O que é arrependimento na Bíblia?

Estudo sobre a palavra arrependimento na Bíblia

A Natureza do Arrependimento
Para entender a natureza do arrependimento, é necessário considerar a etimologia da própria palavra ‘arrependimento’. No Antigo Testamento, a palavra ‘arrependimento’ é baseada em duas palavras hebraicas: ‘ nacham ‘ e ‘ shub ‘. A palavra ‘ nacham ‘ transmite o conceito de arrependimento ou remorso.  Gênesis 6:6 afirma que ” o Senhor se arrependeu de ter feito o homem “: Aqui a palavra é usada no contexto de arrependimento ou remorso. ‘ Nacham ‘ também é usado em 1 Samuel 15:11 no sentido de remorso pelo reinado de Saul.  

A palavra ‘ shub‘ transmite uma mudança completa de comportamento. Esta palavra transmite a ideia de ‘voltar atrás, refazer o próprio passo para voltar ao caminho certo’. 1   Em 1 Reis 8:47 , Salomão suplica a Deus que ouça as orações de um povo arrependido. A idéia de ‘arrependimento’ é vista no fato de que as pessoas estavam ‘retornando’ ao Senhor e Seus propósitos de aliança para eles. Ao longo do Antigo Testamento, a palavra ‘ shub ‘ foi usada pelos profetas para efetuar uma mudança de mente e coração no povo ( Isaías 1:18-19 ; Oséias 6:1-4 ; Amós 4:6-11 ).  

No Novo Testamento, a palavra ‘arrepender-se’ é derivada de duas palavras gregas: ‘ metanoia ‘ e ‘epistrepho‘. A palavra ‘ metanóia ‘ transmite a ideia de mudar de ideia depois de muito pensar, o que leva a uma mudança de ação. 2 João Batista exortou o povo a se arrepender e exigiu prova de uma conversão autêntica ( Mateus 3:9-10 ).  

A palavra ‘epistrepho‘ é usada no Novo Testamento para a ideia de conversão. Também, esta palavra é usada na Septuaginta para traduzir a palavra hebraica ‘ shub ‘ – retornando). 3  À luz disso, a verdadeira conversão é um ‘retorno’. A ideia de ‘retorno’ implica a ideia de afastar-se de algo e voltar-se para outra coisa. No contexto das Escrituras, a conversão é o arrependimento em ação – afastar-se do pecado e voltar-se para Deus.

Ao juntar o conceito dessas quatro palavras, pode-se entender que o arrependimento envolve remorso pelo pecado, que por sua vez leva a uma mudança de mente e depois a uma mudança de comportamento. Surge a pergunta sobre o que alguém muda de ideia? De acordo com Spurgeon, “Arrepender-se é mudar sua mente sobre o pecado e Cristo… há tristeza implícita…” 4

Ter remorso pelo pecado significa acusar e condenar a si mesmo. É entender que ninguém merece nada mais do que a ira de Deus (ou seja, o Inferno). O remorso não significa que alguém está meramente triste pelo pecado ( 2Co 7:10 ), mas que há ódio ao pecado ( Jó 42:5-6 ; Sl 119:128 ). Como Moody afirma: “Arrependimento implica convicção do pecado, tristeza pelo pecado, abandono do pecado”. 5   Ao deixar uma vida de pecado, a pessoa se volta para uma vida de santidade. Isso causa uma mudança de mente e comportamento. Para viver uma vida santa, é preciso ser reorientado para Deus.

Considere as palavras de Lucas 5:31-32 :E Jesus, respondendo, disse-lhes: Os sãos não precisam de médico; mas os que estão doentes. Não vim chamar justos, mas pecadores ao arrependimento . Cristo é retratado como o Grande Médico e os perdidos são retratados como os doentes. Enquanto um médico é capaz e está disposto a curar os enfermos, os enfermos devem ver que estão doentes e precisam de cura. Os enfermos devem ir ao médico para serem curados. Assim é com o pecador e o Salvador. Deus não quer que ninguém pereça. Ele é capaz e disposto a salvar o homem, mas o homem deve vir a Deus reconhecendo sua necessidade de purificação espiritual. Este é o coração do arrependimento… a disposição de deixar Deus trabalhar.

A Manifestação do Arrependimento
Arrependimento é um abandono voluntário do pecado em tristeza e voltar-se para Deus pela fé; fé no mérito da obra de Cristo. Um pecador não pode ser salvo sem arrependimento ( At 17:30 ), mas o arrependimento não salva. Embora isso possa parecer um paradoxo, considere que é Cristo quem salva e é um coração arrependido que recebe Sua misericórdia ( Provérbios 28:13 ; Mateus 21:32 ; Atos 20:21 ). Assim, o arrependimento se manifesta da seguinte forma:

1.   Um sentimento de culpa e tristeza pelo pecado ( Salmo 109:21-22 ; 2 Coríntios 7:10 ). A percepção do horror do pecado resulta em culpa e tristeza. Davi demonstrou arrependimento de seu pecado com culpa e tristeza (Salmo 51:4 , 9 , 11 ). Após o retorno do cativeiro, Esdras e o povo choraram e tremeram à luz do julgamento de Deus sobre o pecado ( Esdras 9:4 ; 10:3 , 14 ). Depois de negar que conhecia Jesus, Pedro saiu e chorou amargamente ( Lc 22:62 ). A culpa pelo pecado e a tristeza pelo pecado é o que é conhecido nas Escrituras como um ‘coração quebrantado e contrito’ ( Salmo 51:17 ). Embora a culpa e a tristeza possam ser exibidas externamente, o verdadeiro arrependimento deve ser uma realidade interna. Cuidado com os hipócritas que desfiguram seus rostos ( Mateus 6:16 ), mas são falsos (ou seja, Acabe – 1 Reis 21:27 ; Judas Iscariotes).

