O versículo que destroi os miticistas

Os miticistas são aqueles que alegam que Jesus é cópia de mitos ou invenção dos romanos. Isso já foi detonado aqui. Há canais de Youtube que ficam espalhando essa bobagem.

Inscreva-se para receber as atualizações

Há 8 problemas com essa teoria do mito de Cristo e se quiserem que eu coloque todas deixem nos comentários e divulguem o canal.

Parte 1: Oito problemas-chave com a teoria do mito de Cristo

(1) Tiago, o irmão do Senhor (Gálatas 1:19)

A passagem de Tiago em Gálatas tem sido a ruína dos miticistas. Com uma tradução usual, lê-se: “ 18 Depois de três anos subi a Jerusalém para visitar Cefas e fiquei com ele quinze dias, 19 mas não vi outro apóstolo senão Tiago, irmão do Senhor” ( Gálatas 1:19 , NRSVUE). Então, a implicação clara é que se Paulo conheceu o irmão de Jesus, Jesus deve ter existido. Carrier tenta contornar esse problema traduzindo a passagem como Paulo se encontrou com o apóstolo Pedro, e ninguém mais, exceto o cristão “irmão Tiago”, significando que Tiago era um cristão batizado não-apóstolo e não irmão de Jesus. Gramaticalmente, Carrier tem que fazer essa distinção porque Pedro não pode ser um irmão do senhor no sentido que Tiago é, uma vez que Paulo os está distinguindo um do outro (Carrier, 2020, p. 41ff, 174ff). Carrier diz: “Portanto, é tão provável, se não mais, que Paulo quer dizer que ele conheceu apenas o apóstolo Pedro e apenas um outro cristão judeu, um certo ‘irmão Tiago’” (Carrier, 2014, pp. 588-590).

Para que a tradução e interpretação de Carrier estejam corretas, você deve inferir que Paulo foi ao centro do movimento cristão primitivo com Pedro por duas semanas e os únicos cristãos que Paulo encontrou foram Pedro e Tiago! Contra isso, por exemplo, Paulo teria conhecido outro cristão, a esposa de Pedro. Os três Evangelhos Sinópticos contam como a sogra de Pedro foi curada por Jesus ( Mateus 8:14-17 , Marcos 1:29-31 , Lucas 4:38 ); esta passagem descreve claramente Pedro como casado. 1 Coríntios 9:5identifica que Pedro tinha uma esposa que era irmã em Cristo e o acompanhava. Paulo não teve nenhum problema em reconhecer as mulheres cristãs, dizendo que não há homem nem mulher, e até mesmo identificando sua parente Júnia como alta na igreja, mesmo antes de se converter. Alguns (especialmente os católicos dogmáticos) entendem 1 Coríntios 9:5 como significando que Pedro era um viúvo que tinha criadas cristãs, mas isso ainda implica que as mulheres eram cristãs crentes com quem Paulo teria entrado em contato.

Mas, mesmo isso é conceder muito a Carrier, porque Carrier afirma que Paul passou duas semanas com Pedro e não conheceu ninguém além de Tiago, cristão ou não. A tradução tradicional não é vítima dessa estranheza de implicação porque, segundo ela, Paulo conheceu apenas dois apóstolos, mas deixa em aberto que ele poderia ter conhecido outras pessoas não-apóstolos. Por outro lado, se você quiser argumentar que Paulo se encontrou exclusivamente com Tiago e Pedro, faz muito mais sentido que Paulo estivesse se vangloriando para os gálatas de que ele não se encontrou com nenhum cristão menor, mas sim com Pedro e o irmão de Jesus, Tiago, exclusivamente ( os dois líderes da igreja primitiva), em vez de ter se encontrado com Pedro e algum cristão mediano chamado Tiago, de quem os gálatas nunca tinham ouvido falar.

Além disso, o aparente Califado de Tiago em Atos combina muito bem com o irmão (parente) de sangue de Jesus lendo Gálatas para ser mera coincidência. Tiago é retratado como um cético, a família de Jesus de fato pensando que ele era louco. Passar de cético a líder da igreja de Jerusalém faz sentido se Tiago foi promovido devido a uma relação familiar, não apenas um cara aleatório que se converteu.

Por todos esses motivos, acho que a melhor leitura de Gálatas é que Paulo encontrou dois apóstolos entre as pessoas que conheceu na viagem, Pedro e o irmão de Jesus, Tiago, em vez de apenas Pedro e uma outra pessoa, o irmão (cristão não apostólico) Tiago, como Carrier deseja ler.

O comentário JFB diz:



Essa designação, para distingui-lo de Tiago, filho de Zebedeu, era apropriada enquanto aquele apóstolo estava vivo. Mas antes da segunda visita de Paulo a Jerusalém (#Gl 2:1 At 15:1-4), ele foi decapitado por Herodes (#At 12:2). Conseqüentemente, na menção subsequente de Tiago aqui (#Ga 2:9,12), ele não é designado por este epíteto distintivo: uma coincidência involuntária e minuciosa e prova de genuinidade. Tiago era o irmão do Senhor, não em nosso sentido estrito, mas no sentido de ‘primo’ ou ‘parente’ (#Mt 28:10 Jo 20:17). Seus irmãos nunca são chamados de ‘filhos de José’, o que teriam sido se fossem estritamente irmãos do Senhor. No entanto, compare #Sl 69:8, ‘Eu sou um estranho para os filhos de minha mãe.’ Em #Jo 7:3,5, os ‘irmãos’ que não creram Nele podem significar Seus parentes próximos, não incluindo os dois de Seus irmãos, isto é, parentes (Tiago e Judas) que estavam entre os Doze apóstolos. #At 1:14, ‘Seus irmãos’, referem-se a Simão e José, e outros (#Mt 13:55) de Seus parentes, que não eram apóstolos. Não é provável que houvesse dois pares de irmãos com o mesmo nome, de tal eminência como Tiago e Judas; a probabilidade é que os apóstolos Tiago e Judas também sejam os escritores das epístolas e os irmãos de Jesus. Tiago e José eram filhos de Alfeu e Maria, irmã da Virgem Maria.

O comentário de Robertson diz:



Tiago, filho de Zebedeu, ainda vivia naquela época. O restante dos doze provavelmente estava fora pregando e Tiago, irmão do Senhor, é aqui chamado de apóstolo, embora não seja um dos doze, como Barnabé mais tarde é chamado. Paulo está mostrando sua independência e igualdade com os doze em resposta aos ataques dos judaizantes.

Fonte: https://infidels.org/library/modern/jesus-mythicism/

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.