Resenha do livro “Respostas aos céticos” de Norman Geisler

Norman L. Geisler e Ronald M.

BrooksBaker Publishing Group 

O estudo de cosmovisões quase inevitavelmente nos leva a discussões com outras pessoas sobre questões de fé. Este livro aborda as questões comuns e não tão comuns que os incrédulos levantam para desafiar nossas afirmações sobre a necessidade da salvação por meio de Jesus Cristo. 

Começa com perguntas sobre Deus, Sua existência e Sua natureza. Exemplos de perguntas e desafios abordados: “Se Deus criou todas as coisas, então como Ele criou a si mesmo?” e “Deus nada mais é do que uma muleta psicológica, um desejo, uma projeção do que esperamos ser verdade.” 

Os capítulos seguintes tratam de outros deuses, mal, milagres, Jesus Cristo, a Bíblia, dificuldades da Bíblia, arqueologia, ciência e evolução, vida após a morte, verdade e moral.

Geisler e Brooks cobrem as principais questões de uma perspectiva protestante, embora eles não possam abordar todos os desafios deste livro. Eles nos direcionam para outras fontes quando necessário. Por exemplo, no capítulo sobre as dificuldades da Bíblia, eles recomendam a Enciclopédia de Dificuldades da Bíblia de Gleason Archer (Zondervan Publishing House) para aqueles que desejam estudar mais.

Acho este livro particularmente útil por causa de sua organização por tópicos e do layout lógico. Freqüentemente, segue a progressão comum de questões nas quais essas discussões caem. Isso significa que será mais útil do que um livro enciclopédico onde temos que pular para seguir um tópico específico.

Também aprecio o fato de que os argumentos opostos são tratados com respeito e não com ridículo, mesmo quando os autores estão expondo suas falácias.

Embora muitos dos livros de Geisler sejam de leitura muito desafiadora (muita lógica empregada para apresentar argumentos), este deve ser compreensível para a maioria dos alunos do ensino médio, especialmente se eles o lerem em seções à medida que confrontam as várias questões.

Nota: Eu revisei a edição de 1990, mas este livro foi atualizado duas vezes desde minha revisão original.

Este é um grande livro – um compêndio prático de argumentos filosóficos, literários, históricos, morais e científicos úteis ao envolver alguém sob a impressão de que qualquer um ou todos esses campos de alguma forma refutaram a existência ou necessidade de um ser divino. O propósito desses argumentos e de qualquer exercício apologético é ajudar a eliminar mal-entendidos ou más lógicas para que o Evangelho seja proclamado e ouvido.

O livro é amplo e, por isso, carece de profundidade e de um tratamento mais completo de tópicos complexos. Às vezes, a argumentação é muito breve e exigirá várias leituras para maior clareza. Como li a edição mais antiga, não posso garantir como algumas das seções científicas se contrapõem aos estudos atuais. Esperamos que o leitor se sinta inspirado a fazer pesquisas adicionais em áreas de particular interesse ou utilidade. Uma lista de leituras sugeridas é fornecida no final do livro, junto com um índice por tópicos para referência rápida.

Este é um grande recurso para o cristão inteligente interessado em como responder às objeções ou dúvidas das pessoas ao seu redor. Esperançosamente, esses argumentos serão utilizados com amor e oração, não por orgulho pessoal ou como argumento, mas para que o Evangelho de Jesus possa ser verdadeiramente ouvido e considerado plenamente.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.