Quando poder Satanás possui?

A pergunta de hoje é: “Quanto poder Satanás possui?” Neste vídeo, responderei a essa pergunta de uma perspectiva bíblica. Depois, como sempre, compartilharei alguns recursos úteis, então fique até o final.

Satanás foi um anjo criado por Deus que se voltou contra a autoridade de Deus e se tornou o cabeça de um reino de espíritos malignos chamados demônios, seus “anjos”. Seu poder tanto no reino celestial quanto na terra é grande e não deve ser subestimado.

No entanto, enquanto Satanás e suas forças são inimigos formidáveis, Jesus Cristo esmagou o poder de Satanás, cumprindo a profecia de Gênesis 3:15. A cruz de Cristo obteve a vitória.

“O príncipe deste mundo agora está condenado” (João 16:11), e Jesus um dia destruirá completamente o poder de Satanás e purificará a criação. O poder de Satanás no reino celestial / mundo espiritual: o poder de Satanás tem reputação no reino espiritual , onde ele tem acesso limitado à presença
de Deus.

O livro de Jó fornece informações sobre o relacionamento entre Deus e Satanás. Em Jó 1:6-12, Satanás está diante de Deus e relata que ele tem andado “andando para cima e para baixo” na terra (v. 7).

Deus pergunta a Satanás se ele considerou Jó piedoso, e Satanás imediatamente acusa Jó de insinceridade – ele só ama a Deus pelas bênçãos que Deus dá. “Estenda a mão”, diz Satanás, “e ferir tudo o que ele tem, e ele certamente amaldiçoará você na sua face” (v. 11).

Deus concede permissão a Satanás para afetar as posses e a família de Jó, mas não sua pessoa, e Satanás vai embora. Em Jó 2, Satanás volta à presença de Deus e, desta vez, tem permissão para afetar a saúde pessoal de Jó.

O restante do livro é da perspectiva de Jó, fornecendo um exemplo de como lidar com o sofrimento. Esta é uma passagem importante porque mostra o lugar de Satanás no reino espiritual. Ele é capaz de acusar o povo de Deus em Sua presença, e Judas 1:9 mostra que até mesmo Miguel, o arcanjo, precisa da ajuda do Senhor para vencê-lo.

No entanto, Satanás está obviamente impedido de decretar sua fúria total; ele ainda é um ser criado sob Deus e seu poder é limitado. O poder de Satanás na terra: Jó 1 também revela que Satanás decreta o mal e causa dano direto na terra. A mais conhecida e importante de suas ações na terra ocorreu no jardim do Éden.

Gênesis 3 fala da tentação de Satanás de Eva, a “mãe de todos os viventes”, e seu subsequente primeiro pecado. Foi esse ato, e o do marido de Eva, Adão, que trouxe o pecado ao mundo, e é a razão pela qual toda a humanidade deve ser redimida do pecado para estar com Deus.

Um dia, Jesus encontrou uma mulher que havia sido “aleijada por um espírito por dezoito anos” (Lucas 13:11). Jesus atribui a enfermidade
a Satanás, que a manteve “amarrada” (versículo 16).

O poder de Satanás era real, mas foi facilmente vencido por nosso Senhor: “Ele colocou as mãos sobre ela, e imediatamente ela se endireitou e louvou Deus.” O milagre de Jesus foi uma demonstração clara de Sua autoridade sobre Satanás.

Desde sua instigação do mal na terra, Satanás tem sido chamado de “príncipe”, “deus” ou “governante” deste mundo. Ele é o inimigo de Deus e da verdade, e faz tudo o que pode para tentar indivíduos) e grupos maiores de pessoas. Ele “desvia o mundo inteiro” (Apocalipse12:9).

Satanás realiza isso por vários meios, incluindo apelando para o orgulho do homem, interferindo na transmissão da verdade e colocando falsos crentes dentro da igreja. Em João 8:44, Jesus diz que Satanás “é um mentiroso e o pai dela”. Deus ainda concede a Satanás alguma autoridade neste mundo, o que significa que seu poder ainda não  está completamente quebrado—exceto em uma área: seu poder de morte.

Hebreus 2:14-15 diz que Jesus veio como um homem para morrer a fim de “destruir aquele que detém o poder da morte – isto é, o diabo”, um poder que Satanás detinha “desde o princípio” (João 8:44 ). A salvação que Jesus oferece nos libertou do domínio de Satanás.

A morte perdeu seu aguilhão. O poder de Satanás – a conclusão: A Bíblia diz que “o mundo inteiro está sob o controle do maligno” (1 João 5:19), e devemos “ser autocontrolados e alertas. O diabo, vosso inimigo, anda em derredor como leão que ruge procurando alguém para devorar” (1 Pedro 5:8). No entanto, os cristãos têm uma grande esperança, pois Jesus Cristo e nossa fé Nele venceram o mal de Satanás.“Aquele que está em você é maior do que aquele que está no mundo.”

Quer aprender mais? Inscreva-se para não perder o próximo artigo. Visite Conheça Sua Bíblia para mais conteúdo excelente. E confira a seção de detalhes abaixo deste artigo, lá você encontrará um livro que eu recomendo, juntamente com links para várias perguntas relacionadas. Se você quiser aprender sobre o Bíblia, ou se estiver interessado em devocionais pequenos, inscreva-se no Logos Apologética no YouTube,  link aqui.

Agora lembre-se, Tem dúvidas? A Bíblia tem respostas, nós ajudaremos você a encontrá-las!

Poderá ver o vídeo no youtube Aqui

Combo Acadêmico de Teologia – CLIQUE AQUI

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.