Os discípulos de Jesus eram analfabetos?

Uma pergunta freqüentemente feita por cristãos e críticos curiosos: “Visto que os discípulos de Jesus falavam aramaico, como poderiam escrever quaisquer livros do Novo Testamento – em grego, nada menos – se não sabiam nem mesmo ler ou escrever em sua própria língua?”

Isso parece uma pergunta sólida … até que você percebe que a pergunta se baseia na suposição errada de que os discípulos de Jesus eram analfabetos.

É interessante que muitos cristãos modernos presumem que os judeus comuns na época de Jesus não estudavam. Eu já estive em igrejas que promovem que “Jesus era apenas um simples carpinteiro” – como se Ele milagrosamente se transformasse de “homem inculto da madeira” para “professor extraordinário de cura”.

Mas a Bíblia deixa claro que Jesus, mesmo com 12 anos de idade, possuía conhecimento judaico suficiente e coragem para entrar no templo de Jerusalém e discutir as Escrituras com professores experientes do templo. É em  Lucas 2: 41-52 que lemos como os pais de Jesus ficaram irritados ao encontrá-lo sentado na “casa do Pai”, feliz, enquanto estavam ansiosamente procurando por Jesus por três dias depois de perceberem que Ele não estava entre as multidões que voltavam para Nazaré na conclusão da Páscoa.

Os estudiosos estimam que a taxa de alfabetização entre os judeus do primeiro século em torno de 10%, mas esse número é uma estimativa grosseira que recentemente foi questionada.

Os judeus da época de Jesus davam grande valor à educação, pois levavam a sério os mandamentos da Torá. Mesmo se a alfabetização fosse de 5 a 10%, ainda haveria muitos judeus comuns e comuns capazes de escrever. Evidentemente, os autores dos Evangelhos foram alguns deles.

Então, os discípulos eram analfabetos? Hmmm…. é a verdadeira pergunta que você está fazendo, “Os discípulos às vezes conseguiram ajuda para escrever sua mensagem?” Se é isso que você procura, a resposta é sim, certamente é possível. Mas é duvidoso que os discípulos não tivessem a habilidade de ler e escrever, ou que eles fossem ignorantes das Escrituras Judaicas. E sua compreensão das Escrituras certamente cresceu durante seus três anos com Jesus.


~ Jesus em missão desde a infância ~

O jovem Jesus foi o único a ter alguma familiaridade com as Escrituras Judaicas? Não. Portanto, não foi Jesus estar no templo que surpreendeu Seus pais. Em vez disso, foi Seu reconhecimento, em uma idade tão jovem, de Seu propósito e destino. Como diz BibleGateway.com :

“Os pais de Jesus – e os leitores de Lucas – precisam reconhecer que Jesus entendeu sua missão. Desde o início ele está refletindo sobre a vontade de Deus. Ele começa a se revelar bem no centro da capital religiosa do Judaísmo. Mas há um segundo detalhe importante. Jesus se refere a Deus como seu  pai.  Isso alude ao senso de relacionamento familiar e intimidade que Jesus tem com seu Pai celestial ( 10: 21-22 ). Essa proximidade de Deus não é apenas algo que os pais de Jesus precisam valorizar, mas também é um ponto que os discípulos terão dificuldade em compreender (9: 59-62; 14:26; Marcos 10: 29-30 ). Na verdade, Lucas torna esta a primeira nota em uma série de revelações que construirão o caso de quem é Jesus. ”

A Bíblia não nos dá muitas informações sobre os primeiros 30 anos de vida de Jesus, mas o que nos diz é que Jesus caminhou humildemente, mas com propósito, em direção a essa missão. E no tempo determinado, Ele tornou sua familiaridade com as Escrituras óbvia para o público.

