O problema do mal

O problema do mal

“Mal” é uma daquelas palavras que você quase não precisa definir. Todos nós vemos isso. Todos nós sentimos isso. Quando você ouve nomes como Hitler, Bin Laden, Manson e Dahmer, você se encolhe um pouco, pensando em como o mal é real e presente. Em nossa cultura, guerra, tráfico sexual, escravidão, terrorismo e violência em grande escala são, infelizmente, muito comuns. A existência desse tipo de mal representa uma séria ameaça ao cristianismo.

Receba as atualizações do blog

Nosso mundo e nossas vidas estão cheios de maldade, dor e sofrimento. Todos nós lutamos durante grande parte da vida e somos regularmente sobrecarregados com o que vemos ao nosso redor. É por isso que muitos dizem que o problema do mal é o maior problema teológico e potencialmente a maior ameaça ao cristianismo.

Qual é o problema?

Então, o que exatamente queremos dizer com “o problema do mal?” O filósofo grego Epicuro originou o argumento quando perguntou: “Deus está disposto a prevenir o mal, mas não é capaz? Então ele não é onipotente. Ele é capaz, mas tem não tem vontade? Então ele é malévolo. Ele é capaz e está disposto? Então de onde vem o mal? Ele não é capaz nem está disposto? Então por que chamá-lo de Deus?”

O problema do mal gira em torno de três afirmações bíblicas sobre Deus: As Escrituras ensinam que:

  • Deus é todo-poderoso (Neemias 9:6; Salmos 33:9; Isaías 44:24; Romanos 1:20; Colossenses 1:6-7)
  • Deus é todo-bom (Sl. 100:5; Sl. 145:17; Nam. 1:7; Marcos 10:18; João 3:16)
  • Deus é onisciente (Jó 12:13; Prov. 2:6-7; Dan. 2:20; Rom. 16:27; Tiago 1:5).

Se essas coisas são verdadeiras, então por que existe o mal? A presença do mal tem que desafiar uma dessas reivindicações. Não nega a existência de Deus formalmente, mas sim funcionalmente.

Talvez a maneira mais apropriada de expor o problema seja a forma como costumamos expressá-lo: “Por que, Deus?” Veja, o problema do mal não é apenas uma questão lógica que precisa ser respondida racionalmente; é também um desafio emocional que afasta Deus de nossos corações tanto quanto de nossas mentes quando sofremos.

Como devemos pensar sobre o mal

Vamos começar com o problema lógico. Temos este impasse: um Deus que afirma ser poderoso, bom e sábio. E ainda, dentro de sua criação, existe um mal desenfreado. Como eles se encaixam? Existe uma maneira de resolver a tensão?

Várias respostas foram colocadas, mas temos que nos contentar com o fato de que, embora existam algumas respostas para o desafio de um Deus soberano que permite o mal, nunca haverá uma resposta totalmente satisfatória lógica ou emocionalmente para a experiência do mal. e sofrimento em nossas vidas.

A realidade do mal

A Bíblia é muito clara sobre a presença e o problema do mal. Algumas religiões e vários cultos tentam lidar com o problema do mal dizendo que o mal não existe, que o sofrimento é apenas uma ilusão. A Bíblia não faz tais afirmações. A Bíblia vê o pecado, o mal e o sofrimento não apenas como realidades, mas como inimigos sob o controle soberano de Deus.

Desde o início, imediatamente após a queda de Gênesis 3, Deus prometeu que o mal estava em um relógio e seria tratado no tempo de Deus. Desde a queda, o Senhor tem consistentemente ficado do lado daqueles que são marginalizados e fracos nas Escrituras (Deuteronômio 10:17-18; Deuteronômio 27:19; Zacarias 7:9-10). O Senhor sempre defende os fracos e eventualmente exerce julgamento sobre os iníquos.

Deus poderia erradicar todo o mal no mundo imediatamente? Com certeza, mas isso significaria a destruição de todos nós, porque somos todos caídos e pecadores (Rm 3:10-12; Rm 3:23; Rm 14:1-3; Sl 53:1-3; Is . 53:6). Deus escolheu permitir que o mal existisse para mostrar sua glória, poder e amor.

