Os benefícios de estudar teologia

Podemos identificar muitos benefícios de perseguir, desenvolver e manter a sã doutrina como resultado do estudo da teologia:

A teologia é necessária para a salvação

Uma certa quantidade de conhecimento é necessária para a salvação. Confira a parábola das sementes:

Então ele contou muitas coisas em parábolas, dizendo: “Um fazendeiro saiu para semear sua semente. Como ele estava espalhando a semente, algumas caíram ao longo do caminho, e os pássaros vieram e comeram … (Mt 13,3-4).  “Ouça então o que a parábola do semeador significa: Quando alguém ouve a mensagem sobre o reino e não o entende, o maligno vem e arrebata o que foi semeado em seu coração.   Esta é a semente semeada ao longo do caminho ” (Mt 13, 18-19).

Paulo escreve para: Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo. Como, então, eles podem chamar o que eles não acreditaram? E como eles podem acreditar naqueles que eles não ouviram? E como eles podem ouvir sem alguém pregando para eles? (Romanos 10:,13-14). Paulo também escreveu a Timóteo que as Sagradas Escrituras são capazes de torná-lo sábio para a salvação através da fé em Cristo Jesus (2 Timóteo 3,15).

É muito importante notar aqui que nenhuma quantidade de estudo teológico nos qualificará para a salvação. Podemos estudar Jesus toda a nossa vida sem conhecê-lo como nosso Salvador. É somente pela revelação de Deus através do Espírito Santo que podemos confessá-lo como o Senhor (1 Co 12, 3). Muitos de nós conhecemos pessoas que nunca ouviram falar de Jesus ou da Bíblia, mas eles se arrependeram depois de ouvir um pequeno plano de salvação, mas isso só acontece porque o Espírito abriu o coração deles e lhes deu um conhecimento da verdade. Isso levanta a questão:  “Quanto conhecimento é necessário para ser salvo?”  Isso é difícil de responder com precisão, mas acho que podemos dizer que, no mínimo, o Espírito deve transmitir conhecimento de nossa verdadeira condição pecaminosa (nossa necessidade de um Salvador), que Jesus é o Filho de Deus que também existiu como um verdadeiro pessoa histórica, que a nossa salvação é baseada em Suas obras, e que a nossa recepção dEle como Senhor e Salvador é baseada na fé salvadora.

A teologia aumenta nossa fé

Depois de nossa conversão, continuamos a aumentar nosso conhecimento, o que aumenta nossa fé pela crença na Palavra de Deus. No entanto, não podemos acreditar na Bíblia a menos que entendamos o que a Bíblia diz. Se basearmos nossa fé em nossas próprias experiências e sentimentos, quem dirá que nossa experiência é mais válida do que um membro de um culto; mas quando nossa fé é baseada na Palavra de Deus, estamos construindo nossas vidas no fundamento sólido da Verdade, um poder infinitamente mais elevado que nós mesmos.

… a fé vem de ouvir a mensagem, e a mensagem é ouvida através da palavra de Cristo (Romanos 10,17).

A teologia leva ao discipulado e à piedade

Para os judeus que acreditaram nele, Jesus disse: “Se você se apega ao meu ensino, você é realmente meu discípulo. Então conhecerás a verdade e a verdade vos libertará ” (Jo 8,31-32).

“Se me amas, guardareis os meus mandamentos… Os que guardam os meus mandamentos e os guardam são aqueles que me amam; e aqueles que me amam serão amados por meu Pai, e eu os amarei e me revelarei a eles. ” (Jo 14,15,21 NRSV).

Paulo, servo de Deus e apóstolo de Jesus Cristo, pela fé dos eleitos de Deus e pelo conhecimento da verdade que leva à piedade; uma fé e conhecimento baseados na esperança da vida eterna, que Deus, que não mente, prometeu antes do começo dos tempos … (Tito 1, 1-2).

A teologia garante respostas às nossas orações

Se você permanecer em mim e minhas palavras permanecerem em você, peça o que quiser, e isso lhe será dado. (Jo 15, 7)

A palavra grega usada para permanecer é meno, que significa “ficar (em um determinado lugar, estado, relação ou expectativa) – continuar, habitar, perseverar, estar presente, permanecer, ficar, permanecer” ( Concordância Exaustiva de Strong ). É usado no tempo aoristo, que é similar ao passado do português, apenas mais forte, indicando algo (um evento) que aconteceu em um determinado ponto no tempo que tem resultados contínuos. Eu acredito que este evento é a nossa salvação, então esta promessa é somente para os verdadeiros crentes.

Outro requisito para a oração respondida é orar de acordo com a vontade de Jesus (Jo 14,14). Nosso Senhor nos falou através de toda a Escritura, por isso devemos conhecê-lo e obedecê-lo para reivindicar esta promessa.

A teologia nos dá um sólido fundamento bíblico e nos protege da falsa doutrina

A sã doutrina nos protege de falsos profetas, falsos mestres e várias formas de enganação satânica.

