O Anticristo

A alegação de que o papa é o Anticristo tem sido parte da retórica anti-católica desde a Reforma, quando foi necessário justificar o desejo dos reformadores protestantes de deixar a Igreja Católica.

Assim, o Livro Luterano da Concórdia declara: “O papa é o verdadeiro Anticristo que se ressuscitou e se colocou contra Cristo … Assim como não podemos adorar o próprio diabo como nosso senhor ou Deus, então não podemos sofrer seu apóstolo, o papa ou o Anticristo, para nos governar como nossa cabeça ou senhor “(Artigos de Esmalcada 2: 4: 10, 14). 

A Confissão Presbiteriana e Anglicana de Westminster declara: “Não há outra cabeça da igreja a não ser o Senhor Jesus Cristo; nem o papa de Roma pode ser a cabeça dela; mas é o anticristo, aquele homem do pecado, e aquele filho de perdição, que se exalta na igreja contra Cristo, e tudo o que se chama Deus “(25: 6).

Para fazer com que as profecias do anticristo se encaixem no papa, alguns até afirmaram que “o templo de Deus”, no qual o Anticristo finge ser Deus (2 Tessalonicenses 2: 4), é o Vaticano.

Curso de Apocalipse - Aprenda Escatologia Sistemática
O Apocalipse é um assunto instigante. Contudo, não temos a pretensão de esgotarmos o tema, mas sim de ajudarmos a entendê-lo melhor, através do estudo da Escatologia Sistemática. CLIQUE E ADQUIRA O CURSO SOBRE APOCALIPSE DA FATEM (Todo nosso material é interdenominacional e útil a todos os cristãos)

Embora os Padres da Igreja especulassem sobre o Anticristo de várias maneiras, eles nunca teriam concordado. Eles mostraram que o templo era o templo judeu, reconstruído pelo Anticristo em Jerusalém. Em vez do bispo de Roma, os primeiros Padres identificaram o Anticristo como um oficial do governo – um rei que chegou ao poder nas ruínas do Império Romano. Ele provavelmente seria judeu, possivelmente da tribo de Dan. E o mais importante, ao invés de reivindicar como o papa para ser o vigário ou emissário de Jesus Cristo, ele afirmaria que Jesus não era o Cristo, mas que ele foi em vez disso. Ele então seduzia muitos do povo judeu, tentando cumprir as aspirações políticas que eles possuíam para o Messias. As citações que se seguem ilustram as diferentes idéias que tinham sobre o Anticristo e como sua concepção era diferente da ideia antipapais que surgiu nos séculos posteriores.

“O tempo total de sua fé não lhe trará lucro, a menos que você seja completado na última vez. Porque nos últimos dias os falsos profetas e corruptores serão multiplicados, e as ovelhas serão transformadas em lobos … e então o enganador do mundo aparece, fingindo ser o Filho de Deus, e fará sinais e prodígios, e a terra será entregue em suas mãos “( Didaquê. 16: 3-4 [70]).

Policarpo de Esmirna
“Todo aquele que não confessa que Jesus Cristo veio em carne é um anticristo [1 João 4: 2-3, 2 João 7]; quem não confessa o testemunho da cruz é do diabo, e quem perverte os ditos do Senhor por seus próprios desejos, e diz que não há ressurreição nem julgamento, tal é o primogênito de Satanás “( Carta aos Filadelfos  7: 1 [AD 135]).

Irineu
“Por meios dos eventos que ocorrerão no tempo do Anticristo, é mostrado que ele, sendo um apóstata e um ladrão, está ansioso para ser adorado como Deus, e que embora seja um simples escravo, ele deseja ser proclamado como rei, pois ele, sendo dotado de todo o poder do diabo, não virá como um rei justo, nem como um rei legítimo em sujeição a Deus, mas como um ímpio, injusto e sem lei … deixando de lado os ídolos persuadir [os homens] de que ele mesmo é Deus, levantando-se como o único ídolo … Além disso, [Paulo] também apontou isto que eu demonstrei de muitas maneiras: que o templo em Jerusalém foi feito pela direção de o verdadeiro Deus, pois o próprio apóstolo, falando em pessoa, o chama distintamente de templo de Deus [2 Tessalonicenses 2: 4] … no qual o inimigo se sentará, procurando mostrar-se como Cristo “(Contra as heresias  5: 25: 1-2 [AD 189]).

“Além disso, outro perigo, de modo algum insignificante, ultrapassará aqueles que falsamente presumem que sabem o nome do Anticristo. Pois se esses homens assumirem um [número] quando este [o Anticristo] vier tendo outro, eles serão facilmente levados afastado por ele como supondo que ele não seja o esperado
… Portanto, é mais certo, e menos perigoso, aguardar o cumprimento da profecia do que fazer suposições e procurar por quaisquer nomes que possam se apresentar, na medida em que como muitos nomes podem ser encontrados possuindo o número mencionado, e a mesma questão, afinal, permanecerá sem solução “(ibid., 5: 30: 2-3).