BibleGateway.com acrescenta  : “Jesus está abrindo novos caminhos com seus pais aqui, e eles precisam entender quem Ele é, assim como os leitores de Lucas. O texto deixa claro que na época eles ainda  não entendiam o que Ele lhes dizia. Mas Maria  guardava  (ou ponderava)  todas essas coisas em seu coração,  uma resposta apropriada às observações um tanto enigmáticas de Jesus. ” Obediente aos pais, Jesus volta com eles a Nazaré. “Enquanto ali ele cresce  em sabedoria e estatura, e no favor de Deus e dos homens  (Lc 1:80; 2:40 ). Lá ele aguarda o tempo de Deus para começar o ministério associado à casa de Deus. ”

Que choque foi para muitos de Seus contemporâneos em Nazaré quando Jesus veio a público. Em Marcos 6: 2-4 , eles expressaram choque com Sua sabedoria ao ler as Escrituras:

“E quando o sábado chegou, Ele começou a ensinar na sinagoga. E muitos audiência  Ele  se maravilhavam, dizendo: ‘Onde este homem  obteve  estas coisas? E que sabedoria  é  esta que é dada a Ele, que tais obras poderosas são realizadas por Suas mãos! Não é este o carpinteiro, o Filho de Maria e irmão de Tiago, José, Judas e Simão? E não estão Suas irmãs aqui conosco? ”

Mas Jesus não permitiu que a ofensa O detivesse. Sua hora havia chegado; Ele estava crescendo, então Ele poderia ir para casa como o salvador ressuscitado. Jesus lançou Seu ministério selecionando 12 homens que caminhariam de perto com Ele até a cruz. A partir daí, 11 deles compartilhariam as Boas Novas até o último suspiro.


~ Quem eram esses discípulos? ~

O historiador  Colin Green traz um bom ponto sobre esses jovens judeus escolhidos a dedo. “Vale a pena mencionar”, escreve ele, “que Jesus teria decidido selecionar apóstolos que seriam capazes de sair e pregar sua mensagem com eficácia ”.

Vamos recapitular quem foi incluído neste grupo íntimo de discípulos :

Simão Pedro , um pescador / empresário que morava em Betsaida e Cafarnaum, parte do círculo íntimo de Jesus, martirizado
* André, irmão de Pedro, também pescador de Betsaida, martirizado
* João, irmão de Tiago, também pescador de Betsaida, parte do círculo íntimo de Jesus, morreu de causas naturais
* Tiago, irmão de João, também pescador de Betsaida, parte do círculo íntimo de Jesus, o primeiro discípulo martirizou
* Filipe, também de Betsaida, possivelmente um pescador, martirizado
Natanaida ( Bartolomeu), possivelmente um pescador, martirizado
* Tomé (Dídimo), possivelmente um pescador, famoso por ser o “duvidador” das feridas de Cristo, morto
* Mateus (Levi), um cobrador de impostos de Cafarnaum, provavelmente rico antes de ingressar no ministério de Jesus, martirizado
* Tiago, primo de Jesus; martirizado
* Tadeu (Judas), viveu na Galiléia, martirizado
Simão , o zelota, possivelmente engajado na política e na anarquia antes de Jesus chamá-lo para ser um discípulo fiel, martirizado
* Judas Iscariotes, tesoureiro do grupo e o “traidor” de Cristo que se enforcou após sentir remorso

Não sabemos muito sobre a maioria dos discípulos, mas os estudiosos acreditam que todos eles seriam jovens, talvez com menos de 20 anos de idade, quando selecionados por Jesus. Sabemos que André e João foram discípulos de João Batista, antes de seguirem Jesus. A Bíblia nos diz que Tomé e Natanael estavam pescando no mar da Galiléia com Pedro quando Jesus apareceu a eles depois de ressuscitar. É provável que fossem pescadores. A Bíblia não nos dá nenhuma pista, entretanto, quanto às profissões de Filipe, Bartolomeu, Tomé, Tadeu, Tiago ou Judas antes de se juntarem a Jesus.

Mas, novamente, eles provavelmente receberam treinamento nas Escrituras Judaicas na juventude. E como os gregos viviam ao seu redor, é provável que fossem bilíngues em aramaico e grego, mesmo que não soubessem escrever nessa língua.

