O que é um empreendedor cristão?

Apenas ocorreu-me sobre isso, o meu post 100, que eu não acho que eu realmente ainda não respondi à pergunta: “O que é um empreendedor cristão?” Isso parece muito bobo de mim, pois é o nome do blog . É uma pergunta bastante simples que pareceria auto-explicativa à primeira vista, mas quanto mais você realmente deixa de pensar sobre isso, mais profunda e complexa será a resposta.

 

Obviamente, seria necessário um cristão e um empresário; No entanto, essas duas qualificações sozinhas parecem de alguma forma inadequadas. Talvez seja porque o termo cristão geralmente parece não refletir a natureza de Cristo em tudo como vivemos nossas vidas.

Apenas as mesmas palavras juntas, empreendedor cristão, sugerem um propósito muito mais elevado e mais nobre do que simplesmente um cristão que está tentando ganhar a vida operando um negócio. Tão elevado, de fato, que é difícil imaginar alguém que segue Cristo (que não possuía bens próprios) e que também procurava construir riqueza.

Colocando as primeiras coisas primeiro

Às vezes eu me pergunto se a palavra empreendedor descreve adequadamente a pessoa que segue esse propósito mais elevado. Inevitavelmente, penso que acabamos com as mesmas preocupações, processos e procedimentos de linha de fundo; No entanto, como chegamos lá tem duas origens muito diferentes.

A principal preocupação de um empresário é a geração e acumulação de riqueza. Esse é o objetivo final – o foco principal. Tudo sobre o negócio do cliente para os procedimentos do back office deve apoiar e se adequar a esse objetivo.

A principal preocupação do empresário cristão é trazer glória a Deus e ser mordomos fiéis de seus bens. Como mordomos, Deus espera que obtenhamos lucros com os “talentos” com os quais Ele nos confiou, mas essa não é nossa principal responsabilidade.

Ser um Empreendedor Cristão Requer Chamada

Há alguns que não concordam comigo que ser um empreendedor cristão é um chamado de Deus, mas acredito firmemente que, a menos que Deus tenha plantado essas sementes em seu coração e projetado você com esse propósito em mente que um perderá na batalha entre a constante para servir tanto ao dinheiro quanto a Deus.

As advertências de sucumbir ao amor ao dinheiro são terríveis na Bíblia. O rico e jovem governante que afirmou ser perfeito ao seguir os mandamentos foi desviado por Cristo, porque ele amava suas posses mais do que seu Criador. Não houve nenhum que contradisse a afirmação do jovem para que possamos assumir que ele provavelmente era um homem muito bom, mas é preciso mais.

Em O Senhor dos Anéis, diz-se que Frodo não escolheu ser o portador do anel, mas que ele foi escolhido. Na história, o anel dominou consideravelmente aqueles que a possuíam constantemente puxando-os para seu mestre maligno – ainda assim Frodo resistiu acima de tudo. É uma grande analogia para o empreendedor cristão e a riqueza.

Ser empreendedor cristão requer um reconhecimento

Os empresários cristãos reconhecem que tudo começa, termina e consiste em Deus. É esse o reconhecimento de Sua soberania que nos permite ir para a esquerda quando Ele nos diz, apesar de toda nossa experiência nos dizer que devemos estar indo direto.

É essa confiança inabalável que seguir Sua Palavra sempre vencerá no final. É a aceitação de que ele tem recursos ilimitados à Sua disposição para provocar Sua vontade através de nós se não nos deixarmos à Sua maneira.

Esse reconhecimento é o motivo pelo qual reagimos de forma diferente, somos prejudicados, quando somos caluniados, quando não somos pagos, como lidamos com nossos funcionários, como pensamos sobre nossos concorrentes, como lidamos com nossos clientes e com o desempenho de nossos negócios.

Então, o que é um empreendedor cristão?

Ok, eu sei. Você quer uma definição de uma frase, certo? Eu acho que se eu tivesse que resumir tudo em uma definição, seria algo assim.

Um sincero seguidor nascido de Jesus Cristo que foi chamado e dotado para expressar o amor de Cristo e a glória de Deus através de empreendimentos empresariais, reconhecendo que eles são meros mordomos da acumulação de riqueza derivada de tais empreendimentos e confiados para usar essa riqueza de acordo com a boa e perfeita vontade de Deus seguindo os ensinamentos estabelecidos na Bíblia.

Prolixo, não? Qual seria a sua definição de uma frase de empreendedor cristão? Deixe-me saber nos comentários abaixo.

Fonte: http://mpchristianity.com/christian-entrepreneur-definition.html
Tradução: Emerson de Oliveira

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.