O que Jesus quis dizer com: “apartai-vos de mim que não vos conheço”?

A pergunta de hoje é: O que Jesus quis dizer quando Ele disse: “Eu nunca te conheci. Afaste-se de mim”? Neste artigo, responderei a essa pergunta de uma perspectiva bíblica.

Depois, como sempre ,  compartilharei alguns recursos úteis, então fique até o final. Jesus disse: “Então, direi  a eles claramente , ‘Eu nunca os conheci. Afastem-se de mim, malfeitores!’” (Mateus 7:23).

Parece estranho ouvir nosso onisciente Senhor dizer que há algo—ou alguém—Ele não conhece. Jesus não se refere a um conhecimento intelectual aqui, mas um conhecimento relacional.

Para entender um versículo, sempre comece com o contexto. Jesus está encerrando Seu Sermão no   Monte com uma advertência final sobre a verdadeira fé.

Jesus prediz que falsos profetas cristãos virão como lobos em pele de ovelha (Mateus 7:15). Eles podem usar toda a “fala de Deus” correta e até fazer impressionantes demonstrações de poder, mas não pertencerão ao Senhor: “Nem todo aquele que me diz: ‘Senhor, Senhor’ entrará no reino dos céus, mas somente aquele que fizer a vontade de meu Pai que está nos céus. Muitos me dirão naquele dia: ‘Senhor, Senhor, não profetizamos em teu nome e em teu nome expulsamos demônios e em teu nome realizamos
muitos milagres?’ Afastem-se de mim, vocês malfeitores!’” (Mateus 7:21–23).

Nas palavras de Jesus no Dia do Julgamento, vemos várias verdades importantes: não é uma afirmação verbal de que alguém segue Jesus que salva (Mateus 7:21).

O cristianismo nominal não pode salvar. Além disso, não é uma demonstração de discernimento espiritual ou poder que salva (versículo 22). Uma pessoa pode parecer cristã aos olhos de outras pessoas, mas ainda assim ser um “malfeitor” aos olhos de Deus e ser expulso de Sua presença (versículo 23). Somente aqueles que fazem a vontade do Pai e que são conhecidos por Deus entrarão no céu. Então, qual é a vontade do Pai?

Alguns homens vieram a Jesus uma vez com uma pergunta sobre o que Deus exigia deles: “Eles lhe perguntaram:   ‘ O que devemos fazer para fazer as obras que Deus exige?’ Jesus respondeu: ‘A obra de Deus é esta :   ele enviou’” (João 6:28–29).

Deus quer que tenhamos fé em Seu Filho: “Este é o seu mandamento: crer no nome de seu Filho, Jesus Cristo” (1 João 3:23). Aqueles que nascem de novo pela fé em Cristo produzirão boas obras para a glória de Deus (Efésios 2:10).

Quando Jesus disse: “Eu nunca vos conheci” aos falsos discípulos, Ele quis dizer que nunca os reconheceu como Seus verdadeiros discípulos ou Seus amigos. Ele nunca teve nada em comum com eles nem os aprovou. Eles não eram parentes dele (Marcos 3:34-35). Cristo não habitou em seus corações (Efésios 3:17), nem tinham Sua mente (1 Coríntios 2:16). De todas essas maneiras e muito mais, Jesus nunca os conheceu.

Observe que Jesus não está rompendo o relacionamento aqui—nunca houve um relacionamento a ser interrompido. Apesar de suas palavras sonoras e exibições vistosas de fervor religioso, eles não tinham intimidade com Cristo. Então acontece que o que importa não é tanto que conhecemos Deus em algum nível, mas que Deus nos conhece.

Como Paulo explicou: “Quem ama a Deus é conhecido por Deus” (1 Coríntios 8:3; veja também Gálatas 4:9). O Senhor “ apascenta  Seu rebanho como um pastor” (Isaías 40:11), e Ele sabe quem são Suas ovelhas (João 10:14).

Essas palavras sombrias “nunca vos conheci: apartai- vos de mim, vós que praticais a iniqüidade” em Mateus 7:23 (KJV) mostra que Jesus é realmente onisciente. Ele não os “conhecia” no sentido que faria se fossem Seus seguidores, mas conhecia seus corações – eles estavam cheios de iniqüidade!

A condenação de Isaías à hipocrisia se encaixa bem nesse grupo: “Estas pessoas se aproximam de mim com a boca e me honram com os lábios, mas seus corações estão longe de mim” (Isaías 29:13).

Os malfeitores que Jesus não conhece são falsos cristãos, falsos mestres e adeptos nominais da religião. Aqueles que são convidados a sair da presença do Senhor não participarão das bênçãos do reino: “Fora estão os cães, aqueles que praticam artes mágicas, os sexualmente imorais, os assassinos, os idólatras e todos que amam e praticam falsidade” (Apocalipse 22:15).

Eles serão lançados “nas trevas, onde haverá choro e ranger de dentes” (Mateus 8:12). Aqueles falsos cristãos que Jesus diz que nunca conheceu não produzirão o fruto do Espírito (Gálatas 5:22–23); em vez disso, eles produzirão o oposto, as obras da carne (Gálatas 5:19-21).

Jesus avisa que um dia Ele dirá a um grupo de praticantes religiosos: “Eu nunca te conheci”. Deus   não tem prazer em enviar pessoas para o inferno. Mas aqueles que foram mandados embora rejeitaram o propósito e plano eternos de Deus para suas vidas.

Eles  rejeitaram a luz do evangelho, preferindo as trevas, porque suas ações eram más. No julgamento, eles tentam se justificar como dignos do céu com base em suas obras (profecias, exorcismos, milagres, etc.), mas ninguém  será justificado por suas próprias obras.

Embora alegando fazer todas essas boas obras em nome de Cristo , eles falharam em fazer a única obra de Deus que conta: “ter fé naquele que ele enviou” (João 6:29).

E assim Jesus, o Justo Juiz,  os condena à separação eterna Dele. Quer aprender mais? Inscreva-se para não perder o próximo artigo.

Visite Conheça Sua Bíblia para mais conteúdo excelente. E confira a seção de detalhes abaixo deste artigo, lá você encontrará um livro que eu recomendo, juntamente com links para várias perguntas relacionadas. Se você quiser aprender sobre o Bíblia, ou se estiver interessado em devocionais pequenos, inscreva-se no Bible Munch no YouTube ,  link aqui.

Agora lembre-se, Tem dúvidas? A Bíblia tem respostas e nós ajudaremos você a encontrá-las!

Poderá ver o vídeo no youtube Aqui

Conheça Sua Bíblia de Capa a Capa – Clique Aqui