Na verdade, vemos nas Escrituras que Deus é capaz de pegar eventos dolorosos e maus e usá-los para o bem (Gn 50:20; Pv 16:4; Rm 8:28). A questão é que, ao contrário de tantas religiões e filosofias, a Bíblia deixa claro que o mal é real, que tem um propósito e que Deus está no controle, apesar do que sentimos.

A obra de Jesus

Existe um problema do mal, mas apenas de nossa experiência, não da perspectiva de Deus. Tudo está acontecendo exatamente como Ele planejou, provando que ele é digno de glória, honra e poder (Ap 4:11). Deus ainda não erradicou o mal, mas deu o golpe final por meio da obra de Jesus.

A Bíblia diz que Deus se envolveu em nosso sofrimento ao enviar Jesus.

O Filho de Deus saiu da eternidade para viver como humano e morrer como um sacrifício divino. Sua morte não teve nada a ver com Seus pecados (uma vez que Ele não tinha pecado) e, de fato, somos informados de que nossos pecados foram colocados sobre Ele. Ele sofreu em nosso lugar para que Deus pudesse perdoar e redimir Sua criação.

No maior ato de maldade da história do mundo, Jesus foi morto. Deus Pai aceitou Seu sacrifício e três dias depois Jesus ressuscitou da sepultura, ascendendo ao céu onde Ele está entronizado.

Jesus, de fato, lidou com o mal naquele maior ato de maldade. A Escritura nos diz que enquanto Cristo redimiu Seu povo, Deus está sendo gracioso em permitir mais tempo para que mais pessoas ouçam o que Cristo fez por eles antes que ele acabe com o mal em um ato final de justiça (2 Pedro 3:8-10). ).

A meta-narrativa da Escritura é que Deus não está nos levando de volta ao Éden, mas a uma Nova Criação, onde não há pecado, sofrimento, mal ou potencial para eles nunca mais. A Bíblia vê a obra completa de Cristo não sendo apenas sua morte, ressurreição e ascensão, mas também seu retorno, reinado e recriação de todas as coisas (Efésios 1:7-10).

A obra de Jesus não é apenas a resposta de Deus para o problema do mal, é nossa única esperança e ajuda como aqueles que são maus e fazem coisas más.

Tensão existe

Portanto, a Bíblia não se cala quando se trata do problema lógico do mal. Deus tem um propósito, que vemos está produzindo algo maior do que qualquer um de nós pode imaginar. O mal tem um prazo, aquele em que é permitido existir porque faz parte de um bem maior e de uma história melhor. Isso pode nos deixar com tensão e perguntas, mas a Bíblia concorda com isso.

Como disse Tim Keller: “Só porque você não consegue ver ou imaginar uma boa razão pela qual Deus pode permitir que algo aconteça, não significa que não possa haver uma.” Deus tem uma razão e um plano, e temos que confiar nele. Embora a Bíblia nos dê alguma substância para nos apoiarmos, ela também nos deixa muito espaço para questionar, clamar e orar. É impossível conhecer a mente de Deus e entender o quadro maior quando somos apenas uma pequena parte da grande história de Deus. Podemos descansar no fato de que Deus é soberano, Ele nos ama e que, com o tempo, todas as coisas ficarão claras (1 Coríntios 13:12).

Como devemos nos sentir sobre o mal?

A Bíblia não apenas nos diz como pensar sobre essas coisas, mas também nos ajuda a saber como nos sentir quando experimentamos o sofrimento e o mal. Uma fonte primária para essa orientação é o livro de Jó. Jó funciona como um bálsamo para aqueles que estão sofrendo e lutando com o problema do mal. É a história de um homem que lida com o mal natural e o mal moral em um nível que poucos de nós podem compreender.

Em Jó, embora aprendamos muito sobre a vida, o sofrimento e Deus, há poucas respostas logicamente satisfatórias para o problema do mal. No entanto, o livro de Jó é dado aos que sofrem para ajudá-los a sofrer bem.

Vamos considerar Jó.

