Outra descoberta biblicamente histórica fornece evidências da existência de Maria Madalena

Evidências de Maria Madalena

Um local bíblico real, uma mulher real e uma fé real, tudo enraizado na história. Isso é o que aprendemos com a escavação arqueológica em Magdala.

Receba as atualizações do blog e faça nossos cursos

Se houvesse um prêmio para a pessoa menos compreendida, mas incrivelmente importante da Bíblia, provavelmente iria para Maria Madalena. Suspeito que mais pessoas “sabem” que ela era uma prostituta – o que se baseia em uma leitura errada de Lucas, capítulos 7 e 8 – do que o fato de que ela foi a primeira testemunha da ressurreição do Senhor.

Descobertas arqueológicas recentes estão lançando uma luz muito necessária sobre a vida e os tempos desse personagem bíblico vital.

Há dez anos, o Pontifício Instituto Notre Dame Jerusalem Center decidiu construir algumas pensões na região da Galiléia. O local escolhido foi perto da cidade israelense de Migdal e do antigo local de uma cidade árabe chamada Al-Majdal.

Como os nomes sugerem, a área estava associada à antiga cidade de Magdala , de onde Maria Madalena recebeu seu epíteto bíblico. Ainda assim, ninguém esperava encontrar a verdadeira Magdala, muito menos o tipo de evidência que nos dissesse algo substancial sobre a heroína bíblica.

Mas isso é exatamente o que eles conseguiram.

Durante um exame obrigatório, embora superficial, do local pela Autoridade de Antiguidades de Israel, os escavadores encontraram algo duro, que pensaram ser um banco. Não era um banco. Em vez disso, fazia parte de uma sinagoga do primeiro século, uma das sete ruínas encontradas em Israel.

Além disso, eles encontraram uma moeda datada de 29 DC, durante o reinado do imperador Tibério. Soa familiar? Esta é a época do ministério público de Jesus, e como Jesus era ativo na área – Cafarnaum ficava a apenas oito quilômetros de distância – estamos falando de ruínas e artefatos que podem ter sido associados ao próprio Jesus. Dina Gorni-Avshalom, da Autoridade, disse ao New York Times que havia “evidências circunstanciais” de que Jesus esteve lá.

A julgar pelas evidências, Magdala era uma cidade próspera. Era o centro da indústria pesqueira da região, com infra-estrutura à altura, e exportava pescado até a própria Roma. A sinagoga refletia essa prosperidade. Foi, nas palavras da Smithsonian Magazine, “opulento” para sua época e lugar.

Continha murais e afrescos e “um bloco de pedra esculpido com ornamentos” que provavelmente era usado para a leitura da Torá. Na verdade, a pedra parece ser uma versão em miniatura do templo de Jerusalém.

A prosperidade de sua cidade natal, e presumivelmente da própria Maria, lança luz sobre Lucas 8, onde se diz que Maria Madalena e várias outras mulheres da Galiléia proveram para Jesus e Seus discípulos “com seus recursos”.

O padre Eamon Kelly, do Centro de Jerusalém, que recentemente apareceu comigo no “Eric Metaxas Show”, sugeriu que, após a primeira Páscoa, esta sinagoga pode ter se tornado o lar de uma congregação de cristãos judeus. Ele cita, entre outras coisas, o fato de estar localizado nos arredores de Magdala e não no centro da cidade.

A descoberta em Magdala é mais um lembrete da natureza histórica da fé cristã. A história cristã do Verbo feito carne, que viveu e morreu como um de nós e ressuscitou ao terceiro dia, pode soar “mítica”, mas aconteceu na história real.

E, como atestam as evidências de lugares como Magdala, os relatos do Evangelho refletem fielmente essa história. Magdala foi um lugar real que produziu uma mulher real chamada Maria, que provavelmente tinha os meios para apoiar Jesus em seu ministério e segui-lo até o Calvário.

Sendo assim, é razoável acreditar na Bíblia quando ela nos diz que a história não acabou aí.

Eric Metaxas é o autor best-seller de “Bonhoeffer: Pastor, Profeta, Mártir, Espião”. Ele é o apresentador de rádio do “The Eric Metaxas Show” e co-apresentador do “BreakPoint”.

Nota do Editor : Este artigo foi originalmente publicado pela BreakPoint .

1 thought on “Outra descoberta biblicamente histórica fornece evidências da existência de Maria Madalena”

  1. Emerson eu acho engraçado que as evidências para existência de Jesus não só existem, como são muito grandes, os históriadores da Bíblia são muito céticos, e o motivo de todos eles concordarem que Jesus existiu é justamente porque as evidências são mais do que suficientes para provar sua existência. Mesmo assim não consigo entender porque existem tantos miticistas ateus na internet, eu vejo galera como os caras do Reddit Atheism ou do Quora e quando eles analisam as evidências eles são uns animais do cacete e não tem noção do que elas significam. Mas Emerson o que me faz refletir as vezes é o simples fato de que Jesus ter sido mais mencionado que Tiberio, o homem mais poderoso do mundo em sua época, e Jesus ainda é mais falado que ele, isso me faz refletir Emerson, porque há tantas evidências para Jesus que outras pessoas? Considerando que ele foi um humilde pregador que ainda foi negado pelo próprio povo, é surpreendente ter tantos escritos e documentos sobre ele, você acha que isso tudo teve um propósito? Vejo históriadores dizendo que já era inesperado que Tácito o mencionasse, mas ele não só é mencionado por Tácito como por Suetônio e pelo Mara Bar Serapião, isso é muita coisa, Jesus com certeza não era um desconhecido como muitos querem pintar.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.