“Mas quando este Anticristo tiver devastado todas as coisas neste mundo, ele reinará por três anos e seis meses e se assentará no templo em Jerusalém; e então o Senhor virá do céu nas nuvens, na glória do Pai”. , enviando este homem e aqueles que o seguem para o lago de fogo “(ibid., 5: 30: 4).

Hipólito
“Assim como o nosso Senhor Jesus Cristo, que é também Deus, foi profetizado sob a figura de um leão, por causa de sua realeza e glória, da mesma forma as escrituras também foram previamente ditas do Anticristo como um leão, por causa de sua tirania e violência Para o enganador procura se comparar em todas as coisas ao Filho de Deus Cristo é um leão, então o Anticristo também é um leão Cristo é um rei, então o Anticristo também é um rei O Salvador foi manifestado como um cordeiro, assim também ele da mesma maneira aparecerá como um cordeiro sem; dentro dele é um lobo. O Salvador veio ao mundo na circuncisão [ie, a raça judia], e ele virá da mesma maneira. O Salvador levantou e mostrou a sua carne santa como um templo, e ele levantará um templo de pedra em Jerusalém “(O Anticristo  6 [AD 200]).

“[Nós] encontramos isto escrito a respeito do Anticristo … ‘Dan é um leãozinho, e ele saltará de Basã’ [Deuteronômio 33:22]. Mas que ninguém pode errar ao supor que isso é dito do Salvador “Deixe-o cuidar cuidadosamente do assunto. Dan, ele diz, é um filhote de leão. E ao nomear a tribo de Dan, ele declarou claramente a tribo da qual o Anticristo está destinado a nascer. Porque, como Cristo nasce da tribo de Judá, então o Anticristo deve brotar da tribo de Dã. E, para que o caso seja assim, também vemos nas palavras de Jacó: “Seja Dã uma serpente, deitada no chão, mordendo o calcanhar do cavalo” [Gn 49:17 O que, então, significa a serpente, mas o Anticristo, aquele enganador que é mencionado em Gênesis [Gên. 3: 1], que enganou Eva e suplantou Adão? … Na realidade, eu sou da tribo de Dã. então aquele tirano e reiaquele temido juiz, aquele filho do diabo, está destinado a nascer e a surgir “(ibid., 14).

“Acima de tudo, além disso, ele vai amar a nação dos judeus. E com todos esses [judeus] ele vai trabalhar sinais e maravilhas terríveis, falsas maravilhas e não verdade, a fim de enganar seus ímpios iguais … E depois disso ele edificará o templo em Jerusalém e restaurá-lo-á de novo rapidamente e entregará aos judeus “( Discurso sobre o Fim do Mundo, de 23 a 25 [AD 217]).

Tertuliano
“O homem do pecado, o filho da perdição, que deve primeiro ser revelado antes da vinda do Senhor, que se opõe e se exalta acima de tudo o que se chama Deus ou que é adorado; e quem deve sentar-se no templo de Deus. e se orgulhar de ser Deus … De acordo com nosso ponto de vista, ele é o Anticristo, como nos é ensinado tanto nas antigas como nas novas profecias, e pelo apóstolo João, que diz que ‘muitos falsos profetas já foram para o mundo, “os precursores do Anticristo, que negam que Cristo veio em carne, e não reconhecem a Jesus, ou seja, em Deus, o Criador” ( Contra Mar.  5:16 [210]).

Cipriano de Cartago
“Se eles [os hereges] desejam a paz, deixá-los deixar de lado suas armas. Se eles fazer expiação, por que eles ameaçam? Ou se eles ameaçam, que eles saibam que eles não são temidos por sacerdotes de Deus. Pois mesmo Anticristo, quando ele começará a vir, não entrará na Igreja [embora] ele ameace, nem nos renderemos às suas armas e violência, [embora] ele declara que ele irá nos destruir se resistirmos “( Cartas  69 [70]: 3 [AD 253]).