2.  Um ódio e abandono do pecado ( Jó 42:5-6 ; Salmo 119:128 ; Isaías 55:7 ; Ezequiel 18:30 ; Mateus 3:8 ). Isso acontece através da percepção do horror do pecado e da santidade de Deus. William Taylor declara: “O verdadeiro arrependimento odeia o pecado, e não apenas a penalidade; e odeia o pecado acima de tudo porque descobriu e sentiu o amor de Deus”. 6   O penitente odeia o pecado mais do que jamais amou o pecado. O arrependimento não se limita a se afastar de alguns pecados, mas a se afastar da totalidade do estilo de vida do pecado. Considere o filho pródigo ( Lc 15 : 18,20 ). Quando ele caiu em si, ele disse: “Eu me levantarei e irei”.

3.   Uma apreensão de misericórdia e confissão de pecado ( 2 Crônicas 6:26 ; Salmo 51:1 ; 130:4 ; Ezequiel 18:21 ; 1 Tessalonicenses 1:9 ). Nas Escrituras, pregar o arrependimento resultou em confissão de pecados ( Neemias 1:5-11 ; Daniel 9:3-19 ). Existem apenas duas opções escolher o céu ou escolher o inferno ( Lucas 16:19-30 ). Escolher o Céu significa abandonar a justiça própria e buscar a misericórdia de Deus. Ao apreender a misericórdia, o indivíduo se afasta do mal ( At 8:22 ) e se volta para Deus ( At 20:21 ; 26:18-20 ).

4.  Um esforço consistente para viver uma vida santa ( Ezequiel 36:26-27 ). Não é suficiente abandonar o pecado. O verdadeiro arrependimento cria uma conversão genuína que, por sua vez, é seguida pelo arrependimento do ‘modo de vida’ – uma mudança de comportamento ( Mateus 3:7-8 ). Ao longo do Antigo Testamento, o arrependimento interior, por sua vez, produziu jejum, choro e luto exterior ( Neemias 1:4 ; Esdras 10:1 ; Oséias 7:14 ; Joel 2:12 , 17 ). Novamente, considere o filho pródigo ( Lucas 15:18 , 20). Quando ele disse: “Eu me levantarei e irei” e ele se levantou e foi. Sua mudança de mente produziu uma mudança de comportamento. Essa mudança de comportamento segue o perdão. Se não houver mudança de comportamento, então não houve perdão, portanto, não houve arrependimento verdadeiro. Esta mudança de comportamento é validada por dois desejos: um não pecar novamente, e o outro, andar em íntima comunhão com Deus ( Filipenses 3:8 ). 

Considerações Finais
Em Gálatas 1:7 , Paulo se referiu aos pregadores que ‘pervertiam’ o evangelho de Cristo. A palavra ‘pervertido’ ( metastrepho ) significa deturpar ou distorcer a verdade. Curiosamente, metastrefw (metastrepho) é uma forma verbal de ‘ metanoia‘ a palavra para se arrepender (ou seja, virar, transformar, mudar). A escolha desta palavra não deve ser negligenciada. Talvez a escolha desta palavra seja um exemplo de sarcasmo sagrado. Independentemente disso, Deus está fazendo um ponto – pregar o Evangelho sem arrependimento é uma distorção da verdade do Evangelho.  

Atos 3:19é claro, arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados. Tanto ‘arrepender-se’ como ‘ser convertido’ são verbos aoristo, ativos e imperativos. O tempo aoristo indica que esta é uma ação completa que ocorre em algum ponto, geralmente no passado. O arrependimento que leva à conversão é uma ação única. Uma vez salvo, o crente está eternamente seguro, sem necessidade de ser salvo novamente. A voz ativa denota que o sujeito está fazendo a ação. O assunto do versículo 19 é o ouvinte do Evangelho. Assim, o arrependimento e a conversão são responsabilidades do indivíduo em resposta à pregação do Evangelho. Finalmente, o modo imperativo é usado para exigir que uma ação seja realizada. O arrependimento não é uma opção, é uma ordem. Além do mais, a ordem para se arrepender é precedida pela ordem para pregar o arrependimento. “E que o arrependimento e a remissão dos pecados sejam pregados em seu nome entre todas as nações, começando por Jerusalém.” –Lucas 24:47

RECOMENDO PARA VOCÊ

CURSO DE HEBRAICO E GREGO – Entenda a Bíblia com mais profundidade aprendendo os dois idiomas mais ricos e antigos do mundo: Hebraico e Grego! Acesse:

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.