Leitor ateu debate com neo-ateus e demonstra como são “tolerantes”

angry-atheist-accuserEssa foi uma das argumentações que apresentei em um grupo de neo-ateus babacas. Observem que foi uma das minhas ultimas contribuições tamanha agressividade com que a discordância dos preceitos foi recebida; Inclusive fui, estranhamente, acusado de não ser ateu de verdade! O que comprovou minha tese, a maioria das pessoas sempre será idiota e a maneira dos idiotas agir é a mesma independente da época e da suposta ideologia intelectual que professam; Perseguir a divergência é a constante, desde de a revolução francesa (O terror), até o gayzismo pos-moderno.

Admito que escrevi mais pra meu proprio engrandecimento do que propriamente pra ser só um argumento solto nessas internets da vida… Agora garanto a vcs que não vão se arrepender caso se deixem levar pelo argumento.(se é q eu fui claro o suficiente, caso nao, me digam!)

“A religião por si só já enaltece a ignorância, ou estou errado?”(Matheus C. Rodrigues)

Engraçado como uma pergunta tão curta dá uma preguiça tão grande de responder!

Preliminar 1: Mantenham sempre em mente que eu quero demonstrar que a religião popular, ou seja, a ignorância com que nos deparamos no dia a dia, a intolerância e etc, não são característica Bíblica, mas social nossa (humana) mesmo! Farei isso usando a contraposição de versículos da bíblia e da cultura cristã popular.

Preliminar 2: Antes de começar quero sublinhar um fator que acredito vcs não estão levando em consideração. O Cristão médio, portanto aquele do qual a maioria de nós tem contato, é semelhante ao homem médio, portanto nem é intelectualizado, nem esforçado no estudo de sua própria religião, não conhecendo assim nem mesmo a Bíblia, quanto mais os desdobramentos filosóficos dela!
Assim, muito do que se julga é baseado só na visão superficial dos fatos e esse é o meu gancho para discutirmos um conceito base da religião cristã, e o mais mal interpretado até pelo Teologos contemporâneos: a Fé.

Preliminar 3:
Eu preferi argumentar usando Bíblia, porquanto a considero o fundamento do cristianismo, mas também poderia ter usado a comparação histórica simples demonstrando que homens geniais da história não são tendenciosamente ateus.
Se eu fosse por essa direção o primeiro que eu ia falar seria do Descartes que foi o fundador do tal “metodo científico”. Ele considerava que havia um conhecimento a priori, DEUS, e já no segundo passo de seu argumento usa-o para justificar sua certeza de que o mundo é real! (se o argumento Biblia x ignorância popular, não colar, vou partir pra pensadores x crença transcendental)

PRIMEIRO PONTO:

“Tenha fé! Apenas acredite! Evidências? Quem precisa delas?”Matheus C. Rodrigues)

Vou argumentar no âmbito cristão, porque é a religião do ocidente, portanto a que nós temos qualquer pretensão de ter uma perspectiva mais justa e consequentemente é a que vcs criticam. O que a Bíblia fala de Fé?
Esse é um ponto crítico, pois a GRANDE maioria dos cristãos tem uma visão errada! Como a Bíblia define a fé?
“Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem.”
Hebreus 11:1
“Pela fé Noé, divinamente avisado das coisas que ainda não se viam, temeu e, para salvação da sua família, preparou a arca, pela qual condenou o mundo, e foi feito herdeiro da justiça que é segundo a fé.”
Hebreus 11:7

Ao longo da Bíblia é papel de Deus mostrar-se ao mundo, mostrar-se frente aos outros deuses como sendo Ele o verdadeiro, portanto a fé não seria tanto acreditar sem evidências, mas acreditar na evidência do transcendental que é amplamente apresentada desde o Êxodo:
“E eu endurecerei o coração de Faraó, para que os persiga, e serei glorificado em Faraó e em todo o seu exército, e saberão os egípcios que eu sou o SENHOR. E eles fizeram assim.”
Êxodo 14:4
Até Jesus com a ressurreição ( que é a evidência definitiva e mais importante para todos os cristãos) e depois com os apóstolos:
“E muitos sinais e prodígios eram feitos entre o povo pelas mãos dos apóstolos.”
Atos 5:12a

Bem, fé não está em desacordo com as evidências, é complementar ao cristão, pois também está escrito:
“Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento.”
Marcos 12:30
^ A palavra chave em questão é ENTENDIMENTO.

