O que significam os nomes hebraicos na Genealogia de Jesus Cristo e por que isso importa?

Estudar os significados dos nomes hebraicos na genealogia de Jesus Cristo nos dá um vislumbre das vidas dos pais e dos tempos históricos. Alguns nomearam seus filhos de acordo com as circunstâncias que cercam a concepção ou o parto, o que é melhor demonstrado na nomeação de Raquel e Leia das 12 tribos de Israel. Em outros casos, podemos ver as esperanças dos pais por seus filhos, assim como quando Davi nomeou Salomão (significa paz).

Em outras ocasiões, podemos ver os pais honrando a Deus nomeando seus filhos segundo características de Deus ou depois de atos divinos como Jeosafá (Deus julga) ou Uzias (nome hebraico significa “minha força é Yah”). Por último, e o que eu acho mais interessante é quando o próprio Senhor envia anjos para instruir os pais sobre a nomeação do filho ou muda o nome atual de uma pessoa, como na nomeação de Jesus ou a mudança de nome de Abrão para Abraão para profecia sobre o futuro da criança e dar um indicador quanto aos tempos.

Genealogia de Jesus Cristo

 

Significado dos Nomes Hebraicos na Genealogia de Jesus Cristo; Antepassados ​​1 a 7.

Abraão (אַבְרָהָם) significa “pai de muitos” Deus disse a Abraão “você será o Pai de uma multidão de nações”. O nome original de Abraão era Abrão, que significa “pai exaltado” em hebraico. Deus mudou seu nome depois de aparecer a Abrão e fazer um pacto com ele para dar-lhe incontáveis ​​descendentes, época em que ele mudou o nome de Abrão para Abraão ( Gênesis 17: 5 ).

Isaque יצחק   significa “riso”. Seu nascimento foi profetizado com antecedência pelo próprio SENHOR em ( Gênesis 18: 10-13 ) e quando ela o ouviu ela riu para si mesma e disse: “Depois que eu estiver desgastado, e meu senhor (Abraão) for velho, terei prazer. . ”Além disso, a mãe de Isaac, Sarah, disse que quando ele nasceu“ Deus fez risadas por mim; todo aquele que ouve rirá de mim ”( Gênesis 21: 5 ). Abraão tinha cem anos quando Isaque nasceu.

Jacó יַעֲקֹב significa “pegador de calcanhar” ou “Suplemento”. O calcanhar refere-se aos eventos que ocorreram durante o nascimento de Jacó e Esaú. Os gêmeos lutaram no ventre de suas mães porque eles são duas nações dentro dela ( Gênesis 25:23 ), então quando Esaú saiu de sua mãe, Jacó agarrou o calcanhar de Esaú ( Gênesis 25:26 ) e foi, portanto, chamado Jacó ou pegador de calcanhar.

Suplantar refere-se a Jacó, o mais novo dos filhos de Isaque, suplantando seu irmão mais velho para o primogênito primogênito. Isso foi profetizado pelo próprio Senhor em Gênesis 25:23: “… um será mais forte que o outro, o mais velho servirá ao mais novo.” Essa profecia se cumpriu quando Esaú (outro irmão de Jacó) vendeu seu direito de primogenitura por uma tigela de guisado. (Gênesis 25:33) bem como a bênção de Isaque quando ele fingiu ser Esaú na época da bênção de seu pai ( Gênesis 27:27 ).

Judá יְהוּדָה significa “louvor”. No nascimento de Judá, sua mãe, Leia, disse: “Agora louvarei o SENHOR” ( Gênesis 29:35 ).

Peres ֶץרֶץ significa “ruptura”. Quando sua mãe Tamar entregou Peres e Zerah, a mão de Zerá, seu irmão gêmeo, deixou o útero primeiro e então uma corda escarlate foi colocada em sua mão, mas depois puxou sua mão e Peres bateu em seu gêmeo no útero. Assim, Peres recebeu seu nome porque a parteira exclamou: “Como você se libertou primeiro?” ( Gênesis 38:29 )

Hezron חֶצְרוֹן significa “recinto”. Não há muita menção na Bíblia Sagrada sobre Hezron além de sua linhagem. A mesma palavra também é usada para descrever um sul plano de Judá.

Rão אָ֫יִל significa “alto, exaltado” ou “uma ovelha macho” ou “um instrumento de guerra”. A aplicação mais provável em relação à genealogia é alta ou exaltada.

Significados dos nomes hebraicos na genealogia de Jesus Cristo – antepassados ​​bíblicos de 8 a 14

Antepassados ​​bíblicos nomes 15 a 21 e seus significados hebraicos na genealogia de Jesus Cristo

Antepassados ​​bíblicos 22 a 28 significados do nome hebraico

Antepassados ​​bíblicos 29 a 35 na Genealogia de Jesus Cristo

Antepassados ​​bíblicos na genealogia do Messias; geração 35 a Jesus Cristo

Há 14 gerações desde Abraão até Davi e 14 gerações desde Davi até o exílio na Babilônia e 14 gerações desde o exílio até Jesus Cristo. ( Mateus 1:17 ) Depois de Davi, você verá que as linhagens registradas em Mateus são diferentes das registradas em Lucas. Acredita-se que os nomes registrados em Lucas tenham sido a linhagem de Maria e os relatos de Mateus sobre José.

Se quiser ver os outros artigos traduzidos, deixe nos comentários.

Fonte: http://www.newbeginningsworshipcenter.org/hebrew-names-in-genealogy-jesus-christ/
Tradução: Emerson de Oliveira

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.