Justificação: processo ou oferta única?

Romanos 5,1 é um versículo favorito para os calvinistas e aqueles que defendem a doutrina comumente conhecida como “uma vez salvo, sempre salvo”

Portanto, uma vez que somos justificados pela fé, temos paz com Deus através de nosso Senhor Jesus Cristo.

Acredita-se que este texto indica que a justificação do crente em Cristo no ponto de fé é uma ação concluída uma única vez. Todos os pecados são perdoados imediatamente – passado, presente e futuro. O crente então tem, ou pelo menos, pode ter absoluta certeza de sua justificação, independentemente do que possa acontecer no futuro. Não há nada que possa separar o verdadeiro crente de Cristo – nem mesmo o mais grave dos pecados. Da mesma forma, no que diz respeito à salvação, Ef. 2, 8-9 diz:

Pois pela graça fostes salvo por sua fé; e isto não é obra sua, é dom de Deus – não por causa de obras, para que ninguém se glorie.

Para o protestante, esses textos parecem claros. Efésios 2 diz que a salvação do crente já passou – tempo verbal perfeito, voz passiva em grego, para ser mais preciso – o que significa uma ação passada completa com resultados atuais e contínuos. Acabou! E se examinarmos novamente Romanos 5, 1 , o verbo justificar está em um simples pretérito (Gr. tempo Aoristo). E isso é em um contexto onde São Paulo havia acabado de dizer a esses mesmos romanos:

Porque, se Abraão foi justificado pelas obras, ele tem algo de que se gabar, mas não diante de Deus. Pois o que a Escritura diz? “Abraão creu em Deus, e isso lhe foi imputado como justiça.”

Justiça é sinônimo de justiça ou justificação. Como fica mais claro que isso? Abraão foi justificado de uma vez por todas , a alegação é feita, quando ele acreditava. Não somente esta é uma prova do sola fide, diz o calvinista, mas é a prova de que a justificação é uma transação completa no ponto em que o crente chega a Cristo. Acredita-se que o paradigma da vida de Abraão tenha uma prova indiscutível da posição reformada.

A RESPOSTA CATÓLICA:

A Igreja Católica realmente concorda com o exposto, pelo menos em alguns pontos. Primeiro, como católicos batizados, podemos concordar que fomos justificados e fomos salvos. Assim, em um sentido, nossa justificação e salvação estão no passado como uma ação completa. A graça inicial de justificação e salvação que recebemos no batismo é um acordo feito. E os católicos não acreditam que fomos parcialmente justificados ou parcialmente salvos no batismo. Os católicos acreditam, como São Pedro disse em I Pedro 3,21 : “O batismo… agora salva você…” Ananias disse a Saulo de Tarso: “Levante-se e seja batizado, e lave seus pecados, invocando o nome dele”. O novo cristão foi “lavado … santificado … [e] justificado” como I Cor. 6,11 ensina claramente. Isso é um negócio feito; assim, é inteiramente correto dizer que “fomos justificados” e “fomos salvos”.

No entanto, este não é o fim da história. As Escrituras revelam que é precisamente através desta justificação e salvação que o novo cristão experimenta no batismo que ele entra em um processo de justificação e salvação, requerendo sua livre cooperação com a graça de Deus. Se lermos os próximos versículos de nossos textos acima citados, encontramos o próprio escritor inspirado nos dizendo que há mais na história aqui.

Romanos 5,1-2 diz:

Portanto, uma vez que somos justificados pela fé, temos paz com Deus através de nosso Senhor Jesus Cristo. Através dele obtivemos acesso a essa graça em que nos encontramos e nos regozijamos em nossa esperança de compartilhar a glória de Deus.

Este texto indica que depois de ter recebido a graça da justificação, agora temos acesso à graça de Deus, pela qual estamos em Cristo e podemos então nos regozijar na esperança de compartilhar a glória de Deus. Essa palavra “esperança” indica que o que esperamos não possuímos ainda (ver Romanos 8,24 ).

Efésios 2:10 diz:

Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus preparou de antemão, para que andássemos nelas.

Não há dúvida de que devemos continuar a trabalhar em Cristo como cristãos e também é verdade que é somente pela graça de Deus que podemos continuar a fazê-lo. Mas ainda mais importante, as Escrituras nos dizem que esta graça pode ser resistida. II Cor. 6,1 nos diz:

Trabalhando junto com ele, então, nós imploramos a você que não aceite a graça de Deus em vão.

São Paulo exortou os crentes em Antioquia – e todos nós por alusão – “para continuar na graça de Deus” ( Atos 13,43 ). De fato, em um texto, vamos olhar mais de perto em um momento, São Paulo adverte Cristãos que eles podem “cair da Graça” em Gálatas 5, 4 Isto nos leva ao nosso próximo e mais crucial ponto.