Compartilha o professor de Apologética Mikel Del Rosario :

“Curiosamente, quatro dos discípulos de Jesus tinham nomes gregos: Filipe, André (irmão de Pedro), Tadeu e Bartolomeu. Por que seus pais lhes dariam nomes gregos se o grego não tivesse algum tipo de influência em suas famílias? Quer você seja judeu ou não, você aprendeu grego por morar perto de falantes nativos de grego. ”

Acredita-se que Pedro , João e possivelmente Mateus tenham escrito pessoalmente livros da Bíblia. João escreveu um dos Evangelhos. Acredita-se que o próprio parente de Jesus, Tiago, escreveu o Livro de Tiago. Como cobrador de impostos da Galiléia, Mateus teria que coletar e registrar informações, provavelmente em vários idiomas. Claramente, ele sabia ler e escrever. Os historiadores sabem que os cobradores de impostos costumam carregar tábuas de madeira revestidas com cera. Eles usaram estiletes para marcar notas na cera, que mais tarde foram transcritas e escritas em papiro ou peles de animais. Se Mateus fez pessoalmente a transcrição não é o ponto importante aqui.


~ Usar escribas não altera a autoria ~

Em sua postagem no blog intitulada Objeções Comuns # 14 – “Os discípulos de Jesus eram iletrados e analfabetos”,  Truth Bomb Apologetics  nos lembra que alguns membros do conselho governante da Judéia apontaram que Pedro e João eram  agrammotoi  ou “não escolarizados” ( Atos 4:13 ) Mas que a palavra não implica necessariamente que Pedro e João eram analfabetos. No contexto do conselho judaico,  agrammatos  provavelmente significava “destreinado na lei judaica”. Os membros do conselho estavam apenas apontando que Pedro e João não haviam sido educados como rabinos.

Aprenda hebraico e grego com a Universidade da Bíblia. Acesse o link

Apenas para argumentar, vamos continuar com sua afirmação de que os discípulos não sabiam ler nem escrever. Isso se traduz automaticamente em serem “simples” ou sem educação? Não. Significa simplesmente que precisavam de ajuda para escrever sua mensagem.

Sem problemas! Escribas profissionais capazes de transformar o aramaico em grego polido estariam prontamente disponíveis para os discípulos do primeiro século. Os estudiosos sabem que esses escribas ajudavam a registrar de tudo, desde recibos a documentos legais e cartas, para pessoas tanto abastadas quanto pobres. Sabemos, por exemplo, que o apóstolo Paulo, a quem se atribui a redação de grande parte do Novo Testamento, era capaz de escrever grego. Mesmo assim, ele usou escribas para registrar suas cartas.

Os discípulos fizeram exatamente o que Cristo os escolheu para fazer: testemunhar fielmente ao mundo, tanto oralmente como por escrito, sobre Jesus. 

Esta postagem do blog destaca o clássico da apologética recentemente revisado de Josh e Sean McDowell, Evidências que demandam um veredicto. Temos certeza de que este recurso totalmente atualizado e expandido será uma ferramenta de evangelismo eficaz para você e fortalecerá sua fé respondendo às perguntas mais difíceis lançadas a você pelos céticos. Saiba o que você sabe, porque é verdade. Mas compartilhe esta verdade com o AMOR!

Se você gostaria de começar a partir da primeira postagem do blog desta série, clique aqui: Apologética: Desculpas por acreditar em Deus? .

AGORA VOCÊ PODE ESTUDAR TEOLOGIA À DISTÂNCIA COM QUALIDADE!

Conheça o curso de Formação em Teologia! O melhor e mais acessível curso de teologia da atualidade.

Seja um Teólogo altamente capacitado!

CURSO FORMAÇÃO EM TEOLOGIA

Os alunos formados na Universalidade da Bíblia estão prontos para atuar no Brasil e no exterior como líderes, conferencistas, obreiros, professores da escola dominical, presidentes de ministérios, membros da diretoria em convenções, e ainda estarão plenamente habilitados para atuar nas áreas de administração eclesiástica, evangelismo, discipulado, liderança, supervisão, direção e aconselhamento pastoral através de gestão executiva integrada, programas de rádio, TV, internet, livros, revistas, seminários, congressos e eventos em geral.

.: AGREGUE CONHECIMENTO E COMENTE ABAIXO .:

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.