do pecado. Quando não houver mais pecado, não haverá mais morte, pois a morte resulta do pecado (ver com. Romanos 6:21, Romanos 6:23; Tiago 1:15). Alguns alegaram que não existe ressurreição, que a morte é o fim de tudo. O apóstolo dá a resposta surpreendente de que no plano de Deus finalmente não haverá morte, pois ela será destruída (ver com. Isaías 25:8; Naum 1:9; Apocalipse 21:4).

Talvez você seja como eu! Eu lia e relia a Bíblia e nada de compreender a Palavra de Deus com profundidade! Sofri muito com isso, mas dei num basta! Decidi não ser mais um derrotado pelos meus inimigos!

Isso já aconteceu com você também? Que tal transformar sua vida espiritual, aprendendo a entender a Bíblia inteira, de capa a capa, ajudado por alguém que já passou as mesmas dificuldades que você passa, mas venceu? Clique aqui agora e pegue seu Método de estudos exclusivo

Poderá ver o vídeo no youtube Aqui