JUSTIFICAÇÃO E SALVAÇÃO COMO FUTURO E CONTINGENTE

A maior parte do enigma aqui que nossos amigos protestantes estão perdendo é que há muitos textos bíblicos revelando tanto a justificação quanto a salvação para ter um sentido futuro e contingente, bem como os que mencionamos que mostram um sentido passado. Em outras palavras, a justificação e a salvação também têm um sentido no qual elas não são completas na vida dos crentes. Talvez isso seja mais claramente visto em Gálatas 5,1-5 . Eu mencionei o verso quatro acima.

Pela liberdade, Cristo nos libertou; Portanto, permaneçam firmes e não se submetam novamente a um jugo de escravidão. Agora eu, Paulo, digo a você que se você receber a circuncisão, Cristo não será de nenhuma vantagem para você. Testifico novamente a todo homem que recebe a circuncisão que ele é obrigado a guardar toda a lei. Você é separado de Cristo, você que seria justificado pela lei; você se afastou da graça. Porque pelo Espírito, pela fé, esperamos a esperança da justiça.

A palavra grega usada no versículo 6 e aqui traduzida como “justiça” é dikaiosunes, que pode ser traduzida como “retidão” ou como “justificação”. De fato, Romanos 4,3 , que citamos acima, usa uma forma verbal de este mesmo termo para justificação. Agora, o fato de que São Paulo nos diz que “esperamos pela esperança da [justificação]” é muito significativo. Como dissemos antes, aquilo pelo qual “esperamos” é algo que ainda não possuímos. Ainda está no futuro. Romanos 8,24 nos diz:

Pois, nesta esperança, fomos salvos. Ora, a esperança que se vê não é esperança. Para quem espera o que ele vê? Mas se esperamos pelo que não vemos, esperamos com paciência.

O contexto de Gálatas é claro: São Paulo adverte os cristãos da Galácia que, se eles tentam ser justificados – mesmo que eles já sejam justificados em um sentido, através do batismo, de acordo com Gal. 3,27– pelas obras da lei, eles cairão da graça de Cristo. Por quê? Porque eles estariam tentando ser justificados à parte de Cristo e do evangelho de Cristo! São Paulo deixa muito claro em Romanos e em outros lugares que “os que estão na carne não podem agradar a Deus” ( Romanos 8, 8 , cf. Gálatas 5, 19-21 ). “A carne” é uma referência à pessoa humana à parte da graça.

A verdade é: esse exemplo de justificação no futuro não é um caso isolado. Há numerosos textos bíblicos que indicam a justificação e a salvação como realidades futuras e contingentes, em um sentido, bem como realidades passadas concluídas em outro sentido:

Romanos 2,13-16 : Porque não são os ouvintes da lei que são justos diante de Deus, mas os que praticam a lei, que serão justificados… no dia em que, segundo o meu evangelho, Deus julgar os segredos dos homens; Jesus Cristo.

Romanos 6,16 : Você não sabe que se você se entregar a alguém como escravo obedientes, você é escravo daquele a quem você obedece, seja de pecado, que leva à morte, ou de obediência que leva à justiça? (Gr.dikaiosunen- “justificação”)

Matt 10,22 e sereis odiados de todos os homens por causa do meu nome. Mas aquele que perseverar até o fim será salvo.

Romanos 13,11 : Porque a salvação está mais perto de nós agora do que quando cremos primeiro.

I Cor. 5, 5 : Você deve entregar este homem a Satanás pela destruição da carne para que seu espírito seja salvo no dia do Senhor Jesus.

PECADOS FUTUROS PERDIDOS?

A interpretação calvinista de Romanos 5, 1 não apenas retira Romanos 5, 1 do contexto, mas leva a outros ensinos não-bíblicos. Como mencionamos acima, pelo menos do ponto de vista calvinista, essa compreensão de Romanos 5, 1 leva à posição insustentável de que todos os pecados futuros são perdoados no ponto da fé salvadora. Onde está isso na Bíblia? Responda? Não está. I João 1, 8-9 não poderia tornar mais claro o fato de que nossos pecados futuros só serão perdoados quando os confessamos.

Se dissermos que não temos pecado, nos enganamos, e a verdade não está em nós. Se confessarmos nossos pecados, ele é fiel e justo, perdoará nossos pecados e nos purificará de toda injustiça.

Devo notar aqui que muitos calvinistas – e muitos daqueles que podem não ser calvinistas de pleno direito, mas se apegam à parte “uma vez salvo sempre salvo” da doutrina calvinista clássica – respondem a este texto alegando que o perdão dos pecados que João está falando aqui não tem nada a ver com a justificação de alguém diante de Deus . Este texto considera apenas se está ou não em comunhão com Deus. E essa “comunhão com Deus” é interpretada como significando apenas se alguém receberá ou não as bênçãos de Deus nesta vida .

