Por que você pode confiar na Bíblia

Pode-se confiar na Bíblia

Greg Koukl: Como podemos argumentar que a Bíblia é a Palavra de Deus? Ah, isso é fácil. Bem, isso vai ser surpreendente para ouvir de mim, mas eu não tentaria argumentar com não-cristãos que a Bíblia é a
Palavra de Deus inerrante.

Eu acredito que seja. Eu confio nele assim. Mas mesmo que eu dê uma palestra, que realmente tivemos na Reality anos atrás, sobre as razões pelas quais temos confiança para acreditar que este livro não é um livro simplesmente escrito por homens, mas é o livro que afirma ser, um livro de Deus aos homens por meio de homens, humanos.

E essa é realmente a questão. A questão ampla é: quem é o autor principal? Este é um livro totalmente humano? Ou este é um livro de origem sobrenatural, afinal?

E eu olho para seis razões diferentes pelas quais devemos pensar nisso como o que afirma ser, e essa é essa incrível história unificada que temos do começo ao fim.

Embora temos todos esses autores diferentes, todas as peças  se encaixam de uma maneira maravilhosa. Falo sobre isso no material “The Bible Fast Forward”.

Tem profecia que se cumpriu. Sabemos que tem profecia cumprida porque temos o livro de Daniel nos Manuscritos do Mar Morto na Septuaginta e outros Manuscritos do Mar Morto escritos centenas de anos antes do tempo de Cristo sobre profecias em Daniel, que foram cumpridas no tempo de Cristo.

Mesmo que alguém diga: “Bem, Daniel não escreveu isso.” Você sabe? No século V a.C., no entanto, ou no sexto, no entanto, quem o escreveu, acertou as profecias. Então, nós sabemos disso.

E Jesus profetizou a destruição do templo, e isso aconteceu. Então, cumprimos profecia. Temos a abordagem dessas grandes questões da vida com uma tremenda percepção de uma maneira que ressoa  com nossas intuições mais profundas sobre o mundo.

Temos eventos históricos que são registrados com precisão,  historicamente, que dão testemunho da   realidade de coisas sobrenaturais que aconteceram, como, principalmente, a ressurreição de Jesus.

E também temos a capacidade deste livro de transformar vidas. E a maioria dos cristãos está ciente    de que temos essa sobrevivência deste livro através do tempo e perseguição quando há muitas oportunidades de destruir o livro e tentativas, mas isso nunca foi feito.

E, em conjunto, este é um caso de que este livro não é um livro meramente de homens sobre Deus, mas é o livro dele dado por Deus aos homens, embora por meio de homens.

E o “através do homem” não é um problema, porque se Deus estiver envolvido, ele pode trabalhar por meio de pessoas falíveis. Quero dizer, isso deve ser auto-evidente.

Se Deus está envolvido, os humanos não são o problema aqui. Já dei essa palestra muitas vezes. Eu escrevi nele. Mas percebi há vários anos atrás que essa não é a razão pela qual a maioria das pessoas que acreditam que a Palavra de Deus é a Palavra de Deus acreditam que é a Palavra de Deus.

A maioria das pessoas acredita nisso por um motivo diferente. Qual é esse motivo? Bem, simplesmente, eles encontram. Eles o envolvem. Eles o leram. Ele começa a alterá-los. Isso ressoa com eles.

As coisas que são ditas aqui parecem cada vez mais sólidas e verdadeiras, e foi assim para mim quando me tornei cristão, e é assim que   é para quase todo cristão que acredita que a Bíblia é a Palavra de Deus, mas nunca deu uma palestra de seis pontos sobre as razões pelas quais isso é de Deus para os homens, não dos homens sobre Deus.

Pense em Jesus quando ele pregou. Ele não disse: “Ok, deixe-me dar-lhe as razões pelas quais estou falando pelo Pai e depois vou dar-lhe uma palestra.” Ele apenas falou e agiu, é claro, com milagres que, em grego, significam um milagre de teste.

Então, ele está dando evidências com suas ações que garantem suas palavras: “Para que você saiba que o Filho do Homem tem autoridade para perdoar pecados, eu digo a você: levante-se, pegue sua bolinha e saia.” Marcos capítulo 2.

Mesmo assim, você sabe, quando os soldados foram enviados a Jesus para prendê-lo, eles voltaram de mãos vazias, e eles foram perguntados: “Onde está Jesus?” E eles disseram: “Ninguém fala como este homem fala.”

