clouds

Livre arbítrio no céu

Livre arbítrio no céu

O fato de Adão e Eva terem feito uma escolha no Jardim do Éden mostra, sem sombra de dúvida, que a humanidade foi criada com livre arbítrio. O primeiro casal escolheu pecar, e essa escolha mergulhou o mundo inteiro nas trevas espirituais, levando à nossa necessidade de salvação. Apesar de tudo, a humanidade manteve o seu livre arbítrio e nós manteremos o livre arbítrio no céu. É possível que as pessoas no céu possam exercer seu livre arbítrio para pecar novamente e serem expulsas do céu? Não, não é possível.

Inscreva-se para receber as atualizações

Para recuar um pouco, precisamos de uma definição aceitável de livre arbítrio . Temos livre arbítrio, mas não da maneira que a maioria das pessoas pensa. Nossa liberdade consiste no fato de sermos livres para escolher de acordo com nossos desejos. Desde que tenhamos um mínimo de duas opções disponíveis, devemos fazer uma escolha, e fá-lo-emos sempre de acordo com o nosso desejo mais forte. 

Mas, no caso de um pecador caído, ele ou ela não tem liberdade para escolher de acordo com a justiça. Isto é o que Jesus quer dizer quando diz que aquele que peca “é escravo do pecado” ( João 8:34 ). Esta não é a linguagem do “livre arbítrio”, como as pessoas normalmente pensam. A pessoa não regenerada tem uma natureza pecaminosa; ele não está apenas inclinado ao pecado, mas também movido por impulsos pecaminosos. Talvez seja útil dizer: “Somos livres para escolher o que queremos, mas não somos livres para querer o que devemos  .

 Isto limita enormemente a nossa “liberdade” porque a lista de coisas que queremos (como pecadores) coincide com tudo o que agrada aos nossos impulsos pecaminosos. Nossas escolhas são por coisas que acabarão por nos destruir ( Provérbios 14:12 ). Como Paulo diz: “Oh, que pessoa miserável eu sou! Quem me libertará desta vida dominada pelo pecado e pela morte?” ( Romanos 7:24, NLT ).Quando somos salvos, somos libertados da nossa escravidão natural ao pecado . 

O Espírito Santo nos regenera soberanamente e em graça nos dá a capacidade de querer o que deveríamos querer, a saber, perdão, salvação e o senhorio de Cristo. Quando confiamos em Jesus para a salvação, iniciamos uma progressão moral, uma jornada em direção à santidade na qual matamos diariamente os impulsos pecaminosos que residem dentro de nós e nos esforçamos em direção à piedade. No céu estaremos completamente livres de pecado; nossos únicos desejos serão as coisas de Deus — coisas que nos abençoam, nos satisfazem e nos dão vida. Esta é a verdadeira liberdade (veja Romanos 8:21 ). 

Manteremos nosso livre arbítrio no céu, mas nossa vontade será santificada lá. A natureza pecaminosa desaparecerá. No céu somos completamente conformados à imagem de Cristo ( Romanos 8:28–30 ). Nossa santificação terminará; nem vamos quererpara o pecado. Além disso, no céu não há tentação para nos atrair e nenhum diabo para nos enganar. Ao contrário de Adão e Eva, não enfrentaremos nenhum teste; nosso estado moral estará seguro. Ninguém será expulso do céu. 

Assim como nosso Senhor Jesus tem um livre arbítrio verdadeiramente livre, mas sem pecado, também manteremos um livre arbítrio, mas sem pecado. Seremos como Ele ( 1 João 3:2 ).Antes da salvação, o nosso livre arbítrio na terra é limitado pela nossa incapacidade de escolher o que é certo. Após a salvação, o nosso livre arbítrio luta entre escolher o que é certo e o que é errado. No céu, o nosso livre arbítrio é limitado pela nossa incapacidade de escolher o que está errado. Em nosso estado glorificado, exercitaremos nosso livre arbítrio para escolher o que é verdadeiro, nobre, correto, puro, amável e admirável (ver Filipenses 4:8 ).

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.