Meu propósito é que eles sejam encorajados no coração e unidos no amor, para que possam ter as riquezas completas do entendimento completo, a fim de que possam conhecer o mistério de Deus, a saber, Cristo, em quem estão escondidos todos os tesouros de Deus. sabedoria e conhecimento. Eu lhes digo isto para que ninguém te engane por argumentos que soem bem (Cl 2,2-4).

Então não seremos mais crianças, jogadas de um lado para o outro pelas ondas, e sopradas aqui e ali por todo vento de ensino e pela astúcia e astúcia dos homens em suas maquinações enganosas. Em vez disso, falando a verdade em amor, em todas as coisas cresceremos em quem é a Cabeça, isto é, Cristo (Ef 4,14-15).

Eu estou surpreso que você esteja tão rapidamente abandonando aquele que te chamou pela graça de Cristo e está se voltando para um evangelho diferente – o que realmente não é nenhum evangelho. Evidentemente, algumas pessoas estão jogando você em confusão e tentando perverter o evangelho de Cristo. Mas mesmo que nós ou um anjo do céu pregue um evangelho além daquele que pregamos a você, que ele seja eternamente condenado! Como já dissemos, agora eu digo novamente: Se alguém está pregando para você um evangelho diferente do que você aceitou, que ele seja eternamente condenado! (Gl 1, 6-9).

Isso soa como se Paulo levasse a teologia (doutrina) levemente?

A teologia nos ajuda a construir uma visão de mundo cristã adequada

Isso nos permitirá interpretar adequadamente todos os aspectos da vida e da cultura, aprendendo a pensar os pensamentos de Deus depois Dele, alinhando nossa vontade a Dele. Todo ensinamento que ouvimos será filtrado através de nossa visão de mundo.

Que ninguém os leve cativos através da filosofia oca e enganosa, que depende da tradição humana e dos princípios básicos deste mundo, e não de Cristo (Cl 2, 8).

A teologia nos ajuda a desenvolver o discernimento para nos manter no caminho certo

Sua palavra é uma lâmpada para os meus pés e uma luz para o meu caminho (Sl 119, 105).

Muitos modernistas dizem que não precisam das Escrituras. Eles dizem que precisam apenas deixar o Espírito Santo ser seu guia. O que as Escrituras dizem sobre isso?

Caros amigos, não acrediteis em todo espírito, mas teste os espíritos para ver se eles são de Deus, porque muitos falsos profetas saíram ao mundo (1Jo 4,1).

Como existem espíritos falsos, precisamos de uma fonte absoluta para “testar os espíritos”, em vez de empregarmos nosso raciocínio humano falível. O falecido Harry Ironside costumava dar essa ilustração sobre permanecer no caminho correto. Ele imaginou o crente como um motor de locomotiva, cheio do vapor propulsor (o Espírito Santo). Este motor, assim equipado, torna-se uma fonte de destruição terrível se desviar dos trilhos.  Os rastros são a Palavra de Deus. Esta ilustração me faz lembrar da declaração de Paulo sobre os judeus:

Pois posso testificar sobre eles que são zelosos por Deus, mas seu zelo não é baseado em conhecimento . Visto que eles não conheciam a justiça que vem de Deus e procuraram estabelecer a sua própria, eles não se submeteram à justiça de Deus (Rm 10, 2-3).

Certamente, devemos nos valer da inspiração e orientação do Espírito Santo, mas também devemos ter em mente que o Espírito Santo é o autor das Escrituras. Sendo imutável, o Espírito não nos revelará nada que seja contraditório com as Escrituras.

A teologia nos ajuda a crescer e amadurecer

Então não seremos mais crianças, jogadas de um lado para o outro pelas ondas, e sopradas aqui e ali por todo vento de ensino e pela astúcia e astúcia dos homens em suas maquinações enganosas. Em vez disso, falando a verdade em amor, em todas as coisas cresceremos em quem é a Cabeça, isto é, Cristo (Ef 4, 14-15).

Temos muito a dizer sobre isso, mas é difícil explicar porque você demora a aprender. De fato, embora a essa altura você deva ser professor, você precisa de alguém para lhe ensinar as verdades elementares da palavra de Deus mais uma vez. você precisa de leite, não comida sólida! Qualquer um que vive de leite, sendo ainda um bebê, não está familiarizado com o ensinamento sobre justiça. Mas a comida sólida é para o maduro, que pelo uso constante se treinou para distinguir o bem do mal (Hb 5,11-14).

Portanto, deixemos os ensinamentos elementares sobre Cristo e passemos à maturidade … (Hb 6,1).

A teologia nos ajuda a defender a fé

Guarda a fé cristã que foi “de uma vez por todas entregue aos santos” (Judas 3).

Mas em seus corações separaram a Cristo como Senhor. Estejais sempre preparados para dar uma resposta a todos que lhe pedirem a razão da esperança que há em vós. (1Pe 3,15).

A teologia é a base da esperança, alegria e paz

Se não entendemos a teologia, estamos perdendo a esperança, a alegria e a paz que vem de ver o grande Deus a quem servimos.