Há coisas acima de nós que não sabemos

O capítulo inicial de Jó nos dá uma das cenas mais interessantes de toda a Bíblia. No Céu, Deus está no trono e, de alguma forma, Satanás entra em cena. Deus permite que Satanás teste Jó através do sofrimento. Há tanta coisa sobre essa cena que é intrigante. O que devemos entender é que há coisas acima de nós que não entenderemos deste lado do céu. Jó nos ensina que há uma razão para o sofrimento aparentemente sem sentido, mas pode estar acima de nós.

Há coisas ao nosso redor que não entendemos

Quando Satanás sai da corte celestial em Jó 1, o sofrimento começa. Jó 1:13–2:10 é difícil de ler. É difícil de ler porque parece a vida real de uma maneira dolorosa. Há quatro relatos, dois de mal natural (mal que resulta não dos seres humanos, mas da natureza como resultado da queda) e dois de mal moral (mal que resulta da atividade humana). Além disso, há o sofrimento pessoal de Jó em seu corpo, mente e espírito. É um vislumbre abrangente do mal na experiência de um homem.

Coisas acontecem ao nosso redor em nossas vidas que não temos como entender. À medida que Jó recebia relatório após relatório, a confusão, perplexidade e angústia afundavam cada vez mais. Uma tragédia é bastante perplexa, mas o sofrimento nessa escala é incompreensível. Jó ensina que há uma razão, mas nossa experiência nesta vida pode estar além da compreensão.

Há coisas em nós que não podemos processar

Jó 3-37 pode ser uma leitura difícil. Os amigos de Jó inicialmente se reúnem em torno de seu amigo ferido. No entanto, ao lermos e ouvirmos os amigos de Jó, ouvimos alguns comentários interessantes. Veja, na mente dos amigos de Jó, não há explicação para o sofrimento neste nível além do julgamento de Deus sobre Jó por algum pecado. Eles não têm o ponto de vista que temos como leitores. Eles não viram o que está acima.

O sofrimento de Jó não é consequência de seu pecado; é o resultado de viver em um mundo caído. Mas seus amigos não sabem disso e não podem ver isso. Jó nos ensina que há uma razão, mas muitas vezes não conseguimos processar o que está acontecendo dentro de nossos corações pecaminosos.

Há coisas à nossa frente que não podemos compreender

Fora dos capítulos iniciais de Jó, não ouvimos de Deus até os capítulos 38-41. Quando Deus começa a falar, todo o resto fica em silêncio. Então, em Jó 42, lemos algo que parecia impossível em Jó 3: que Deus tinha um plano para o bem de Jó.

Em Jó 42, o Senhor restaura, abençoa e traz beleza das cinzas (Isaías 61:3). O sofrimento é ensurdecedor. A dor é ofuscante. O mal é esmagador. No entanto, Deus tem um futuro para seus filhos que é maior do que poderíamos imaginar. Jó nos ensina que há uma razão, mas não podemos nem começar a imaginar qual é ou quão grandes as coisas que temos pela frente podem ser.

Confie em Deus

O ponto do livro de Jó é que não podemos confiar no que sentimos ou vemos, mas podemos confiar em Deus. Enquanto uma dor insuportável definia a vida de Jó, Deus estava lá e no controle.

Uma lição do livro de Jó é que nosso sofrimento sempre será um mistério para nós, mas há consolo em saber que Deus está sempre no controle e sempre realizando algo por meio de nosso sofrimento. Temos que confiar em Deus porque, apesar de nossas perguntas, nossa dor e nossa confusão, o mal não é um problema para Ele. Podemos confiar em Deus porque Ele é todo poderoso, todo bom e todo sábio. Podemos confiar em Deus, mesmo quando estamos feridos.

A postagem acima foi retirada de  Standing for Truth: A Student’s Guide to Apologetics , apresenta aos alunos argumentos para a confiabilidade da Bíblia e a existência de Deus, ao mesmo tempo em que fornece esboços de como envolver a cultura. Standing for Truth  é publicado pela Crossings Camps em Louisville, Kentucky. Visite  gocrossings.org  para saber mais sobre os acampamentos intensivos de Crossings Gospel, repletos de diversão inesquecível. Um download gratuito em PDF de  Standing for Truth  está disponível em  gocrossings.org/s4tbook

Fonte: https://www.namb.net/apologetics/resource/the-problem-of-evil/

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.