Foda que essa questão sobre fé é apenas preliminar e, até a pós modernidade, nós ocidentais entendíamos que a fé cristã não é igual a ignorância ou falta de razões… tanto que Aristóteles foi grande referência em toda a história do cristianismo que também teve seus mestres como Santo Agostinho e São Tomás de Aquino, que não falo mais porque não os conheço (rsrs) mas sei q até hj são referência filosófica forte.

SEGUNDO PONTO:

A Bíblia incentiva a busca da sabedoria e do conhecimento!
(No entanto, alguns cristãos, por alguma razão que me escapa, só gostam de ler a Bíblia ou no máximo outros livros cristãos)

“É melhor ouvir a reprimenda de um sábio que a canção de um tolo”
Eclesiastes 7:5

“Porque a sabedoria serve de defesa, como de defesa serve o dinheiro; mas a excelência do conhecimento é que a sabedoria dá vida ao seu possuidor.”
Eclesiastes 7:12

“Eu me apliquei de todo o coração a perscrutar, a sondar a sabedoria e a razão das coisas, a reconhecer que a maldade é uma loucura e a falta de razão uma demência.”
Eclesiastes 7:25

A falta de razão é uma demencia?!?! Caramba, parece alguma coisa q ouviríamos da sociedade racionalista! kkkk

Versículos intelectualizados são MUITOS, mas MUITOS mesmo, poderia citar todo o livro de Romanos no novo testamento, onde o apostolo Paulo usa da Clássica argumentação Platonica. Não é a toa que Nietzsche diz:
“Cristianismo é platonismo para as massas.”

TERCEIRO PONTO:

A religião é usada como ferramenta de dominação ( Maiara Lopes )OU como diria nosso amigo Marx: ” A religião é o ópio do povo”

Pra esse ponto começarei usando a Bíblia e depois um resgate histórico básico.
Pretendo mostrar-lhes que o Cristianismo original (o histórico) e o Bíblico não dão sustentação a dominação, mas LONGE DE MIM negar que o cristianismo foi AMPLAMENTE usado com esse fim.

“Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; ”
1 Timóteo 6:10a

Será que se o objetivo da Bíblia fosse a dominação dos poderosos, portanto ricos, contra os pobres, isso estaria escrito?

“E, outra vez vos digo que é mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar um rico no reino de Deus.”
Mateus 19:24

E essa, da boca do próprio Jesus?

Agora, quanto a história o Cristianismo foi chamado de religião dos escravos! E foram justamente esses que aderiram primeiro! Era uma religião revolucionária que derrubou muito da antiga ordem. Muitos ditos cristãos nominais cometeram erros durante a História, mas o humanismo secular fez atrocidades piores e inomináveis em nome da religião humanista, mas nada é mais esperado das revoluções populares, não por causa da religião, mas pelas pessoas ignorantes que dela se apoderam! Nietzsche chama essa revolução moral de “transmutação de valores” e a critica justamente por exaltar o popular em contraposição ao nobiliárquico.

Portanto é injusta a acusação de que a Religião é responsável pela ignorância ou pela dominação e mais,mesmo que fossem estruturas humanistas, como na revolução francesa, o uso indevido dela ainda seria igualmente provável (mas acho q já esclarecemos esse ponto)!

Enviado pelo leitor Marcelo Arraes Teixeira

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.