Paulo e Clemente eram militares romanos

Desta feita vamos responder a esse vídeo da Multiversal Flaviana que alega que Clemente e Paulo eram militares romanos.

No minuto 2:42 ele alega que Paulo em Ef. 6 descreve uma armadura romana porque ele era um soldado romano.

Dados os muitos pontos de contato entre o Livro da Sabedoria e os escritos de Paulo (particularmente sua Epístola aos Romanos ), talvez não seja surpreendente que a imagem da Armadura de Deus seja usada aqui. Compare os vários elementos de toda a armadura de Deus mencionados na Epístola aos Efésios a Sabedoria 5:17–20:

17 O Senhor tomará seu zelo como toda a sua armadura e armará toda a criação para repelir seus inimigos; 18 vestirá a justiça como uma couraça, e usará a imparcialidade como um capacete; 19 ele tomará a santidade como um escudo invencível, 20 e afiará a ira severa como uma espada, e a criação se unirá a ele para lutar contra seus inimigos frenético

Quando Paulo escreveu a sua carta aos efésios, ele estava sob a guarda de um soldado romano, que às vezes talvez usasse uma armadura completa. No entanto, foi por inspiração divina que o apóstolo se sentiu induzido a fazer uma consideração sobre a armadura espiritual vitalmente necessária para cada servo de Deus.

Recentemente, vem tendo alegações de que Clemente e Paulo eram militares romanos. Estas alegações são erradas e devem ser refutadas.

Clemente e Paulo foram dois dos principais líderes da igreja primitiva, e eram conhecidos como apóstolos. Eles não eram militares romanos, mas eram ambos judeus, e ambos estavam envolvidos em ministrar o evangelho de Cristo. Clemente era um pregador itinerante, e Paulo era um missionário que viajava para outras regiões para pregar o evangelho.

Clemente e Paulo também não eram soldados romanos. Clemente morreu durante o reinado do imperador Nero, provavelmente durante o grande incêndio de Roma. Paulo foi preso e executado durante o reinado de Nero, provavelmente por sua fé cristã.

A Bíblia também prova que Clemente e Paulo não eram militares romanos. Em Atos 23, Paulo é descrito como um judeu, e em Filipenses 1, ele é descrito como um servo de Cristo. Em Filipenses 4, Paulo é descrito como um missionário que lutava por Cristo.

Portanto, as alegações de que Clemente e Paulo eram militares romanos são erradas. Clemente e Paulo eram judeus que serviam a Cristo como pregadores do evangelho. Eles não eram soldados romanos, mas foram grandes líderes da igreja primitiva. Como disse o historiador eclesiástico Eusebio: “Eles não derramaram seu próprio sangue como soldados romanos, mas como mártires para Cristo” (Eusebio, História Eclesiástica, Livro III, Capítulo 6).

O apóstolo Paulo e o apóstolo Clemente são frequentemente referidos como militares romanos, mas alegações como essas de que os dois serviram como militares romanos são inconsistentes com a história e teologia cristãs. De acordo com Richard Bauckham, professor emérito de Novo Testamento na Universidade de St Andrews, na Escócia, “após uma análise das fontes bíblicas e extrabíblicas, parece improvável que Paulo ou Clemente tenham servido como soldados romanos”.

Bauckham discute a questão das carreiras militares de Paulo e Clemente em seu livro “Jesus and the Eyewitnesses”, afirmando que, se Paulo ou Clemente tivessem servido como soldado romano, suas carreiras militares teriam sido mencionadas mais frequentemente nos escritos do Novo Testamento. Ele argumenta que, embora Paulo possa ter usado algumas táticas militares para expandir o cristianismo, não há evidências de que ele tenha servido como militar romano.

Além disso, Bauckham argumenta que existem alguns problemas teológicos com a ideia de que Paulo ou Clemente tivessem servido como militares romanos. Ele observa que, embora o cristianismo tenha se desenvolvido em meio ao Império Romano, a teologia cristã se opõe à violência e ao uso da força. Ele conclui que, se Paulo ou Clemente tivessem servido como soldados romanos, eles não poderiam ter sido os primeiros líderes da igreja primitiva.

Além disso, acadêmicos também argumentam que o uso da armadura em 1 Clemente 37.1 é mais provável uma imagem inspirada na Armadura de Deus descrita em Efésios 6.1117. Os pesquisadores W.H. C. Frend e P.N. Harrison argumentaram que a armadura descrita em 1 Clemente 37.1 ébaseada nos elementos da armadura de Deus descrita em Efésios 6.1117 (Frend & Harrison, 2012, p. 5).

Em suma, as alegações de que Paulo e Clemente serviram como militares romanos são inconsistentes com a história e a teologia cristãs. De acordo com Richard Bauckham, não há evidências suficientes para sustentar essa alegação. Portanto, a alegação de que Paulo e Clemente serviram como militares romanos deve ser rejeitada.

Poderá ver o vídeo no youtube Aqui

Combo Acadêmico de Teologia – CLIQUE AQUI