Então, há uma sensação   de que — com Jesus e com as Escrituras — quando  nos envolvemos, isso tem um impacto convincente sobre nós. Não todos, mas em muitos.

E, para mim, a melhor maneira de conhecer a Palavra inspirada de Deus da Bíblia é envolvê-la, e temos muitos, muitos, muitos testemunhos dessa ordem.

Nosso amigo Guillame Bignon, por exemplo, o ateu francês que se tornou  cristão e teólogo apologista. Isto é o que aconteceu com ele. Ele está tentando desacreditar a Bíblia. Ele está lendo, e ele está completamente tomado.

Bill Craig, ele está lendo os evangelhos e está impressionado com essa pessoa de Jesus de Nazaré, como um estudante universitário não cristão, e muitos outros… muitos exemplos. Então, consequentemente, essa seria a minha recomendação.

Não tente convencer um indivíduo de que esta é a Palavra de Deus. Comunique o que as Escrituras dizem e deixe que eles julguem se está correto ou não.

Em certo sentido, as pessoas dizem: “Bem, esse livro foi escrito apenas por homens”. E eu digo: “Você tem algum livro em sua biblioteca? Sim? Você gosta deles? Eles foram úteis? Claro. Eles foram escritos por seres humanos ou por outra pessoa? Não.

Eles são todos escritos por seres humanos. Ok. Então, o fato de um livro ser escrito por um ser humano não o desqualifica de ser útil e útil ou verdadeiro no que diz respeito a questões da vida.” E é nesse nível que vou querer recomendar a Bíblia aos céticos. Agora, há muitas coisas estranhas na  Bíblia. É preciso algum estudo para entender. Entendo. Mas as preocupações   mais amplas — a situação do homem e a solução para a situação do homem — são poderosas. Acho que tem uma qualidade de auto-atestado, como alguns diriam .

Você não precisa orar como os mórmons fazem para queimar no peito aquele livro específico—o Livro de Mórmon neste caso, que nem é teológico, então não sei por que eles pedem oração sobre isso .

Você tem que orar e pedir a Deus que lhe mostre que o próprio livro  tem o poder. Estou pausando porque estou preocupado que não estou me comunicando bem.

Os mórmons recebem o Livro de Mórmon, e eles são convidados a orar para ver se eles têm  uma queimadura no peito, que é um testemunho de Deus de que o Livro de Mórmon é verdadeiro. Isso não é o que acontece com os cristãos que agora acreditam que a Bíblia é a Palavra de Deus.

Os cristãos não precisam orar: “Dê-me uma queimação no peito”. Os cristãos se envolvem com o livro, e, à medida que se envolvem com o livro, são persuadidos e atraídos para ele.

Essa é uma grande diferença entre o SUD e o que estou descrevendo aqui. Eles estão pedindo informações extras de Deus para verificar, enquanto as palavras reais da Bíblia são auto-atestado, porque nos mostram a glória de Deus e a verdade sobre quem somos, e reconhecemos isso.

Estamos lendo as palavras reais. Isso resume o que você está dizendo? Sim. Muito bem feito. Tudo bem. Agora, você quer dar o mnemônico para as outras partes? Ou você acha que isso levaria muito tempo agora? O que a ferramenta de memória?

Sim. Amy está levantando a mão aqui, porque é isso que usamos. Na verdade, eu já dei, mas vou identificá-lo. Pense nos seus dedos ou na sua mão: dedo mindinho, profecia cumprida; figura do anel, unidade; dedo médio, dedo grande, grandes perguntas; dedo indicador, indicador para a história, nos dá informações historicamente verdadeiras sobre eventos milagrosos—não é apenas que é historicamente sólida, é o que a história registra… eventos milagrosos; polegares para cima, isso significa que muda vidas.

Transforme tudo isso em um punho, e esse é o sobrevivente, o lutador através do tempo e da perseguição. É muito útil lembrar de todos esses aspectos do que encontramos na Bíblia. E o mnemônico é útil porque eu estava passando  por isso em minha mente. Eu estava olhando para minha mão enquanto marcava esses detalhes no início da minha resposta.

Poderá ver o vídeo no youtube Aqui

Combo Acadêmico de Teologia – CLIQUE AQUI