O significado da Trindade

Estou gravando este discurso diretamente antes do Domingo da Trindade e é em alguns cristãos conhecido nos círculos como “o pesadelo do pregador”. Afinal, o que uma pessoa tem dizer sobre a Trindade?

Bem, costumo dizer aos meus alunos, que todo domingo é o Domingo da Trindade. Quando falamos sobre a Trindade, estamos falando sobre o mais básico coisas em nosso conhecimento de Deus e compreensão da salvação, então eu acho que devemos a partir deste segredo Os três não deveriam fugir, mas devemos entrar.

Eu sugiro isso: Olhe para o mundo ao seu redor e, em todos os níveis, você encontrará algo como comunicação ou, em outras palavras, você encontrará “fazer imagens”.

As coisas tendem a fazer imagens de si mesmas ou comunicar uns com os outros. Eu penso em coisas tão comuns como pedra ou outros objetos inanimados. Imagina alguma pedra. A chuva virá para amolecer o solo e esta pedra então ele faz uma imagem de si mesmo no chão.

Apesar de não ser perfeita, a pedra é assim comunica, transmite-se. Ou imagine uma pequena pedra jogado em uma vidraça. Mesmo assim, garante que o vidro auto-imagem grosseira.

Mas vamos avançar na hierarquia das criaturas acima, por exemplo, para plantas. As plantas podem criar imagens de si mesmas, de uma forma muito mais elevada e refinada.

A planta libera uma semente e desta semente uma cópia notável da planta original crescerá. Vamos ainda mais alto ao reino animal. Imagine uma fêmea, um embrião se formando em seu corpo e então dá à luz notavelmente
uma imagem precisa dos pais.

Essa é a capacidade de criar imagens em um nível superior. Agora vamos às pessoas. Podemos reproduzir neste nível inferior, mas podemos fazer algo mais. Pense em todas as diferentes formas de comunicação, discurso, transmissão, o que estou fazendo agora também.

É assim que criamos a imagem da nossa mente e nós o projetamos para fora. Nós comunicamos com as pessoas ao nosso redor. Se isso não for suficiente para você, vamos ainda mais fundo, às estruturas básicas da realidade, pense nas células de um organismo vivo, quanta comunicação e interação existe entre eles.

Ou vamos ainda mais fundo, ao nível átomos ou partículas subatômicas: pense em prótons e elétrons que eles se comunicam entre si e se combinam em um átomo.

Ou vamos ainda mais fundo ao nível subatômico. Os cientistas falam sobre algum tipo de estranho agindo à distância: Quando dois subatômicos se encontram partículas, bem como posteriormente, quando já existe uma distância enorme entre eles no tempo e no espaço, ainda existe esse “emaranhamento quântico” entre eles através do qual eles se afetam ou se comunicam.

Se mesmo isso não for suficiente para você, vá para um superior, um nível astronômico: para planetas, galáxias e assim por diante. Lá você encontrará um extraordinário comunicação e criação de imagens.

Esses grandes planetas e luas eles se comunicam através dos chamados grávitons. Ou pense nisso como o Sol atrai todos os planetas para si. Pense em como uma galáxia atrai outras galáxias em sua esfera de influência.

O que eu quero dizer sobre tudo isso é que em todos os lugares que se olha para cima, para baixo, em coisas grandes e pequenas, ele encontrará este
extraordinária capacidade de comunicar ou criar uma imagem. Assim, toda mente curiosa investiga, de onde isto vem. Como pode ser explicado
a universalidade desse fenômeno?

Nós católicos recitamos todos os domingos Uma confissão de fé, cujos primeiros versos dizem:

“Creio em um só Deus, Pai todo poderoso, Criador do céu e da terra,
do mundo visível e invisível”.

Dizemos que Deus é a fonte criativa de tudo o que existe. Se tudo o que existe é marcado por este a capacidade de comunicar ou criar imagens. Então, por que estamos surpresos que dentro do próprio Deus, porque nós acreditamos em um só Deus, na unidade de Deus há algo como um jogo de comunicação e criação de imagens?

E nisso, claro, A Igreja acredita. Estamos falando do Pai, esta base da divindade. O pai é capaz de formar, gerar uma imagem perfeita de si mesmo. Esta Palavra interior da qual ele fala Santo Agostinho e Tomás de Aquino, Filho. Vamos ficar um pouco ao pensar na imagem.

Digamos que estou em frente ao espelho e este espelho cria uma excelente imagem de mim mesmo, mas é uma imagem no sentido mais superficial da palavra, uma imagem bidimensional da aparência física do meu corpo.

O que está na foto também não tem vontade, nem mente, nem paixão ou personalidade. é apenas uma foto a superfície do meu corpo. Agora vamos imaginar Deus, Pai, Ser Supremo.

Ele pode evocar uma imagem, que é um reflexo perfeito de seu ser: com vontade, mente, personalidade, liberdade, pelo poder, amor e simplicidade do Pai. Portanto também no mesmo Confissões de fé dizemos, que o Filho é “Deus de Deus, luz da luz, o verdadeiro Deus do verdadeiro Deus”.

O filho é a mais perfeita imagem (imago) do Pai. Nós dizemos que é
“de uma substância com o Pai.” Um em ser. E Pai desde a eternidade ele olha para o Filho. E o Filho olha novamente para o Pai.

E o que eles veem? Cada um deles vê a perfeição completa, beleza, bondade e verdade do outro. E, portanto, naturalmente, inevitavelmente, eles automaticamente se apaixonam um pelo outro.

Ou, para usar a bela frase de Fulton Sheen: eles confessam seu amor um pelo outro com um suspiro. E nós chamamos este suspiro, esta respiração sagrada “Spiritus Sanctus”, Espírito Santo, Espírito Santo.

Deus é “communio”, comunidade, família, que é típico da criação e comunicação de imagens. Toda a criação é um reflexo, por assim dizer
branqueado do amor de Deus, amor do Pai, do Filho e o Espírito Santo.

Ok, vamos ainda mais longe. Como dissemos, isso se espalha por toda a criação e pode ser visto em todos os aspectos da criação. Bem, é especialmente visível em nós, pessoas, quem somos por natureza destinado ao amor e, portanto, a imitar a Deus. O que é pecado?

Ela pode ser expressa precisamente por que é uma interrupção deste processo de comunicação e esta conexão. Agostinho descreve o pecado como um estado quando uma pessoa é “incurvatus in se”, preso dentro de si mesma; é um estado em que uma pessoa não imita a comunicação divina.

E qual é a resposta de Deus para o pecado? Deus amou tanto o mundo, que enviou o seu único Filho, que todos os que acreditam nele tinham a vida em seu nome (cf. Jo 3, 16). Deus Pai amou tanto o mundo, tanto ardeu com o fogo do amor do Espírito Santo, que ele enviou seu Filho, sua imagem para nos trazer de volta ao amor de Deus.

Tudo isso eu quero dizer isso: A Trindade não é qualquer coisa abstrata seca algo que é fácil apenas os teólogos estão interessados. A Trindade é o fundamento de toda a realidade, a razão da existência de toda a criação e também por meio pela qual Deus salva a humanidade.

Então pense sobre isso a todos sempre que vocês se abençoarem. Pois então invocamos o Pai, sua imagem, Filho, e seu amor mútuo, o Espírito Santo. Tradução: Redemptoristi Bratislava – Praga
Legendas: Comunidade CALVÁRIO

Poderá ver o vídeo no youtube Aqui

Combo Acadêmico de Teologia – CLIQUE AQUI