Regozijem-se no Senhor sempre. Eu vou dizer de novo: Alegra-te! Não fique ansioso com nada, mas em tudo, pela oração e petição, com gratidão, apresente seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que transcende todo o entendimento, guardará os vossos corações e as vossas mentes em Cristo Jesus (Filipenses 4, 4,6-7).

Essas coisas foram escritas nas Escrituras há muito tempo para nos ensinar. Eles nos dão esperança e encorajamento enquanto esperamos pacientemente pelas promessas de Deus (Rm 15, 4).

Teologia alimenta obediência

Se tivermos uma grande visão de Deus e profunda alegria nEle, teremos uma forte motivação para obedecê-lo. Por exemplo, esforçar-se para ser santo porque Deus é santo é um motivo muito mais forte de obediência do que simplesmente “é a coisa certa a fazer”. Como vimos anteriormente, uma parte importante da teologia é conhecer os mandamentos que Deus nos deu. Se não os conhecemos, não podemos fazê-lo. O apóstolo Pedro escreve que tudo o que precisamos para ter uma fé forte e levar vidas santas é encontrado no conhecimento que Deus revelou de Si mesmo (a doutrina bíblica é suficiente):

O poder divino de Deus nos deu tudo o que precisamos para viver uma vida verdadeiramente religiosa através do nosso conhecimento daquele que nos chamou para compartilhar em sua própria glória e bondade (2Pe 1, 3 GNT).

A teologia une cristãos

Existe companheirismo e união poderosos entre um grupo de crentes que compartilham a mesma visão e crenças. Ele fornece grande incentivo que é difícil encontrar em outro lugar.

Foi ele quem deu alguns para serem apóstolos, alguns para serem profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres, para preparar o povo de Deus para as obras de serviço, a fim de que o corpo de Cristo fosse edificado até que todos nós alcançar unidade na fé e no conhecimento do Filho de Deus e tornar-se maduro, atingindo toda a medida da plenitude de Cristo (Ef 4: 11-13).

Como dissemos anteriormente, a teologia também pode nos dividir. Penso que um dos principais atributos da maturidade espiritual é saber quais doutrinas “concordam em discordar” (questões secundárias) e quais doutrinas não podemos nos comprometer (soberania de Deus, divindade de Cristo, salvação pela graça, inerrância de Deus). a Bíblia etc).

A teologia fortalece a Igreja

Deixe a palavra de Cristo habitar em você ricamente enquanto você ensina e admoesta um ao outro com toda a sabedoria, e como você canta salmos, hinos e cânticos espirituais com gratidão em seus corações para com Deus (Cl 3:16).

A igreja hoje parece estar perdendo muito do poder e santidade que deveria ter. Eu acho que uma razão para isso é a negligência da teologia. Há certamente o caso em que uma igreja pode estar ensinando uma doutrina sólida, mas muitos membros simplesmente não conseguem viver consistentemente suas vidas de acordo com os ensinamentos sólidos. Em nossos tempos modernos, no entanto, é muito mais comum encontrar igrejas ensinando uma religião diluída, centrada no homem, amigável e não-responsável, que tenta sincronizar com, ao invés de transformar o mundo . Não é de surpreender que, neste caso, geralmente encontramos quase todos os membros vivendo consistentemente com esses falsos ensinamentos.

Eu gostaria de colocar uma opinião pessoal aqui. Estudo após estudo parece indicar que as igrejas que ensinam a sã doutrina a longo prazo são aquelas que crescem constantemente. Eu acho que começar uma igreja amiga do buscador pode ser o melhor termoestratégia de crescimento, mas haverá um volume de negócios muito maior. Afinal, o que você diz a um membro que, depois de ouvir sermões de prosperidade semana após semana, enfrenta provações e tribulações. Essas igrejas também parecem estar carregadas de estratégias de marketing e truques. O problema é que outra igreja sempre tem um truque melhor. “Minha igreja tem um Starbucks” – “Oh sim, o mesmo acontece com o nosso e estamos recebendo um Applebee no próximo mês” – “Parece ótimo, eu acho que vou mudar a minha adesão.” Um amigo pastor uma vez me mostrou a montanha de e-mail marketing que ele recebe a cada semana em “como construir uma mega igreja” (antes de jogá-los no lixo). Jesus não disse ” eu vou construir a minha Igreja”? (Mt 16: 8). Devemos estar abertos à liderança do Espírito em relação a novas formas de alcançar uma população diversificada, mas nunca devemos comprometer nossas fundações.

Precisamos de menos líderes de igreja usando esquemas inteligentes de marketing tentando trazer sua igreja para o século XXI, e mais líderes levando a igreja de volta ao primeiro século quando ela foi construída sobre a Palavra de Deus!

Assim, vemos que o estudo da teologia pode trazer muitos benefícios e bênçãos, não apenas nesta vida temporária, mas em nossa vida eterna vindoura.

Fonte: http://www.addeigloriam.org/theology/general/theology-benefits.htm
Tradução: Emerson de Oliveira

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.