“O batismo é um e o Espírito Santo é um e a Igreja, fundada por Cristo o Senhor sobre Pedro, por uma fonte e princípio de unidade, também é uma. Daí resulta que com eles [hereges e cismáticos] todos as coisas são fúteis e falsas, nada do que eles fizeram deve ser aprovado por nós … E o abençoado apóstolo João também, guardando os mandamentos e preceitos do Senhor, colocou-o na sua epístola e disse: ‘Você Ouvi que o Anticristo virá, mesmo agora há muitos anticristos, pelos quais sabemos que é a última vez … ‘[1 João 2:18]. Portanto, nós que estamos com o Senhor e mantemos a unidade do Senhor, e de acordo com sua condescendência, administrar seu sacerdócio na Igreja, deve repudiar e rejeitar e considerar profano o que quer que seus adversários e os anticristos façam, e àqueles que,Quando nos aproximamos do erro e da maldade, reconhecemos a verdadeira fé da única Igreja, devemos dar a verdade tanto de unidade como de fé, por meio de todos os sacramentos da graça divina “(ibid., 54 [69]: 19).

“Porque não pode haver nada comum à falsidade e à verdade, às trevas e à luz, à morte e à imortalidade, ao Anticristo e a Cristo, devemos, por todos os meios, manter a unidade da Igreja Católica e não abrir caminho para a inimigos da fé e da verdade em qualquer aspecto. Nem devemos prescrever a forma de costume, mas superar o costume oposto pela razão, pois nem Pedro, que primeiro o Senhor escolheu e em quem ele construiu sua Igreja … desprezar Paulo porque ele tinha sido anteriormente um perseguidor da Igreja, mas admitiu o conselho da verdade [que Paulo deu] … fornecendo assim uma ilustração para nós tanto da concórdia como da paciência “(ibid., 70 [71]: 2-3).

Lactâncio
“Um rei se erguerá da Síria, nascido de um espírito maligno, o derrubador e destruidor do gênero humano, que destruirá o que sobra do mal anterior, junto com ele mesmo. Mas esse rei não só será muito vergonhoso em si mesmo, mas ele também será um profeta de mentiras, e ele se constituirá e se chama Deus, e se ordenará a ser adorado como o Filho de Deus, e poder será dado a ele para fazer sinais e maravilhas, pela vista de que ele pode atrair homens para adorá-lo.Ele ordenará fogo descer do céu e do sol para ficar e deixar o seu curso, e uma imagem para falar, e estas coisas serão feitas à sua palavra. (…) Então ele tentará destruir o templo de Deus e perseguir as pessoas justas “( Institutos Divinos  7:17 [307 AD]).

Cirilo de Jerusalém
“Este Anticristo acima mencionado virá quando os tempos do Império Romano tiverem se cumprido, e o fim do mundo estiver se aproximando. Lá se erguerão juntos dez reis dos romanos, reinando em diferentes partes, talvez, mas todos reinando Ao mesmo tempo, depois destes, haverá um décimo primeiro, o Anticristo, que, pela ofensa maligna de sua magia, apoderar-se-á do poder romano Dos reis que reinaram antes dele, três ele deve humilhar [Dan. 7:24] e os sete restantes ele terá como súditos sob ele. No princípio ele fingirá brandura – como se ele fosse uma pessoa culta e discreta – e sobriedade e bondade amorosa “( Catequese Lectures  15:12 [AD 350]).

“Tendo seduzido os judeus pelos sinais mentirosos e maravilhas do seu engano mágico, até que eles acreditem que ele é o esperado Cristo, ele será depois caracterizado por todos os tipos de ações perversas de desumanidade e iniqüidade, como se para superar todos os injustos e ímpios. homens que foram antes dele. Ele deve mostrar contra todos os homens, e especialmente contra nós cristãos, um espírito que é assassino e mais cruel, impiedoso e astuto.Por três anos e seis meses só ele será o autor de tais coisas, e então ele será destruído pela gloriosa segunda vinda do céu do unigênito Filho de Deus, nosso Senhor e Salvador Jesus, o verdadeiro Cristo, que o destruirá com o sopro de sua boca [2 Tess. 2: 8], e entregá-lo ao fogo de Gehenna “(ibid.).

Agostinho
“Daniel profetiza o juízo final de tal maneira a indicar que o Anticristo virá primeiro e continuará sua destruição para o reino eterno dos santos. Pois quando em visão profética ele tinha visto quatro bestas, significando quatro reinos, e o quarto conquistado por um certo rei, que é reconhecido como o Anticristo, e depois disso o reino eterno do Filho do Homem, isto é, de Cristo “( A Cidade de Deus  20:19 [AD 419]).

NIHIL OBSTAT : Concluí que os materiais
apresentados neste trabalho estão isentos de erros doutrinários ou morais.
Bernadeane Carr, STL, Censor Librorum, 10 de agosto de 2004 

IMPRIMATUR : De acordo com 1983, a
permissão do CIC 827 para publicar este trabalho é concedida.
+ Robert H. Brom, Bispo de San Diego, 10 de agosto de 2004


Fonte: https://www.catholic.com/tract/the-antichrist

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.