O que significa “muitos serão chamados mas poucos os escolhidos” em Mt. 22:14

Muitos serão chamados mas poucos os escolhidos

Esta declaração é a conclusão da parábola da festa de casamento. Jesus contou esta parábola para mostrar como será o reino dos céus quando chegar o fim dos tempos.

Você quer ter acesso a um Manual completo de estudos bíblicos, com mais de 300 perguntas complicadas da Bíblia respondidas?

Durante mais de 5 anos aceitei esse desafio e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Inscreva-se para receber as atualizações

Na parábola, o rei envia seus servos para reunir os convidados para a festa de casamento. Mas os convidados recusaram-se a vir, alguns porque estavam muito ocupados com suas próprias atividades mundanas e alguns porque eram positivamente hostis ao  rei.

Então o rei ordena que seus servos saiam e convidem qualquer pessoa que encontrarem, e muitos vêm e lotam o salão nupcial. Mas o rei vê um homem sem roupas de casamento e o manda embora.

Jesus conclui dizendo que muitos são chamados/convidados para o reino, mas somente aqueles que foram “escolhidos” e receberam a Cristo virão. Aqueles que tentam vir sem a cobertura do sangue de Cristo para seus pecados estão vestidos inadequadamente e serão enviados para as “trevas exteriores”, o que é o inferno (v. 13).

Muitas pessoas ouvem o chamado de Deus vindo por meio de Sua revelação de Si mesmo por meio da criação, da consciência e da pregação da Palavra.
Mas apenas “poucos” responderão porque são eles que realmente ouvem.

Jesus disse muitas vezes: “Quem tem ouvidos para ouvir, ouça” (Mateus 11:15 como exemplo). A questão é que todos têm ouvidos, mas apenas alguns ouvem e respondem.

Nem todos que ouvem o evangelho o recebem, mas apenas os “poucos” que têm ouvidos para ouvir. Os “muitos” ouvem, mas não há interesse ou há antagonismo total em relação a Deus.

Muitos são chamados ou convidados para o reino, mas ninguém consegue entrar por conta própria. Deus deve atrair os corações daqueles que vêm; caso contrário, não o farão (João 6:44). Segunda Coríntios 5:17 diz: “Portanto, se alguém está em Cristo, é uma nova criação; o velho se foi, o novo chegou.” Deus cria a vida, concede arrependimento e dá fé.

O homem é totalmente incapaz de fazer sozinho essas coisas que são necessárias para entrar no reino dos céus. Efésios 1:4-6:

“Pois ele nos escolheu nele antes da criação do mundo para sermos santos e irrepreensíveis aos seus olhos. Em amor, ele nos predestinou para sermos adotados como seus filhos por meio de Jesus Cristo, de acordo com seu prazer e vontade — para o louvor de sua gloriosa graça, que ele nos deu gratuitamente  naquele que ele ama.”

A salvação é pela vontade e prazer de Deus para Sua glória. João 6:37-39 e 44-45: “Todo aquele que o Pai me dá virá a mim, e quem vier a mim eu nunca expulsarei. Pois desci do céu não para fazer a minha vontade, mas para fazer a vontade daquele que me enviou. E esta é a vontade daquele
que me enviou: que eu não perca nada de tudo o que ele me deu, mas os ressuscite no último dia… Ninguém pode vir a mim, a menos que o Pai que me enviou o traga, e eu o ressuscitará no último dia. Está escrito nos Profetas: ‘ Todos eles serão ensinados por Deus.’ Todo aquele que escuta
o Pai e aprende com ele vem a mim.”

Assim, todos os “escolhidos” de Deus serão salvos, sem exceção; eles ouvirão e responderão porque têm ouvidos espirituais para ouvir a verdade. O poder de Deus garante isso.

Romanos 8:28-30 diz:

“E sabemos que em todas as coisas Deus trabalha para o bem daqueles que o amam, que foram chamados de acordo com seu propósito. Para aqueles que Deus de antemão conheceu, ele também predestinou para serem conformados à semelhança de seu Filho, para que ele fosse o primogênito entre muitos irmãos. E aqueles que ele predestinou, ele também chamou; aqueles que ele chamou, ele também
justificou; aqueles que ele justificou, ele também glorificou.”

Como sabemos se estamos entre os poucos que têm ouvidos para ouvir? Respondendo à chamada. A garantia deste chamado certo, deste chamado escolhido, vem do Espírito Santo. Considere Filipenses 1:6, que diz: “Tendo certeza disto, que aquele que começou uma boa obra em vocês,
completá-la-á até o dia de Cristo Jesus”.

“Portanto, meus queridos amigos, como vocês sempre obedeceram — não apenas na minha presença, mas agora muito mais na minha ausência — continuem a operar sua salvação com temor e tremor, pois é Deus quem opera em vocês o querer e o realizar. agir de acordo com seu bom propósito” (Filipenses 2:12-13).

Se ouvirmos com nossos ouvidos espirituais e respondermos ao convite, haverá medo e tremor em nossas almas ao reconhecermos que foi a obra de Deus em nós que causou nossa salvação. Quer saber mais?

Agora lembre-se: Tem dúvidas? A Bíblia tem respostas, nós ajudaremos você a encontrá-las!

Poderá ver o vídeo no youtube Aqui

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.