Existe um grande problema aqui. O contexto da passagem não permite essa interpretação. De fato, se você olhar o versículo cinco, São João acabou de dizer:

Deus é luz e nele não há escuridão alguma. Se dissermos que temos comunhão com ele, enquanto andamos em trevas, mentimos e não vivemos de acordo com a verdade; mas se andarmos na luz, como ele está na luz, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado.

Este texto deixa claro que a “comunhão” que está sendo falada é essencial para que nós 1) andemos na luz como Deus está na luz e 2) temos nossos pecados perdoados. Se não estamos em “comunhão”, de acordo com o versículo 6, então estamos em trevas. E se estamos em trevas, não estamos em Deus, “quem é luz e nele não há trevas” (v. 5). Não há nada neste texto que sequer indique a possibilidade de você estar fora da “comunhão” com Deus, mas ainda assim ir para o céu. Isto é, é claro, a menos que você tenha essa comunhão restaurada pela confissão de seus pecados. É precisamente isso que versículos oito e nove são!

O EXEMPLO DE ABRAÃO

Outro ponto que podemos concordar com nossos amigos calvinistas é que Romanos 4, 3 demonstra que Abraão foi justificado pelo dom da fé que ele recebeu de Deus. A Igreja Católica reconhece o que o texto claramente diz: “Abraão creu em Deus e foi considerado como justiça”, referindo-se a Gênesis 15, 6 .

No entanto, há mais para este texto também. Enquanto a Igreja Católica concorda que Abraão foi justificado pela fé em Gênesis 15, 6 como São Paulo disse, também notamos que Abraão foi justificado em outras ocasiões de sua vida, indicando justificativa para ter um aspecto em andamento. Novamente, há um sentido em que a justificação é uma ação passada na vida dos crentes, mas há outro sentido em que a justificação é revelada como um processo.

Vamos dar uma olhada na vida de Abraão.

Praticamente todos os cristãos concordam que Romanos 4, 3 descreve Abraão como sendo justificado pela fé na promessa que Deus lhe fez a respeito de sua descendência:

Pois o que a Escritura diz? “Abraão creu em Deus, e isso lhe foi imputado como justiça” (citando  Gênesis 15, 6 ).

O que muitos não conseguem ver, no entanto, é que Abraão também já foi justificado muitos anos antes disso quando foi inicialmente chamado por Deus para deixar sua casa em Harã para criar uma nova nação em uma terra então desconhecida e prometida a ele. por Deus. Hebr. 11, 8 fornece:

Pela fé Abraão obedeceu quando foi chamado para sair para um lugar que ele deveria receber como herança, e ele saiu, sem saber para onde deveria ir.

Que tipo de “fé” o autor inspirado está falando? Hebreus 11, 6 nos diz que é uma fé “sem [que] é impossível agradar a Deus”. Esta é uma fé salvadora. Então, como Abraão poderia ter fé salvadora se ainda não fosse salvo ou justificado?

Ele não podia.

Ele tinha uma fé salvadora porque já era justificado por sua fé e obediência ao chamado de Deus em sua vida muito antes de seu encontro com o Senhor em Gênesis 15 . Além disso, Abraão é revelado como tendo sido justificado novamente em Gênesis 22 anos depois de Gênesis 15 , quando ele ofereceu seu filho Isaque em sacrifício e em obediência ao Senhor.

Não foi Abraão, nosso pai, justificado pelas obras, quando ofereceu seu filho Isaac sobre o altar? Você vê que a fé estava ativa juntamente com suas obras, e a fé foi completada por obras, e se cumpriu a Escritura que diz: “Abraão creu em Deus, e isso lhe foi imputado como justiça”; e ele foi chamado amigo de Deus ( Tiago 2, 21-23 ).

A coisa mais importante

Quando os católicos leem sobre Abraão “justificado pela fé” em Romanos 5 , acreditamos nisso. Mas nós não terminamos aí. Pois quando os católicos leram sobre Abraão “justificado pelas obras” em Tiago 2, nós também acreditamos nisso. Por dois mil anos, a Igreja Católica levou toda a Sagrada Escritura ao centro de sua teologia, harmonizando todos os textos bíblicos. Assim, podemos concordar com nossos amigos protestantes e dizer como cristãos que temos sido (passado) justificados e salvos através da nossa fé na obra consumada de Jesus Cristo na cruz.

Mas também concordamos com nosso Senhor que existe outro sentido no qual estamos sendo salvos e justificados pela cooperação com a graça de Deus em nossas vidas, e esperamos finalmente ser salvos e justificados por nosso Senhor no último dia:

Eu lhes digo que no dia do juízo os homens prestarão contas de toda palavra descuidada que proferem; porque por tuas palavras serás justificado e por tuas palavras serás condenado ( Mt 12, 36-37 ).

Fonte: https://www.catholic.com/magazine/online-edition/justification-process-or-one-time-deal

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.