O que é a maçonaria?

Visão geral

 

Não existe uma única definição universal de Maçonaria aceita por todos os maçons porque a prática significa coisas diferentes e algumas vezes contrárias aos maçons individuais. A Maçonaria, para alguns de seus membros, tornou-se um clube social, enquanto para outros, a Maçonaria domina sua vida e trabalho como uma religião na qual eles confiam para sua salvação. Este ponto é bem declarado pela principal autoridade maçônica, Henry Wilson Coil, em sua visão abrangente da Maçonaria . Aqui ele discute a natureza contraditória da Maçonaria:

Ninguém sabe o que é a Maçonaria ou, se essa afirmação for considerada muito forte, pelo menos ninguém foi capaz de demonstrar que conhece a resposta à pergunta. O que um [maçom, ou autoridade maçônica] afirma que uma outra capacidade aparente de igualdade duvida ou nega … Nem é essa divergência de opinião devido à ignorância ou falta de investigação, pois os conflitos surgem principalmente entre os mais zelosos e eruditos dos estudantes maçônicos. A Fraternidade não tem autoridade central para declarar seu credo e nenhum censor de livros para verificar as aberrações. Qualquer um, seja dentro ou fora da Sociedade, pode falar sobre o que ele quer, e muitos se aproveitaram dessa liberdade. (1)

 

Fonte: John Ankerberg e John Weldon , Enciclopédia de Cultos e Novas Religiões Harvest House Publishers, Eugene, Or. 1999, p. 217

 


 

Clique aqui e faça nosso curso online de combater as seitas e heresias

Propósito: A união dos homens em comunhão sob os principais temas da Paternidade de Deus, a irmandade do homem e a imortalidade da alma. Para muitos maçons, a Maçonaria é uma busca religiosa pela iluminação espiritual; no entanto, em última análise, nos graus mais elevados, o objetivo é conformar o mundo às crenças maçônicas.

Fundador:Nenhum indivíduo individual A Maçonaria gradualmente evoluiu para sua forma atual, conhecida como Maçonaria “especulativa”. Isso a distingue da maçonaria “operativa” ou “trabalhadora” dos pedreiros medievais. A Maçonaria Operativa mais lenta assimilou o misticismo e ocultismo de numerosas religiões e filosofias da Idade Média para se tornar o que é conhecido como a moderna Maçonaria especulativa. A maioria dos estudiosos traça a Maçonaria moderna até o momento em que quatro lojas se fundem em Londres em 1717 para formar a primeira Grande Loja.

Fonte: John Ankerberg e John Weldon , Enciclopédia de Cultos e Novas Religiões Harvest House Publishers, Eugene, Or. 1999, p. 214-215

Incompatível com o cristianismo

Embora os maçons afirmem o contrário, a Maçonaria e o Cristianismo são incompatíveis:

Ao tomar os juramentos maçônicos , o maçom jura defender a Maçonaria e seus ensinamentos. Jurar para defender os juramentos maçônicos é pecaminoso, antibíblico e não deve fazer parte da vida do cristão pelas seguintes razões.

  1. Eles fazem um homem cristão jurar por Deus a doutrinas que Deus pronunciou falso e pecaminoso. Por exemplo, a Maçonaria ensina uma doutrina universalista da “Paternidade de Deus” ( João 8:42 )
  2. O homem cristão é feito para jurar sua aceitação da mentira de que a salvação , a recompensa do Céu, pode ser obtida através das boas obras ( Efésios 2: 8-9 ).
  3. O homem cristão jura aceitar e promover a mentira maçônica que Jesus é apenas um dos muitos profetas igualmente reverenciados no mundo. Ele faz isso ao concordar que todas as religiões podem levar um homem a Deus ( Atos 4:12 ; Filipenses 2: 9-11 ; Colossenses 1: 16-18 )
  4. O homem cristão jura que ele permanecerá em silêncio na Loja e não falará de Cristo quando Deus ordena que todo cristão seja uma testemunha ( Mateus 28:19 ).
  5. O homem cristão jura que está se aproximando da Loja enquanto está em ignorância espiritual e escuridão moral, quando a Bíblia diz que os cristãos são filhos da luz e são resididos pela Luz do mundo ( João 8:12 ; Efésios 5: 8 ).
  6. Ao tomar o juramento maçônico, o cristão é culpado de tomar o nome do Senhor em vão, porque ele jurou ilegalmente as coisas que Deus proibiu que ele jurasse. Deus diz que não deixará tal pessoa impune ( Êxodo 20: 7 )
  7. O cristão jura falsamente que o Deus da Bíblia está igualmente presente em todas as religiões ( 1 Timóteo 2: 5-6 )
  8. O cristão jura falsamente o ensino de que a verdadeira adoração pode ser oferecida na loja a Deus sem a mediação de Jesus ( Hebreus 9:14 ).
  9. Jurando o juramento maçônico, os cristãos estão perpetuando um falso evangelho a outros membros da Loja que olham apenas para o evangelho da Maçonaria para levá-los ao Céu ( Gálatas 1: 6-8 ).
  10. O espírito, a mente e o corpo do cristão são o templo do Espírito Santo , “comprados por preço” ( 1 Coríntios 6: 19-20 ). Ao assumir as obrigações maçônicas, ele poderia concordar em permitir a poluição de sua mente e espírito pela religião pagã ou mesmo por práticas ocultas .

Fonte: John Ankerberg e John Weldon , Enciclopédia de Cultos e Novas Religiões Harvest House Publishers, Eugene, Or. 1999, p. 255-256

Fonte: http://www.apologeticsindex.org/f16.html

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.